15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO COMO MARCADOR PREDITOR DE HIPERTENSÃO PULMONAR

Fundamentação/Introdução

A Hipertensão Pulmonar (HP) é condição patológica na qual a resistência vascular pulmonar está alterada. O diagnóstico envolve critérios clínicos sugestivos como dispneia, fadiga, angina, pré-síncope, além do Ecocardiograma Transtorácico (ETT). A partir do laudo do ETT, determina-se a indicação ou não de se realizar um procedimento hemodinamicamente invasivo: o Cateterismo Cardíaco Direito (CAT). Dessa forma, nota-se que o diagnóstico ainda permanece incerto após investigações não invasivas.

Objetivos

O objetivo do presente estudo foi analisar os parâmetros ecocardiográficos que permitam obter o diagnóstico de Hipertensão Pulmonar anterior à realização do CAT. Realizou-se estudo transversal prospectivo observacional dos prontuários de todos os pacientes com suspeita de HP, atendidos em um hospital terciário, entre maio/2007 e agosto/2018.

Delineamento e Métodos

Foram analisados um total de 109 prontuários de pacientes submetidos ao ETT e ao CAT com suspeita de HP atendidos em um laboratório de função pulmonar. Os pacientes foram separados em dois grupos específicos. O primeiro grupo incluía aqueles que confirmaram diagnóstico de HP pelo CAT, enquanto o segundo grupo incluiu aqueles que não tiveram diagnóstico confirmado pelo cateterismo. Foram coletados laudos do ETT e seus parâmetros, além do perfil do grupo estudado como sexo, idade, IMC. Realizou-se análise estatística descritiva e analítica multivariada de regressão logística.

Resultados

Relação específica foi encontrada, com alta relevância estatística (p<0,001; IC 95%), entre determinados parâmetros do Ecocardiograma para o diagnóstico de HP. Aqueles que apresentaram maior significância incluem: a Pressão Sistólica de Artéria Pulmonar; descrição ecocardiográfica do septo interventricular cardíaco; descrição ecocardiográfica do ventrículo direito; dimensão sistólica do ventrículo esquerdo. Constituiu-se, assim, modelo final de análise que relacionou esses parâmetros e permitiu definir novo padrão de probabilidade de um paciente confirmar HP a partir do estudo do ETT e a relação entre suas variáveis.

Conclusões/Considerações finais

A partir do Ecocardiograma Transtorácico e seus seguintes parâmetros septo interventricular, ventrículo direito e dimensão sistólica de ventrículo esquerdo, analisados simultaneamente pode-se indicar, com alta probabilidade confirmatória, o diagnóstico de Hipertensão pulmonar. Assim, caracteriza-se o Ecocardiograma como método complementar diagnóstico relevante e confiável, sendo forte marcador preditor do resultado obtido no Cateterismo Cardíaco.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Larissa Molinari Madlum, João Adriano de Barros