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Título

CARACTERISTICAS METODOLOGICAS DA TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS NA PRODUÇAO CIENTIFICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA

Introdução

A Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) ou Grounded Theory é um referencial teórico-metodológico que se originou a partir da parceria acadêmica de Barney Glaser e Anselm Strauss, provenientes respectivamente da Universidade de Columbia e da Escola de Chicago, unindo as tradições em abordagem qualitativa ancoradas no pragmatismo de uma e a perspectiva positivista da outra.
Apesar da complementariedade das diferentes escolas de pensamento sobre a construção do método naquele primeiro momento, o que permitiu o reconhecimento da TFD, os autores passaram a divergir sobre sua evolução. Strauss passou a defender a incoporação de estratégias de flexibilização do método, enquanto Glaser permaneceu fiel aos preceitos iniciais. Essa discordância levou à origem das diferentes vertentes do referencial1,2. Inicialmente foram divididas em perspectivas Clássica e Straussiana, e posteriormente novas escolas forma surgindo a partir de novos autores, a exemplo de Adele Clarke e Kathy Charmaz3.
No entanto, apesar da heterogeneidade das diferentes vertentes, algumas características metodológicas são consideradas fundamentais para definição da TFD. Tais características são: análise comparativa constante, amostragem teórica, uso de memorandos e o desenvolvimento de uma teoria, substantiva ou formal, ao final da pesquisa. Cabe ressaltar que destas características, a análise comparativa constante e a amostragem teórica são características únicas da TFD4.
A partir disso, questiona-se: Como as características metodológicas da TFD são apresentadas nos artigos científicos publicados nos periódicos brasileiros da área da Enfermagem com Qualis Capes A1 e A2?

Objetivos

Este estudo teve por objetivo analisar a indicação das características metodológicas da TFD em artigos científicos publicados nos periódicos brasileiros da área da Enfermagem com Qualis Capes A1 e A2.

Método

Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, documental, de abordagem quantitativa, realizado entre abril e maio de 2017. A fonte de dados foram os periódicos brasileiros da área da enfermagem de qualis A1 e A2 segundo a avaliação de 2016, sendo estes: Acta Paulista de Enfermagem (APE); Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn); Revista da Escola de Enfermagem da USP (REEUSP); Revista Latino-americana de Enfermagem (RLAE); e Revista Texto & Contexto Enfermagem (TCE). A escolha deste periódicos se deu pela possibilidade de resgatar neles os estudos de maior rigor metodológico.
Foram analisados título e resumo dos artigos publicados no quadriênio 2013-2016, e selecionados aqueles que informavam sobre a utilização da TFD como referencial metodológico. Dos 2.375 artigos originais publicados nos cinco periódicos neste período, foram identificados 49 que utilizaram a TFD como referencial metodológico, sendo estes incluídos no estudo. Os dados foram organizados em uma planilha do Excel, agrupados e apresentados em números absolutos e relativos.

Resultados

A primeira característica substancial da TFD é a análise comparativa constante. Nesse processo, coleta, codificação e análise de dados são realizados de forma sistemática, simultânea, circular e contínua durante todo o processo de pesquisa. Dos 49 (100,0%) estudos analisados, 34 (69,4%) informaram a realização desta etapa metodológica da TFD. A partir dessa etapa, os próprios dados guiam a coleta subsequente, levando à amostragem teórica, outra característica substancial da TFD5
Dos artigos analisados, 31 (63,3%) artigos especificaram a realização de amostragem teórica no processo de coleta de dados. A amostragem teórica diz respeito à seleção de participantes com a finalidade de explorar categorias emergentes de dados, desenvolver, explicar e testar a teoria à medida que a análise de dados é realizada. Desse modo, por meio da análise comparativa constante, possibilita-se que as próprias coletas e análises realizadas guiem o desenrolar da pesquisa5.
Considerando o uso de memorandos, insights do pesquisador durante o processo de análise comparativa constante dos dados, sete (14,3%) artigos especificaram seu uso, frente a 42 (85,7%) que não apresentaram essa informação. Estas notas teóricas, metodológicas, reflexivas ou observacionais são ferramentas que auxiliam no processo de compreensão do fenômeno em estudo5.
Por fim, o desenvolvimento de um estudo de TFD pressupõe o surgimento de uma teoria ao final da pesquisa. A apresentação dos resultados, dentre os artigos analisados, envolveu a apresentação da teoria conceitual em 37 (75,6%) estudos, incluindo apresentação do modelo completo ou apresentação de parte das categorias com menção ao fenômeno. No entanto, em 12 (24,4%) artigos não houve apresentação da teoria.

Considerações Finais

A aplicação das características metodológicas da TFD no desenvolvimento das pesquisas é ainda pouco mencionada nas publicações científicas, tendo em vista sua importância para caracterização do método utilizado. Estes dados podem ser decorrentes da dificuldade dos autores em compreender alguns conceitos, optando pela sua omissão, assim como a necessidade de concisão dos artigos científicos para se adequarem às normas editoriais dos periódicos científicos.

REFERÊNCIAS

1. Charmaz K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre (RS): Artmed; 2009.

2. Santos JLG, Erdmann AL, Sousa FMG, Lanzoni GMM, Melo ALSF, Leite JL. Perspectivas metodológicas para o uso da teoria fundamentada nos dados na pesquisa em enfermagem e saúde. Revista da Escola de Enfermagem Anna Nery. 2016;20(3):e20160056.

3. Apramian T, Cristancho S, Watling C, Lingard L. (Re)Grounding grounded theory: a close reading of theory in four schools. Qualitative Research. 2017;17(4) 359–376.

4. Cho JY, Lee E. Reducing Confusion about Grounded Theory and Qualitative Content Analysis: Similarities and Differences. The Qualitative Report, 2014;19(32): 1-20.

5. Strauss A, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2008.

Palavras Chave

Pesquisa qualitativa; Teoria Fundamentada nos Dados; Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem.

Area

Outros

Autores

Caroline Cechinel Peiter, Carolina Kahl, Fernanda Hannah da Silva Copelli, Kamylla da Cunha, José Luís Guedes dos Santos