Datos del trabajo


Título

A URGÊNCIA PSIQUIÁTRICA COMO ESPAÇO PARA REABILITAÇÃO PSICOSSOACIAL DAS PESSOAS COM TRANSTORNO MENTAL

Introdução

A partir do processo de reformulação da assistência em saúde mental na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerias, ocorrido na década de 1980, o atendimento em saúde mental passou a seguir uma lógica de atendimento que foi ao encontro dos princípios da universalidade da assistência, equidade no acesso e integralidade das ações.

Objetivos

Descrever as circunstâncias de implantação do Serviço de Urgência Psiquiátrica no hospital Geral em Juiz de Fora.
Analisar a implantação de um Serviço de Urgência Psiquiátrica no Hospital Geral em Juiz de Fora.

Método

Estudo histórico-social, qualitativo descritivo exploratória. Foi utilizado documentos escritos, considerados as fontes primárias, de acordo com o objeto de estudo proposto. A análise seguirá a ordenação temática com triangulação dos dados.

Resultados

com a implantação do cuidado descentralizado, regionalizado e hierarquizado, através do Serviço de Urgência Psiquiátrica implantado, para assistência em saúde mental, na atenção terciária à saúde, destaca-se a criação deste dispositivo que se integrava com a rede de atenção primária saúde e secundária, através do processo de referência e contra referência, tinha como foco, acolher, escutar e motivar os pacientes e seus familiares, que buscavam pelo atendimento especializado, em um período fortemente marcado pela estigmatização dessas pessoas. As equipes multiprofissionais eram treinadas para promover a reinserção dessas pessoas na comunidade, através do atendimento alicerçado em práticas voltadas para a reabilitação psicossocial e resgate da cidadania, com foco na promoção da saúde, atendendo os princípios propostos pelo Sistema Único de Saúde, sem moralizar a questão relacionada à doença mental. Discussão: este modelo de atendimento em saúde mental, voltado para a promoção da reabilitação psicossocial, em um Serviço de Urgência Psiquiátrica, ainda na década de 1980, antecedeu legislações importantes, que vieram a ser sancionadas nos anos 2000, como a Portaria do Ministério da Saúde n.º 3.088/11, que instituiu a Rede de Atenção Psicossocial.

Considerações Finais

As mudanças ocorridas nos meandros do movimento de Reforma Psiquiátrica, em Juiz de Fora, marcam a história do atendimento em saúde mental no Brasil, por meio dessa proposta pioneira na atenção terciária, que apontou novos caminhos para a manutenção e inserção das pessoas com transtornos mentais, na comunidade, oferecendo de fato o direito ao tratamento dessas pessoas nos espaços sociais.

Palavras Chave

Enfermagem Psiquiátrica. História da Enfermagem. Atenção Terciária à Saúde.

Area

Saúde Mental

Autores

Gisele Fernandes Tarma Tarma, Maria Angelica Almeida Peres Peres