15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA - RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A hérnia diafragmática é caracterizada pela passagem de parte do conteúdo abdominal para o interior da cavidade torácica através de um defeito no diafragma.

Objetivos

Relatar caso de hérnia diafragmática em paciente idosa e do sexo feminino, sem qualquer história de trauma, apresentando sintomas respiratórios há anos antes do diagnóstico.

Caso

M. L. S, 60 anos, feminino, procurou em diversas ocasiões Emergências do estado de Alagoas com queixa de dispneia, dor torácica ventilatório dependente e tosse. Paciente apresentava o quadro há vários anos, sendo diagnosticada como doença pulmonar obstrutiva crônica fazendo uso de Formoterol e Budesonida como tratamento, porém nunca houve melhora com as medicações prescritas. Com a piora importante dos sintomas, paciente procurou o serviço de Emergência do estado de Alagoas, de onde foi transferida para o serviço de referência. Ao exame físico, paciente apresentando dispneia importante e esforço respiratório com necessidade de uso de oxigênio suplementar. Na ausculta respiratória, apresentava murmúrio vesicular universalmente abolido à esquerda e timpanismo em todo hemitórax esquerdo. Radiografia simples de tórax apresentou conteúdo sugestivo de vísceras ocas no interior do terço inferior do hemitórax esquerdo. Foi realizada tomografia computadorizada de tórax que evidenciou volumosa hérnia diafragmática à esquerda, notando-se herniação de todo o estômago e do hemicólon esquerdo para o tórax, bem como grande quantidade de gordura abdominal. O defeito diafragmático encontrava-se em porção central da cúpula. Notou-se ainda, defeito da parede póstero-lateral esquerda na transição toraco-abdominal com herniação de conteúdo adiposo para região dorsolombar esquerda. Paciente foi questionada sobre possíveis traumas ao longo da vida porém negou qualquer tipo de trauma contuso e/ou penetrante. Avaliada por cirurgião torácico que indicou toracotomia para correção de hérnia. Paciente, no entanto, recusou a realização da cirurgia após ser explicada dos riscos inerentes ao procedimento. Foi então tratada de forma conservadora sendo orientada na alta hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

A raridade desta doença em adultos, juntamente com seus sintomas inespecíficos pode levar, muitas vezes, a um diagnóstico incorreto. A suspeita é extremamente importante a fim de fazer diagnóstico e tratamento precoces, que são essenciais para evitar a ocorrência de complicações sérias nos pacientes.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL VEREDAS - Alagoas - Brasil

Autores

THATIANA MARIA CAVALCANTE ALVES DE SOUZA, BRUNA RHUANA CORREIA SILVA, CINTIA LARA MARTINS BEZERRA, MARIA GABRIELA CORREIA SILVA