15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Doença mista do tecido conjuntivo em homem adulto: relato de caso

Introdução/Fundamentos

INTRODUÇÃO:Doença mista do tecido conjuntivo (DMTC) é um conjunto de manifestações sindrômicas. Os indícios clínicos são heterogêneos, na maioria dos casos associada ao Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), esclerodermia e polimiosite. O diagnóstico é difícil, pois as manifestações não costumam ocorrer simultaneamente. Assim, utiliza-se critérios de marcadores sorológicos com associação ao quadro clínico.

Objetivos

OBJETIVOS: Relatar caso de DMTC em paciente do sexo masculino.

Caso

. DESCRIÇÃO DE CASO: Masculino, 47 anos, ex- etilista social,hipertenso e com hipertrigliceridemia, em uso de prednisona 40mg/dia; Cálcio; Alendronato; Omeprazol; Losartana. Ao longo de um ano, apresentando perda ponderal de 40 kg. Apresenta poliartralgia e lesões cutâneas caracterizadas por placas acastanhadas infiltradas, não descamativas, não pruriginosas, dolorosas em MMSS, MMII, tronco e região genital, e edema pálpebral bilateral. Exames laboratoriais: Anti-Ro 176 - positivo, Anti-La não reagente, Anti-RNP não reagente, Anti-Sm não reagente e Anti-DNA negativo; FAN não reagente;Fator Reumatóide <30; C3 112; C4 28; Coombs direto negativo; VDRL 1ª hora 54 mm. Hemoglobina 12,3. Hematócrito 37,5. Plaquetas 74.000. Parcial de urina sem particularidades. Devido às lesões, foi realizado biópsia mostrando fragmentos de peles revelando epiderme com hiperqueratose ortoqueratótica , acantose irregular e focos de degeneração vacuolar da camada basal. Nota-se distribuição habitual de melanócitos na junção dermo-epidérmica evidenciados pelos marcadores melan A e gp100 ao estudo imuno-histoquímico. Na derme superficial, percebe-se leve infiltrado linfocitário com padrão distribuição perivascular associado a importante derrame pigmentar. Os achados são de dermatite perivascular associado a importante derrame pigmentar favorecendo a hipótese de DMTC.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES: A DMTC acomete mais mulheres, na terceira década de vida. Nesse caso, tem-se a particularidade de um homem apresentar importante comprometimento articular associado com lesões cutâneas. O exame anatomopatológico sugere o diagnóstico, porém, os exames laboratoriais ainda são inconclusivos.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Iara Alves Coelho, Júlia Hoffman , Rafaela Ludvig Lehmkuhl