Datos del trabajo


Título

BANHO DE OFURÔ: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CONJUNTO

Introdução

O nascimento precoce priva o bebê de receber os benefícios intrauterinos essenciais para seu desenvolvimento, necessitando a ida do recém-nascido pré-termo (RNPT) para Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA) que utiliza tecnologias para o cuidado, conforto e bem-estar como a realização do banho de ofurô. O banho de ofurô (BOF) tem origem japonesa e foi introduzida ao Brasil por meio de enfermeiras obstetras como contribuição do atendimento humanizado ao parto. O balde tem um formato mais curto e profundo, permitindo ao usuário desfrutar de banho quente na posição sentada e com a coluna totalmente submersa.

Objetivos

Construir o conhecimento em conjunto com os integrantes da equipe de enfermagem para a execução do banho de ofurô.

Método

Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). O estudo foi realizado na UCINCA, de uma Maternidade localizada na cidade de Manaus. Participaram 14 profissionais da equipe de enfermagem (enfermeiros e técnicos), os mesmos foram identificados como nomes de cores na língua japonesa, atuavam no setor no período diurno, faziam parte do quadro efetivo deste turno e a todos foi apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e assinado e aprovado sob (CAAE) Nº 31727614.1.0000.5016. O processo da PCA envolve 4 (quatro) fases: A primeira consistiu na escolha do tema; na segunda a equipe foi reunida utilizando a técnica de grupo focal; a terceira foi o desenvolvimento da revisão narrativa, para conhecer a contribuição das pesquisas sobre o BOF e discutidos posteriormente em 3 (três) encontros. Por fim, a quarta representa o processo de análise dos dados obtidos por meio do método de Bardin.

Resultados

Emergiram 04 categorias das falas dos profissionais: Indicação para o BOF [...] Aqui nós fazemos com o bebê que tá estressadinho, choroso e com cólica (Kuro); [...] com bebês muito agitados e difíceis pra dormir (Kin-iro). Conhecimento da equipe de enfermagem sobre o BOF: [...] Ele age como uma terapia, de relaxamento (Haiiro); [...] ajuda no desenvolvimento cerebral (Kuro). Agrupamento dos materiais necessários para o banho: [...] Tem um baldinho, a gente coloca um saco transparente, de plástico, aí coloca água, a água morninha, tem que colocar o termômetro pra ver né, se tá num valor ideal (Midori). Habilidade e o conhecimento técnico para execução do BOF: O informe dos profissionais sobre a técnica, é que ela inicia ainda no preparo da criança, antes da imersão no balde: [...] A gente faz a higiene da cabecinha do bebê, primeiro o rostinho, depois a cabeça, enrola ele na fraldinha e faz a imersão (Orenji); [...] A gente só apoia a cabecinha, o corpinho fica flutuando (Orenji). Respostas fisiológicas e comportamentais do RNPT: [...] Nós verificamos a temperatura dele, aí comecei a fazer o ofurô (Shiro); [...] Quando você acostuma a fazer uma rotina todos os dias de ofurô com esse bebê, ele consegue ficar calmo (Midori); [...] Nós tiramos ele do ofurô, a mãe pegou, amamentou. (Gin-iro); [...] Ele dormia, tinha uma tranquilidade [...](Aka). Aspectos do cuidado de enfermagem: [...] A gente interage direto com esses bebês, aí temos que arranjar um meio de trabalhar com eles (Ao); [...] vi a necessidade do bebê, por isso fiz o ofurô. (Aka); [...] tem que ir conversando com o bebê, ele tem que ter reconhecimento de voz (Haiiro). O contato do bebê com o profissional utiliza um nível de linguagem sofisticada e especial. A compreensão de seus pedidos, a avaliação do comportamento, é através do contato sensorial e cenestésico, ou seja, é baseada na sensação da intenção e da necessidade implícita no olhar, na postura e do conhecimento (2). [...] A mãe pedia, muitas vezes ela pedia né, pra gente fazer o ofurô (Midori ); [...] porque as vezes tem mãe que ela quer confrontar a gente (Pinku).Os problemas que dificultam o cuidado seja integralizado são os confrontos de opiniões entre profissionais da mesma classe e de outras: [...] Nós tivemos uma situação com a fisio que estava aqui, porque ela achava que as coisas eram de um jeito e a gente tinha na cabeça que era de outro (Momoiro); [...] Hoje faz, amanhã já não faz, e você tendo o protocolo pra equipe de enfermagem, você tem como ter continuidade do serviço (Kin-iro). Atuação da enfermagem no procedimento do BOF em contraposição com outras classes: [...] Quem faz mais o ofurô aqui é a fisio (Kin-iro); [...] Nós como enfermeiras da UCINCA, podemos fazer. Eu acho que é mais falta de interesse mesmo. (Kuro), o objetivo para um cuidado integral é o suporte de várias expertises, o trabalho de um não interfere no outro, pois cada classe tem suas competências profissionais.

Considerações Finais

Esta construção coletiva permitiu aos profissionais a reflexão sobre a realidade da assistência prestada ao recém-nascido, a troca de saberes e o incentivo à mudança no pensar e agir.O espaço para reflexão permitiu que a equipe socializasse conhecimentos, minimizasse as dúvidas, fortalecesse o comprometimento, colocasse em exposição os obstáculos, possibilitando a parceria e negociação e dando oportunidade para a criação, transformação e recriação do cuidado.A enfermagem tem um papel essencial em garantir a segurança da assistência prestada, incentivando a implantação e execução de tecnologias para o cuidado que gerenciam e respaldam ações realizadas pela equipe, apresentando parcela de contribuição e participação assídua em todo o processo desta terapia.As discussões originadas durante a investigação deste estudo trouxeram para o grupo trocas de experiências e momentos de integração, entrosamento e envolvimento, evidenciando através da reflexão coletiva que a padronização da prática assistencial é importante para minimizar as divergências entre profissionais e manter o nível dos atendimentos.Espera-se que esta pesquisa traga contribuições para os profissionais de enfermagem no sentido de direcionar a execução do BOF.

Palavras Chave

Banhos; Recém-nascido prematuro; Enfermagem neonatal.

Area

Saúde da Criança

Autores

Fabíola Silva dos Santos, Alessandra Pinheiro Vidal, Fernanda Farias de Castro, Thais Helena da Costa Corrêa