Datos del trabajo


Título

Saúde na escola: Promoção de Saúde Bucal em escola de Maceió-AL

Introdução

O Programa Saúde na Escola (PSE) é resultado de uma parceria firmada entre Ministérios da Saúde e o Ministério da Educação e tem como objetivo reforçar a prevenção e promoção à saúde dos alunos da rede pública de ensino brasileira. Este programa dá ênfase a uma estratégia que une ações escolares às de atuação dos profissionais que compõem a atenção básica (no caso do presente relato destacamos a atuação do Cirurgião-Dentista), estimulando a criação de uma agenda de ações compartilhadas entre os envolvidos. Dentre as abordagens do programa destaca-se a promoção de saúde bucal nas escolas. É provado cientificamente através de dados epidemiológicos que a doença cárie dental diminuiu significativamente sua incidência, este fato pode estar associado à implementação do PSE, que aproximou a relação Saúde-Educação. Desta forma o acesso ao usuário foi facilitado e tornou possível que se realize uma odontologia baseada na prevenção das doenças bucais como meio para a promoção de saúde, e não somente no modelo cirúrgico-restaurador. Introduzir os cuidados com a higiene bucal ainda nos primeiros anos de vida é de grande importância, pois as crianças estão em fase de descobertas e em processo de aprendizagem, por isso estão mais propícias a adotar medidas educativas e preventivas. Tipicamente o PSE em saúde bucal é realizado pelo Cirurgião- Dentista e ASB, porém dada à importância de conhecer ainda na graduação os programas que são desenvolvidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o presente relato trata de uma ação do PSE realizada pelos alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas, sob orientação de uma Professora da instituição e em parceria com o Cirurgião-Dentista da Unidade de Saúde que atende a área onde está situada a Escola Municipal Professora Silvia Nunes, Maceió-AL, local onde fora realizada a ação.

Objetivos

Relatar a integração que o Programa Saúde na Escola realiza por meio de ações de promoção.

Método

Foi realizada roda de conversa na escola entre os alunos da graduação em odontologia, a Professora da Universidade e o Cirurgião-Dentista, para esclarecer dúvidas sobre o PSE e, após orientação teórica foi avaliada a condição de saúde bucal dos escolares infantis do turno matutino da Escola. O momento da avaliação de saúde bucal é um importante momento de mobilização coletiva para práticas educativas. Como método para avaliação de risco e atividade de cárie, foi implantada a classificação estabelecida pelo Manual de Atenção Básica em Saúde Bucal do Estado de Alagoas. Posterior ao Exame Bucal foi realizada escovação supervisionada com aplicação tópica de flúor. Como um instrumento de incentivo para a promoção à saúde bucal foram doados kits de higiene oral compostos por escova de dente e creme dental, foram também confeccionados pelos alunos da universidade porta-escovas em EVA, identificados de forma nominal, para serem fixados nas paredes das salas de aula da escola, assim as escovas estarão sempre disponíveis para uso no ambiente escolar. Os escolares e as professoras foram orientados a cerca da necessidade da troca periódica da escova, bem como do uso estritamente individual de cada uma.

Resultados

O conhecimento a cerca do funcionamento dos programas da atenção básica é fundamental para a sua correta implantação e para a correta compreensão do Sistema Único de Saúde (SUS ) que dita as diretrizes atuais de atenção a saúde bucal no qual todos estamos inseridos. A Escola é uma área institucional privilegiada, pois facilita o acesso ao público infantil. Atuar na infância é de suma importância, visto que nesta etapa conseguimos estimular a criação de hábitos que o indivíduo levará por toda a vida.

Considerações Finais

Participar das oficinas do Programa de Saúde na escola PSE ainda na graduação é uma vivência importante, uma vez que possibilita conhecer as dificuldades tanto dos profissionais de educação quanto dos profissionais da saúde no atendimento aos escolares.

Palavras Chave

Promoção de Saúde; Saúde Bucal; Escolas

Area

Saúde Bucal

Autores

IZABEL MAIA NOVAES, MARIA PAULA GERÔNIMO CABRAL, Vinícius Matos Benjamim Leal, Matheus Santos Mafra Barbosa , Matheus Cristino Freire, Mariana de Lyra Vasconcelos, Gabriela Freire Alves, Renata Matos Lamenha Lins