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Título

EPISTEMOLOGIA E ONTOLOGIA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: HUMANIDADE E DIALOGO

Introdução

Introdução: Trata-se do relato de experiência do desenvolvimento de uma disciplina Tópico Especial do Programa de Pós-graduação em Enfermagem –PEN/UFSC, intitulada Fundamentos Teóricos e filosóficos do pensamento de Paulo Freire: Itinerário de Pesquisa e prática, que tem como pressupostos estabelecer com os discentes um diálogo reflexivo problematizando os fundamentos que fundamentam as bases epistemológicas e ontológicas que fundamentam o itinerário ancorado no pensamento deste autor e de suas fontes primeiras. Partimos enquanto docentes dos livros e escritos de Paulo Freire buscando captar e refletir suas concepções teóricas, políticas, culturais e filosóficas e seu fazer pedagógico. Nesta perspectiva didático – pedagógica, possibilita compreender a posição e o que queremos comunicar quando usamos conceitos como Conscientização, diálogo, emancipação/libertação, oprimido/ emancipação/libertação autonomia/empoderamento, práxis, cultura e itinerários de prática e pesquisa. A práxis Freireana articulada com os pilares de uma proposta emancipatória de Promoção da Saúde traz uma nova visão de esperança, entendida como uma necessidade ontológica para a existência humana. Pois enquanto necessidade ontológica a esperança precisa da prática para tornar-se concretude histórica.1

Objetivos

Objetivo: Conhecer as correntes filosóficas e os filósofos que fundamentaram o pensamento e a obra de Paulo Freire e exercitar a reflexão em experiências que utilizam dos fundamentos teóricos metodológicos de Paulo Freire: círculo de cultura, roda de conversa, teoria feminista, Itinerário de Pesquisa na prática e assistência na saúde e prática. Estabelecer o diálogo entre a epistemologia e a ontologia do pensamento de Freire e a epistemologia emancipatória da Promoção da Saúde

Método

Metodologia: A disciplina aconteceu em três semestres 2016-1, 2017-1e 2018-1 contando com a participação média de 20 discentes. Esta proposta metodológica traduziu-se em um acordo de docência compartilhada entre docentes e discentes onde a prática é trazida para a sala de aula por meio das representações da realidade e pelo saber de experiência de discentes. Nos momentos presenciais coletivos das aulas, o ponto de partida são as experiências discentes, com suas “curiosidades ingênuas ou epistemológicas”. A proposta de trabalho com múltiplos itinerários (círculo de cultura, rodas de conversa, seminários, debates informais, cine debate, dramatização, leitura interpretativa, trabalho em grupo e workshops, etc) para uma visão crítica da realidade mediatizada pelo pensamento e obras de Paulo Freire e dos referenciais teóricos filosóficos da Promoção da Saúde.

Resultados

Resultados: Os resultados evidenciaram que desta disciplina possibilitou o empoderamento e o fortalecimento teórico e filosófico da compreensão crítica do pensamento e obras de Paulo Freire e os sentidos da prática enquanto trabalhadores de saúde e pesquisadores como também de seu compromisso político e social para a transformação da realidade.

Considerações Finais

Considerações Finais: Consideramos que o desenvolvimento desta Disciplina proporcionou estabelecer uma reflexão e conexão com o pensamento e obra de Paulo Freire dialogando com a Promoção da Saúde. Momento este como concluir que este pensamento é clássico porque o seu trabalho não perdeu vitalidade, não perdeu irrigação, conexão com a vida e com o sangue que a vida partilha e emana” 2

Referencias:
FREIRE, P Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1994
CORTELLA, M, S. Paulo Freire: um pensamento clássico e atual. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.7, n.3, p.1-14, set./dez. 2011.

Palavras Chave

Descritores: Promoção da Saúde, Educação, Enfermagem

Area

Comunicação e Saúde

Autores

ANA ROSETE MAIA, ivonete BUSS HEIDEMANN