Datos del trabajo


Título

ENVOLVIMENTO DE PROFESSORES NA CONSTRUÇAO DE UM PROGRAMA DE PREVENÇAO DO BULLYING ESCOLAR

Introdução

A violência no contexto escolar vem suscitando importantes debates sobre os impactos negativos na aprendizagem dos escolares, bem como na saúde mental e emocional. Modelos de intervenção vem sendo desenvolvidos com o intuito de fomentar políticas Anti-bullying e ações que contribuem para ressignificar o ambiente escolar enquanto local seguro, agradável e que é capaz de enfrentar os problemas sociais e desenvolver competências em crianças e adolescentes.

Objetivos

Desenvolver com professores do ensino fundamental II um Programa de Prevenção do bullying escolar.

Método

Estudo qualitativo, orientado pela Community-Based Participatory Research (CBPR), uma estratégia colaborativa de pesquisa que fortalece as parcerias para resolução dos problemas apresentados na comunidade. Participaram 20 professores do ensino fundamental II, de uma escola pública do Estado de Pernambuco. Para a construção do Programa de Prevenção do Bullying (PPB), foi aplicada uma intervenção educativa subsidiada pelos Círculos de Cultura de Paulo Freire, sendo conduzido por meio das seguintes fases: descoberta do universo vocabular, dinâmica de sensibilização e acolhimento, construção de situações para a problematização (trabalhar a(s) questão(ões) norteadora(as)), fundamentação teórico-científica estimulando a reflexão crítica, síntese do que foi vivenciado e avaliação. As informações de cada Círculo foram registradas, mediante a gravação dos diálogos, fotografia das produções coletivas e diário de campo. O estudo foi aprovado pelo CEP-CCS/UFPE com parecer de nº 2.308.844.

Resultados

Para a compreensão do fenômeno bullying, foi evidenciado pelos professores uma tentativa de contextualizar esta prática de violência para além de fatores individuais do aluno, remetendo a qualidade das conexões familiares e das relações interpessoais estabelecidas, papel da mídia e a banalização do fenômeno na escola, que muitas vezes é encarado como norma social entre os estudantes. Diante da complexidade do bullying, se faz necessário uma abordagem sistemática dando visibilidade ao conjunto de pessoas, ambiente, sociedade e do próprio adolescente, que possam influenciar a (re)produção de comportamentos agressivos. Os professores indagaram, ainda, que as chances de sucesso de um programa de prevenção coadunam-se mediante a inclusão dessas pessoas. Na etapa de problematização do Círculo de Cultura, os participantes foram mobilizados a elaborarem um painel elegendo as principais estratégias de enfrentamento para prevenção do bullying no contexto escolar. Foram referenciadas no painel dimensões pedagógicas, de gestão/administrativo, de integração com a família e comunidade. Foi evidenciado que os professores procuraram valorizar ações possíveis de serem aplicadas pela escola, em alguns casos até já vem sendo realizadas. Na dimensão pedagógica muitas dessas ações, perpassaram por mudanças na relação professor-aluno, nos métodos de ensino e aprendizagem, privilegiando práticas interdisciplinares para o trabalho de temáticas transversais e que estão imersas no contexto de vida de crianças e adolescentes, bem como a inclusão de atividades lúdicas e recreativas diversificadas. Na dimensão da gestão, os professores contemplaram propostas arrojadas, inclusive considerados eixos prioritários das políticas públicas, como ação intersetorial formada entre a educação e saúde numa perspectiva de atenção integral à criança e ao adolescente escolar. Um ponto importante levantado pelos professores foi a necessidade de formação para atuação frente ao bullying, sendo esta um entrave para a sua identificação e as possibilidades de enfrentamento, bem como revelaram que a modo como conduzem as metodologias em sala de aula pouco favorecem o desenvolvimento de vínculos e da reflexão crítica sobre a realidade. Ademais, essa dificuldade na formação se converge em estratégias pautadas em métodos racionais e puramente disciplinares, que não considera as dimensões atitudinal e afetiva na abordagem do fenômeno. Por fim, os professores destacaram os desafios de tentar transformar o ambiente escolar, dentro de um sistema educacional brasileiro que possui os piores índices de educação do mundo, com grandes desigualdades regionais e onde a preocupação dos gestores da educação são com avaliações quantitativas.

Considerações Finais

A ação educativa por meio dos Círculos de Cultura engajou os professores para a elaboração de um Programa Anti-bullying que pudesse reunir componentes protetivos, favoráveis a redução do comprimento agressivo e da vitimização no espaço escolar. Propondo, ainda, uma formação aos professores que os elegessem como atores principais no planejamento e execução da intervenção, de modo a apoiar as políticas públicas intersetoriais, como o Programa Saúde na Escola, que visa garantir a todas as crianças e adolescentes os benefícios de uma educação em um ambiente de aprendizagem seguro. O espaço dialógico oportunizado pelos Círculos de Cultura desvelou a realidade de violência presente no ambiente escolar, empobrecendo as reações interpessoais e o processo de ensino-aprendizagem, mas também inaugurou um momento para que os professores apresentassem propostas de soluções e de transformação da realidade. Ficou claro, que as abordagens participativas de pesquisa ofereceram novas possibilidades metodológicas de produção do conhecimento na saúde, ao mesmo tempo que permitiram conciliar intervenção e investigação para potencializar o reconhecimento das situações de vulnerabilidade relacionadas ao bullying, o planejamento e desenvolvimento de intervenções possíveis e o fortalecimento de ações numa perspectiva intersetorial de atenção integral à saúde da saúde de adolescentes escolares.

Palavras Chave

Saúde de Adolescente, Violência, Bullying, Professores Escolares, Educação em Saúde, Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade

Area

Violências e Saúde

Autores

Waldemar Brandão-Neto, Denize Ribeiro Ferreira, Ana Virgínia Rodrigues Veríssimo, Maria Lúcia Menezes Neto de Menezes, Jael Maria de Aquino, Betânia da Mata Ribeiro Gomes , Estela Maria Leite Meirelles Monteiro