Datos del trabajo


Título

MUDANÇAS NA FORMAÇAO MEDICA BRASILEIRA: PERCEPÇOES E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DE UM CURSO INOVADOR

Introdução

Introdução: Historicamente o ensino médico passou por epistemologias e práticas profissionais diversas. Tal processo continua acontecendo no presente, cujas diretrizes curriculares nacionais, de 2014, orientam para a formação médica mais sintonizada com o Sistema Único de Saúde e o perfil epidemiológico populacional. Contemplando o humano e a interpretação dos adoecimentos, as formas de pensar as soluções para estes, as sociedades têm desenvolvido narrativas e tecnologias de diferentes níveis de complexidade. As discussões mais proeminentes nas duas últimas décadas no Brasil têm trabalhado numa perspectiva de aprimorar o escopo do ensino médico, direcionando a formação para possibilitar um aprendizado que contemple a complexidade do ser humano na contemporaneidade e encontre um maior número de abordagens e possibilidades para o cuidado integral das pessoas – o que pode ser sintetizado pela visão da “clínica ampliada”.

Objetivos

Esse trabalho objetiva analisar algumas das percepções sobre formação e expectativas profissionais de estudantes de medicina nas suas primeiras fases. de um curso inovador, em uma universidade federal no sul do Brasil. M

Método

O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário com 35 questões fechadas, abertas e semi-abertas, a estudantes das 1ª e 7ª fases do Curso de Graduação em Medicina, além de entrevistas com seu respectivo coordenador e reitor. O Projeto foi aprovado pelo CEP, cujo CAAE: 56498316.4.0000.5564.

Resultados

As análises das questões abertas e semi-abertas revelaram que graduandos recém-ingressos apresentam interesses formativos voltados à Atenção Primária em Saúde (APS), possuem perspectivas otimistas quanto à carreira, uma visão positiva do campo de trabalho como amplo e potencialmente capaz de absorver profissionais. Outros aspectos apontados foram: ênfase na promoção da saúde e prevenção de agravos, saúde coletiva, humanização e assistência integral à saúde de qualidade. No transcorrer da graduação há uma mudança de perspectiva na formação, onde, estudantes da 7ª fase entrevistados privilegiam a especialização; preferência pela atuação no mix: setor público-privado, enfatizando a qualificação profissional, visando o acesso ao mercado de trabalho competitivo, assim como na equação entre o número de profissionais e a possibilidade de maior salário. O desinteresse e a desvalorização pela atuação na APS e no sistema público de saúde, predominante no imaginário social vigente, emerge ao currículo inovador de formação médica à medida que o acadêmico avança em direção à colação de grau. Evidenciou-se que, apesar do Projeto Pedagógico do Curso estar em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais(DCN) – de cursos de graduação em medicina, o foco de interesse parte do eixo da humanização e da positividade advinda da ampla possibilidade de inserção no mundo de trabalho, direcionando-se para o eixo do limite relacionado à questão mercadológica, com necessidade de formação especializada para o alcance de melhores condições salariais devido à grande competição profissional. Para os estudantes de primeira fase – uma primeira categoria encontrada, refere-se ao humano – numa perspectiva do caráter humanitário e da qualidade de vida, sua importância para a formação. Este humano é pensado além do indivíduo, em coletivos sociais, comunidades sendo essencial para a melhoria da qualidade de vida. Neste sentido os estudantes de primeira fase, possuem uma visão mais generalista e pautada no coletivo onde os aspectos ético-profissionais estão ressaltados no cuidado humanizado e na busca por qualidade de vida pautado na integralidade e com capacidade para lidar com a saúde de comunidade. Há uma percepção simultânea positiva sobre a carreira e mercado de trabalho dos profissionais; com ênfase no controle de qualidade da formação e da prática médica. Outros aspectos apontados foram: ênfase na promoção da saúde e prevenção de agravos, saúde coletiva, humanização e assistência integral à saúde de qualidade. O desinteresse e desvalorização pela atuação na Atenção Básica e no sistema público de saúde, predominante no imaginário social vigente, emerge ao currículo inovador de formação médica à medida que o acadêmico avança em direção à formatura. Por outro lado, os estudantes de sétima fase, ainda que citem as questões ligadas à humanização e da ética da profissão trazendo benefícios para as pessoas, possuem um foco muito mais centrado na questão da qualidade da formação e da qualificação profissional visando acessar um mercado de trabalho competitivo onde possa atuar com possibilidade de bom retorno econômico e simultaneamente dificuldades diante do cenário político nacional, com um maior número de profissionais sendo formados a cada ano. Assim, percebe-se que, no transcorrer da graduação, há uma mudança de perspectiva na formação, onde, estudantes da 7ª fase privilegiam a especialização; preferência pela atuação público-privado, enfatizando a qualificação, apontando a problemática do acesso ao mercado de trabalho competitivo, assim como na equação entre o número de profissionais e a possibilidade de maior salário.

Considerações Finais

Evidenciou-se que, apesar do Projeto Pedagógico do Curso estar em consonância com as DCN, o foco de interesse no processo de formação de estudantes de medicina, parte do eixo da humanização e da positividade advinda da ampla possibilidade de inserção no mundo de trabalho, direcionando-se para o eixo do limite relacionado à questão mercadológica, com necessidade de formação especializada para o alcance de melhores condições salariais devido à grande competição profissional. Há uma amálgama de questões que são complexas e fazem parte do” mundo da vida” – há os aspectos da qualidade de vida do paciente e da sociedade e das metas da carreira médica centradas num postulado ético-humanista, mas há simultaneamente o polo do paciente como um cliente que está presente e que se acentua durante o processo de formação, sob a ótica de especialização contínua e qualificada preparando para um mercado profissional exigente, regulador em que o médico precisa se inserir.

Palavras Chave

Formação médica; Currículo inovador; Percepções e expectativas de estudantes de medicina

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Autores

Maria Conceição Oliveira, Izabella Barison Matos