Datos del trabajo


Título

EVASAO EM UM CURSO DE GRADUAÇAO DE ENFERMAGEM: IMPACTOS NA VIDA DO ALUNO

Introdução

Atualmente um dos principais problemas enfrentados pelas instituições de ensino é a evasão do aluno. Sendo conceituado como evasão, a saída do aluno do curso, onde considera-se como evadido aquele que fez sua matrícula e devido a diversos motivos, não concluiu as atividades necessárias para obter a titulação. A evasão é considerada um dos fatores que interferem de forma negativa nos resultados esperados pelas instituições de ensino, trazendo prejuízos tanto para instituição, quanto para os demais envolvidos, aluno e sociedade, além da possibilidade da não continuidade de cursos.Em um curso superior, quando um aluno evade, não causa prejuízo somente a si próprio, ao não se diplomar; causa também à família, pelo sonho não realizado; ao professor, por não atingir sua meta como educador; à universidade, pelo não atendimento de sua missão; e a sociedade, pelas perdas sociais e econômicas. Na área da saúde, mais especificamente no curso de Enfermagem, a evasão atinge tanto cursos de nível técnico quanto superior, podendo ser em modalidade de ensino presencial ou a distância, não sendo um problema específico de uma determinada instituição. A fim de intervir nesta problemática, medidas precisam ser tomadas para determinar ações eficazes de aprofundamento dos múltiplos fatores e causas que motivaram a decisão do aluno em evadir do curso. Portanto, definir as principais causas da evasão é algo imprescindível para o planejamento institucional e tomada de decisões, visando a redução dos fatores que causam a evasão e consequentemente aumento da permanência dos alunos no curso.

Objetivos

Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar a evasão dos alunos matriculados no ano de 2013 e 2015 no curso de graduação em enfermagem em uma instituição de ensino de Minas Gerais.

Método

Este é um estudo de caso exploratório com abordagem qualitativa, que visa contribuir com o conhecimento de fenômenos sociais complexos, individuais e grupais. A população estudada foram os alunos matriculados nos anos de 2013 e 2015 no curso, na modalidade de ensino presencial, que evadiram antes da obtenção da titulação. Tendo em vista que, dos 22 alunos matriculados em 2013, 14 evadiram; e dos 28 alunos matriculados em 2015, 10 evadiram; temos uma amostra total de 24 alunos evadidos. Destes 14 participaram das entrevistas, definindo o fechamento amostral por saturação. A coleta de dados foi dividida em duas etapas; a primeira com análise documental dos formulários de matrícula, para identificar os alunos que evadiram do curso e obter informações de contato. E a segunda, através de entrevista semi estruturada, por meio de ligações telefônicas áudio-gravadas e posteriormente transcritas. A análise dos dados coletados nas entrevistas, foram organizadas segundo a análise de conteúdo modalidade temático-categorial. Todos os princípios éticos foram respeitados no decorrer da pesquisa seguindo as recomendações da Resolução n° 466/2012.

Resultados

Quando entrevistados, os participantes foram questionados quanto aos motivos que contribuíram para sua evasão do curso de graduação de enfermagem. Mediante a pergunta, foram apontados que múltiplos são os fatores contribuintes para a evasão, não podendo afirmar um motivo apenas como fator causal. Esses motivos foram agrupados em três categorias analíticas: aspectos pessoais, aspectos financeiros e insatisfação pessoal. Nas subcategorias foram descritos quais os aspectos pessoais que dificultaram ou mesmo impediram a continuidade do aluno no âmbito educacional; dentre eles estão a jornada de trabalho, o baixo rendimento escolar, a distância demográfica e a transferência para outra instituição. Já a insatisfação pessoal e problemas internos, como insatisfação do aluno com a instituição de ensino e corpo docente, estão diretamente relacionados à evasão, sendo uma das principais causas de ociosidade e fechamento de cursos superiores. Durante o estudo foi pouco citado a insatisfação relacionada aos discentes, aos docentes, à instituição e ao curso de enfermagem, porém se fizeram presente em uma minoria dos entrevistados. Os aspectos financeiros foram mais citados como causa de afastamento, interrupção, prorrogação ou desistência de uma tão sonhada graduação; o valor da mensalidade, o custo x benefício, o salário informal, as despesas com deslocamento e a baixa renda familiar, são fatores que interferiram diretamente na evasão destes alunos. A falta de identificação do aluno com o curso escolhido e a dificuldade de transporte e mobilidade, podem contribuir com a evasão. Foi possível observar durante o estudo, que a maioria dos alunos evadiram antes mesmo de completar metade do curso. Resultados de estudos anteriores apontam que 38,2% dos 25 cursos avaliados nas demais áreas de ensino superior, o campo de Ciências da saúde é o que apresenta os menores índices de evasão, correspondendo 19,6%.

Considerações Finais

Em contra partida, o curso de enfermagem, objeto de pesquisa do presente estudo, encontra-se com taxa de evasão em 49%. Um dos principais motivos que favoreceram a evasão foi a escolha precoce da profissão relacionada à indecisão; o nível socioeconômico dos discentes que afetou diretamente sua permanência na Instituição; e suas habilidades acadêmicas que estão relacionadas com sua trajetória escolar e ao pouco envolvimento com o curso. Escolher uma profissão embasado somente em identificação com a área ou vocação pessoal, sem aprofundar-se nas dificuldades da profissão como valorização profissional, mercado de trabalho e remuneração são fatores diretamente relacionados a evasão. Já a decisão entre manter a escolha profissional mesmo que insatisfeito ou prestar novo vestibular para recomeçar o processo em outra área de atuação pode se tornar angustiante.

Palavras Chave

Educação em Enfermagem, Evasão Escolar, Estudantes de Enfermagem.

Area

Outros

Instituciones

UNIFOR-MG - Minas Gerais - Brasil

Autores

ALINE GRACE DA ROCHA BRAGA, LUCIANA SOARES RODRIGUES, MARIA DAS GRAÇAS OLIVEIRA