15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Estudo retrospectivo da prevalência de perfurações gastrointestinais em pacientes submetidos a colonoscopias no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt

Fundamentação/Introdução

Colonoscopia, perfuração de cólon, fatores de risco, câncer colorretal.

Objetivos

A colonoscopia é um instrumento padrão ouro para triagem e identificação precoce do câncer colorretal. Embora relativamente segura, está sujeita a complicações, como a perfuração de cólon, associando-se com altas taxas de morbidade e mortalidade quando do surgimento de complicações.

Delineamento e Métodos

Avaliar a prevalência de perfuração intestinal em realização de colonoscopias entre os anos de 2012 e 2017 no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville-SC e traçar um perfil dos sujeitos que sofreram perfuração, fatores de risco associados, caracterização do exame (diagnóstico ou terapêutico) e seus respectivos desfechos clínicos.

Resultados

Estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo e transversal, com coleta de dados realizada por análise de prontuários eletrônicos, resultados de colonoscopias e laudos anatomopatológicos realizados na instituição referida no período considerado em todos os indivíduos dos sexos masculino e feminino, maiores de 18 anos, e que foram submetidos a exame de colonoscopia diagnóstica ou terapêutica.

Conclusões/Considerações finais

Entre 2012 e 2017 foram realizadas 898 colonoscopias, sendo registradas 9 perfurações (1,00%), sendo 4 em mulheres e 5 em homens. Destas, 8 (0,89%) foram com intuito diagnóstico e 1 (0,11%) teve objetivo terapêutico. As faixas etárias variavam entre 46 e 76 anos, sendo a hipertensão arterial sistêmica (55,55%) e a realização de cirurgias prévias (55,55%) os fatores de risco associados mais encontrados. Os diagnósticos das perfurações foram realizados por meio de laparotomia, e o tratamento foi realizado conjuntamente ao diagnóstico. Cinco casos evoluíram a óbito após a realização do tratamento, um para sepse e outro para peritonite fecal.

Palavras-chave

Foi encontrada pequena taxa de complicações decorrentes de colonoscopia, corroborando com o preconizado pela literatura acerca da segurança do procedimento, porém não desprezíveis, como perfurações, posto que podem evoluir para sepse, peritonite fecal e até mesmo óbito.

Área

Clínica Médica

Autores

Viviane Helena Raimundo, Haroldo Luiz Jordelino Luz, Eduardo Manoel Pereira, Paula Fernanda Partika