15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM DA GRIPE EM SALA DE ESPERA: A PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Introdução/Fundamentos

A Educação em Saúde é caracterizada por atividades pedagógicas que buscam sensibilizar, conscientizar e estimular os indivíduos para o enfrentamento de condições que influenciam na qualidade de vida.  Esse processo deve envolver 3 públicos principais: os profissionais da saúde, com estratégias de prevenção e promoção da saúde; os gestores que sustentam esses profissionais; e a comunidade, a qual constrói seu conhecimento a fim de uma autonomia nos cuidados. Na organização de uma ação em saúde, vale lembrar que seu objetivo inclui integralidade; assim, as propostas devem se relacionar com as reais necessidades da população. A gripe é uma infecção das vias respiratórias causada pelo vírus influenza. Ela ocorre de forma sazonal e é mais grave em extremos de idade e pessoas com imunossupressão, sendo responsável por alta morbimortalidade. Ela pode ser prevenida anualmente com vacina, ofertada pelo Ministério da Saúde para grupos de maior vulnerabilidade.

Objetivos

Relatar a experiência de acadêmicos do curso de Graduação em Medicina na condução de uma atividade educativa de promoção e prevenção em saúde com foco na gripe.

Caso

Foi realizada uma proposta de educação em saúde uma unidade básica de saúde (UBS) da cidade de Curitiba-PR. A população-alvo dessa proposta foram os usuários da área dessa UBS que estivessem se consultando nesse dia. O objetivo da ação era a conscientização da população sobre a infecção influenza: seus principais sinais e sintomas, importância dos profissionais de saúde em diagnóstico e tratamento, medidas de prevenção não farmacológicas, a vacina – suas indicações, contra-indicações e informações gerais, além de mitos e principais dúvidas sobre o tema. A pedagogia utilizada foi de transmissão, em sala de espera, com enfoque misto preventivo e educativo. A atenção dos usuários foi captada através de algumas perguntas com conhecimentos gerais para a gripe, como formas de transmissão e qual é o público-alvo da vacinação. Em seguida, foram transmitidos os conteúdos propostos de forma informal, permitindo a interação dos participantes. Depois da conversa, foi aberto para que dúvidas finais fossem sanadas. As mesmas perguntas do início foram repetidas e, após a proposta, os acertos foram significativamente maiores.

Conclusões/Considerações finais

A educação em saúde é uma parte essencial do processo de cuidado do paciente. Dessa forma, ações como essa são benéficas para os usuários e devem ser incentivadas.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Vittoria Senna Dedavid, Camila Cescatto Gonçalves, Lucas Demetrio Sparaga, Letícia Begnini, Isabela Polonio Lopes