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Título

GROUNDED THEORY NA PESQUISA EM ENFERMAGEM: CONSTRUINDO UMA REDE COLABORATIVA DE ESTUDOS NA REGIAO SUL DO BRASIL

Introdução

A Grounded Theory (GT), nominada no Brasil como Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), foi originada a partir do estudo datado de 1965 realizado pelos sociólogos Barney Glaser e Anselm Strauss referente ao processo de morrer nos hospitais. Porém, foi em 1967, com a publicação do livro The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research que os autores formularam as ideias iniciais da GT como um referencial metodológico. O objetivo da GT é gerar uma teoria conceitual que considere o padrão de comportamento relevante e problemático para os participantes de uma pesquisa.(1) A teoria é formada por conceitos que provem dos dados, que se ajustam e apresentam relevância.(2) O surgimento da teoria ocorre sistematicamente por procedimentos específicos, dentre eles, a amostragem teórica, a codificação, o método comparativo constante e a escrita de memorandos.(3) Por muito tempo a GT foi estudada em conjunto por Glaser e Strauss. Após uma divergência metodológica entre esses autores nas décadas de 70 e 80(3), Glaser seguiu sua trajetória com a GT Glaseriana e surgiram outras vertentes, como a Straussinana em 1987 e a Construtivista de Charmaz em 2000.(3-4) Neste sentido, por mais que as correntes tenham a mesma origem na GT de Glaser e Strauss, possuem características distintas, principalmente, quanto à organização e análise dos dados. Assim, justifica-se a necessidade de realizar aprofundamento teórico constante sobre a Grounded Theory visando ao desenvolvimento de pesquisa em concordância aos atributos propostos pela vertente escolhida.

Objetivos

Descrever a experiência de articulação de uma rede de estudos sobre Grounded Theory na região sul do Brasil.

Desenvolvimento

Diante da necessidade de aprofundar conhecimentos sobre a GT para utilizá-la em suas teses, três doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo duas vinculadas à Linha de Pesquisa Cuidado e Educação em Enfermagem e Saúde e uma à Linha de Pesquisa Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde, buscaram em outras instituições públicas da região Sul do Brasil subsídios para tal. Assim, no mês de março e abril de 2018 participaram de três encontros da disciplina "Tópico Especial: Teoria Fundamentada nos Dados e Métodos Mistos: estratégias metodológicas para a pesquisa em enfermagem e saúde" ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nos encontros foram tratados aspectos históricos e conceituais como estratégia metodológica para a pesquisa em enfermagem e saúde, as perspectivas adotadas nas correntes Glaseriana, Straussiana e Construtivista, os processos de coleta e análise dos dados na Grounded Theory. Ressalta-se que a disciplina da UFSC contou com a participação de discentes de diferentes áreas, como enfermagem, nutrição e administração, o que garantiu compartilhar experiências sobre diferentes perspectivas de pesquisa utilizando a GT. Além de reafirmar que a GT, enquanto referencial teórico-metodológico pode ser utilizado nas diversas áreas do conhecimento, sejam elas na saúde ou não. Na sequência, como forma de ampliar as discussões e apreender experiências práticas de aplicação da GT, as doutorandas participaram de dois encontros, em abril e maio de 2018, na disciplina ENF 719 - Seminário Integrado de Pesquisa I, oferecido pelo Grupo de Pesquisa Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano e Enfermagem (NEPECHE) para o PPGEnf da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na UFPR, realizaram-se seminários em que foram apresentados e discutidos capítulos do livro Choosing Classic Grounded Theory: a Grounded Theory reader of expert advice, de 2014(5), detalhando, analisando e debatendo aspectos importantes para a apreensão da vertente desenvolvida por Glaser, como o Processo Social Básico, o uso da GT Glaseriana por noviços, as diferenciações entre a análise de dados qualitativos e a GT e codificação teórica. Ressalta-se que os trabalhos desenvolvidos pelas doutorandas da UFSM, seguem a GT Glaseriana, dessa forma, o interesse em participar da disciplina da UFSC surgiu devido à nesta serem trabalhadas noções gerais da GT e as três principais correntes o que proporcionou oportunidade de esclarecimento sobre as diferenças e semelhanças entre elas. Na UFPR, a GT estudada foi a Glaseriana, possibilitando um aprofundamento teórico, conceitual e operacional desta perspectiva. Neste sentido, a possibilidade de articular os estudos relacionados à Grounded Theory entre a UFSM, UFSC e UFPR viabilizou identificar convergências entre as compreensões teóricas e, também, promoveu discussões que instigaram o pensamento crítico-reflexivo sobre questionamentos e dúvidas existentes. Assim, a troca de saberes, de informações, de referências e de vivências na condução das investigações qualitativas possibilitou o estabelecimento de uma rede que democratiza e fortalece o conhecimento científico relativo a GT.

Considerações Finais

A necessidade do aprofundamento teórico sobre GT possibilitou a criação de uma rede de estudo na região sul do Brasil formada por docentes e discentes de pós-graduação strictu sensu que desenvolvem estudos com este referencial metodológico. A possibilidade da ampliação e troca de conhecimentos entre pesquisadores de diferentes instituições públicas de ensino pode fortalecer os estudos desenvolvidos, além de oportunizar a construção de saberes solidificados em prol da Grounded Theory, bem como o uso adequado da metodologia, a qual tem sido fortemente utilizada nos estudos da Enfermagem Brasileira.

Palavras Chave

Teoria Fundamentada nos Dados; Investigação Qualitativa; Pós- Graduação em Enfermagem.

Referencias:
1. Glaser B, Strauss A. The discovery of grounded theory. Chicago: Aldine; 1967.
2. Glaser BG. The Grounded Theory Perspective: Its Origins and Growth. The Grounded Theory Review. 2016;15(1).

3-Kenny M, Fourie R.Tracing the history of Grounded Theory methodology: from formation to fragmentation. The Qualitative Report. 2014; 19(52), 1-9.

4- Santos JLG, et al. Perspectivas metodológicas para o uso da teoria fundamentada nos dados na pesquisa em enfermagem e saúde. Esc. Anna Ney. 2016; 20(3): e20160056

5- Glaser BG. Choosing Classic Grounded Theory: a Grounded Theory reader of expert advice. 2014.

Area

Outros

Instituciones

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil, Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Bruna Sodré Simon, Tanise Martins dos Santos, Joseila Sonego Gomes, Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini, Maria Ribeiro Lacerda, José Luís Guedes dos Santos