15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Hérnia de Richter: relato de caso

Introdução/Fundamentos

A hérnia de Richter é uma condição rara que pode ser definida como uma hérnia abdominal em que apenas parte da borda antimesentérica intestinal é aprisionada e estrangulada no orifício herniário. Esse tipo de hérnia tende a evoluir mais rapidamente para gangrena do que outros estrangulamentos comuns. Sua incidência é maior na sexta e sétima décadas de vida e corresponde a 10% de todos os casos de hérnias estrangulantes, sendo de 12 a 36% no anel inguinal.

Objetivos

Descrever um caso de hérnia de Richter de difícil diagnóstico. Esse tipo de hérnia é raro e apresenta alto risco devido à sua rápida evolução e possível necrose dos tecidos acometidos.

Caso

Masculino, 84 anos, encaminhado ao pronto socorro (PS) cirúrgico do hospital de referência sob a hipótese de suboclusão intestinal. com queixa de dor em fossa ilíaca direita (FID) há 8 anos, com piora nos últimos 6 meses e irradiação para o hipogástrio. Apresenta história prévia de adenocarcinoma de próstata tratado com radioterapia há 5 anos. Há 5 dias evacuou pela última vez e há 3 dias evoluiu com episódios diários de vômitos não fecaloides, náuseas e inapetência. Ao exame físico, abdome escavado, timpânico, ruídos hidroaéreos diminuídos e ausência de ruídos metálicos. Dor a percussão em todos os quadrantes, sendo mais intensa em FID e Blumberg negativo. Nos exames laboratoriais, verificou-se discreta anemia (hemoglobina de 11,1 g/dL) e hiponatremia (125 mmol/L). O paciente foi submetido a laparotomia exploradora devido a evolução para peritonite difusa, durante observação no PS. O achado intraoperatório de necrose de ceco, devido a hérnia de Richter por orifício inguinal, não foi aventado na chegada ao PS e nas duas tomografias computadorizadas (TC) de abdome que foram realizadas. Não houve perda sanguínea intraoperatória significativa nem intercorrências durante a cirurgia. O paciente evoluiu no pós-operatório sem complicações.

Conclusões/Considerações finais

A hérnia de Richter é mais comum em idosos devido ao aumento da flacidez das fáscias intestinais com a idade. Esse tipo de herniação tende a evoluir mais rapidamente para necrose e perfuração, por isso, deve sempre estar incluído no diagnóstico diferencial de patologias abdominais. Entretanto, na maioria das vezes, ele é feito apenas no intraoperatório, visto que o pequeno segmento da parede intestinal preso é de difícil visualização na TC.

Palavras-chave

Hérnia de Richter, relato de caso, suboclusão intestinal, laparotomia exploradora, cecostomia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Franciscana - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

João Henrique Siqueira Lemes, Amanda Letícia Duarte Corrêa, Caroline da Rosa Müller, José Luis Bolzan Rossignollo filho, Lunara Antunes dos Santos, Jonas Severino Costella