Datos del trabajo


Título

IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇAO LOCAL EM SAUDE (PPLS) PARA O DIAGNOSTICO DE PROBLEMAS DE SAUDE E AS AÇOES DE INTERVENCAO EM UMA COMUNIDADE

Introdução

O planejamento é uma ferramenta de extrema importância em ações de saúde coletiva. Por meio dessa programação, proporcionou-se a identificação do problema das dores osteomusculares e seu diagnostico em uma comunidade. Os estudantes puderam extrair benefícios como, por exemplo, a aproximação com os participantes e a familiaridade com ações de intervenção, onde pode-se observar resultados satisfatórios pelos indicadores estabelecidos no projeto.

Objetivos

Neste contexto, este trabalho teve por objetivo principal desenvolver o Planejamento e Programação Local em Saúde (PPLS) para a prevenção e redução das dores osteomusculares e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do bairro Nova Cidade, no município de Vitória da Conquista, Bahia, no segundo semestre do ano de dois mil e dezessete. Como objetivos específicos, destacam-se: ▪ Explicar o sistema locomotor; ▪ Contribuir para a melhoria da capacidade funcional; ▪ Estimular a adoção de hábitos saudáveis de vida; ▪ Promover ações preventivas para LER e DORT.

Método

Inicialmente foi realizada uma enquete com os moradores do bairro com o objetivo de se identificar os principais problemas de saúde. Após, realizou-se um PPLS simulado e a comunidade foi convidada a participar de uma oficina na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, na qual a hipertensão arterial, as dores osteomusculares e a bronquite foram os problemas mais citados, sendo priorizadas as dores osteomusculares a partir dos critérios de priorização pré-estabelecidos. A partir disso, as ações de intervenção foram devidamente planejadas para futura operacionalização.

Resultados

Com a aplicação do PPLS, foi possível se aproximar mais da equipe de saúde e da comunidade, dimensionar as ações e atividades necessárias para fortalecer a promoção da saúde da comunidade adscrita e organizar antecipadamente as estratégias de intervenção para garantir o cumprimento do PPLS.

Considerações Finais

O entendimento e aplicação do PPLS permitiram não definir com antecedência as estratégias de intervenção com uma visão transdisciplinar e de corresponsabilidade. Além disso, contribuíram para a formação acadêmica e pessoal dos estudantes de Medicina que anseiam pela prática profissional.

Palavras Chave

Planejamento. Ações comunitárias. Intervenção.

Area

Organização da Atenção em Saúde

Instituciones

Faculdades Santo Agostinho - Distrito Federal - Brasil

Autores

Tarcísio César Assunção Tanajura, Carlos Henrique Araújo Ribeiro, Catarina Mendes Dória, Gustavo Campanha Barros, Lara Morais Batista, Pablo Soares Pinheiro Porto, Raquel Carvalho Barros, Luciano Evangelista dos Santos Filho