15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Importância na precisão do diagnóstico de meningite meningocócica: relato de caso

Introdução/Fundamentos

Meningite, Fatalidade, Intervenção

Objetivos

A meningite bacteriana aguda (MBA) é uma emergência infecciosa de elevada incidência , cujo prognóstico exige diagnóstico imediato e antibioticoterapia empírica precoce. A meningite meningocócica (MM) é um dos tipos de MBA considerada uma doença de notificação compulsória. Este relato comprovará a importância do conhecimento da tríade clássica da meningite meningocócica (cefaleia, rigidez cervical e febre) e do reconhecimento da mesma a partir de uma adequada anamnese e exame físico para aumentar as chances de cura do paciente.

Caso

Relatar o caso de um paciente em que o diagnóstico de meningite meningocócica foi realizado tardiamente, ocasionando uma evolução fatal da doença.

Conclusões/Considerações finais

Paciente P.H.K, sexo masculino, 20 anos, procedente de Santa Helena (PR), procurou serviço médico em sua cidade com um quadro de hipertermia, cefaleia e odinofagia sendo diagnosticado com amigdalite. Retornou ao mesmo serviço médico com “rash” cutâneo e IRpA (insuficiência respiratória aguda). Evoluiu com necessidade de IOT (intubação endotraqueal) + VM (ventilação mecânica) e choque séptico. Posteriormente deu entrada no Hospital São Lucas em Cascavel-PR sedado, em uso de DVA (derivação ventrículo-atrial), com presença de petéquias e equimoses difusas, sugestivas de meningococemia. A pressão arterial média aferida foi de 103 mmHg , FC:134 btm e FR:20. HGT: 154, Glasgow: 3 e Ramsay: 6. Os sedativos utilizados foram midazolam e fentanil. Na evolução do paciente ele foi manejado em suporte de UTI e mantido em antibioticoterapia. Apresentava grave estado, com plaquetopenia e DVA em moderada vazão, oligoanúrico, afebril e politransfundido. As suspeitas eram de Síndrome de Joubert e Meningite, por isso, foi solicitado o exame de líquor (xantocromico) Assim, pela análise do líquor que possuía aspecto turvo, foi concluído o diagnóstico de meningite. Os antibióticos utilizados foram ceftriaxona e ampicilina. Progredia com um quadro instável. Apresentou picos de febre, com piora progressiva da função renal. Apresentava hipotensão, midríase bilateral, evoluindo para PCR.



Palavras-chave

A meningite meningocócica exige uma intervenção imediata devido a sua rápida fatalidade e início abrupto. Dessa forma é imprescindível um diagnóstico preciso e precoce quando se trata dessa emergência infecciosa, sendo parte da responsabilidade do profissional investigar a existência de meningite sempre quando houverem sinais indicativos, evitando, assim, iatrogenias e garantindo maior sobrevida dos pacientes.

Área

Clínica Médica

Autores

João Benez Marino, Eduarda Grigol Gruhn, Ananda Renata Mian