Datos del trabajo


Título

O DESPERTAR DA UTILIZAÇAO DA ENTREVISTA COMO FERRAMENTA NA PESQUISA QUALITATIVA: EXPERIENCIA NA FORMAÇAO DE PESQUISADORES

Introdução

Diante da crescente necessidade de conhecer a essência humana, a pesquisa qualitativa vem sendo amplamente utilizada nos campos científicos. Para tanto se faz necessário conhecer as diversas ferramentas utilizada nesse tipo de abordagem. A entrevista destaca-se como uma ferramenta amplamente utilizada por permitir a interação entre pessoas, que envolve condutas e personalidades dos participantes, caracterizando-acomo técnica exploratória. A construção dessas reflexões foi inicialmente motivada como atividade de aproximação ao enfoque da pesquisa qualitativa durante a disciplina de métodos e técnicas no programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública.

Objetivos

Apresentar as reflexões teórico-Metodológicas, construídas a partir da experiência de pesquisadores em formação, ao realizarem a técnica de entrevistas.

Desenvolvimento

Como atividade experiencial foi sugerida que cada integrante realizasse uma entrevista com um profissional da saúde independente da categoria, com bases em duas dimensões que norteariam a mesma, a saber: as motivações que levaram a pessoa a escolher a área da saúde como sua área de atuação profissional e o que a mesma compreende por saúde. Após realizadas e transcritas as entrevistas, em reunião porpequeno grupo, para organização e a análise das informações.Neste momento o grupo autor deste texto realizou leituras e releituras dos discursos em um processo de diálogo, compreensão e reflexividade. Para tanto, a interpretação baseou-se na Técnica de Análise de Conteúdos da Bardin, em que através da descrição analítica do corpus houve a definição de categorias representativas de sistemas de codificação, seguida da identificação das unidades de registro e de contexto. Na organização inicialmente foram apresentados os informante, grupo constituído por oito profissionais de saúde, em sua maioria mulheres, com idades variando entre 25 e 38 anos, e tempo de formação na área entre 4 meses e 15 anos, com foco de atuação profissional distintos desde a área da pesquisa à assistência pública e privada, percorrendo as mais diversificadas áreas de saúde (psicologia, enfermagem, medicina e biomedicina), destacando-se ainda a visão de dois informantes estrangeiros e de um que mora no interior do Ceará. Em seguida confluímos nossa reflexividade a categoria das ‘motivações para escolher a área da saúde’ e percebemos que o desejo que instiga as pessoas a procurarem a área da saúde varia de uma pessoa para outra de acordo com as experiências pessoais estabelecendo-se, por exemplo, relação de cuidado e ajuda que a profissão pode possibilitar para com outras pessoas; pelo interesse de conhecer e/ou compreender aspectos fisiológicos ou comportamentais das pessoas; pelos aspectos socioculturais vivenciados como um sonho pretendido desde criança ou na adolescência, ou que são um reflexo das aspirações na sua vida cotidiana, por vezes, influenciado por séries ou filmes que se relacionem a profissão almejada, ou marcada por ações de familiares que já trabalham no campo; e ainda pelas possibilidades de campo de atuação no exercício da profissão. Em relação a compreensão de saúde’, identificamos que a saúde é definida subjetivamente, como um conceito, uma ciência, uma questão, uma visão ou uma palavra. Alguns informantes reconhecem a subjetividade como algo determinante neste conceito partindo da individualidade, especificidade e cultura de cada sujeito, outros ressaltam nesta categoria os aspectos biopsicossociais ou o equilíbrio entre fatores condicionantes e determinantes; outros profissionais percebem ainda a saúde considerando a sua relação com a doença, a dinamicidade e complexidade dos processos de saúde e sua vinculação com a qualidade de vida das pessoas. Além das falas das pessoas entrevistadas, outro aspecto muito interessante desta experiência com a pesquisa qualitativa para a equipe autora deste texto foi o processo de condução das entrevistas e a participação em todo os momentos de análise.A experiência de que cada um dos integrantes do grupoteve durante a entrevista evidenciou algumas dificuldades durante esta prática decorrentes: da falta deexperiência anteriorcom realização de entrevistas, o que provocou alguns problemas para manter o foco no objetivo da entrevista e na condução da mesma, como perguntar, como se portar, o gestual e perceber em que momento era necessário aprofundar a pergunta. Outra dificuldade foi não ter um lugar destinado para fazer as entrevistas, o que resultou empouca privacidade ou interferência de pessoas externas por interrupções espontâneas em algumas entrevistas. Contudo, a experiência foi muito enriquecedora e também possuiu aspectos que facilitaram o processo: como a disponibilidade dos informantes, o que permitiu combinar os horários e datas mais facilmente, a importância de um ambiente tranquilo para a realização desta tarefa (o que foi conseguido por alguns), a utilização de aparelhos para áudio-gravação digital facilitou as etapas seguintesdo processo da análise, e por fim a aproximação com este método, de uma forma que se mostrou capaz de evidenciar a minuciosidade com que este método trabalha, utilizando-se de um embasamento teórico robusto para alicerçar sua problematização e do olhar crítico para compreender os desfechos da mesma.

Considerações Finais

Ao utilizarmos esta técnica, a entrevista, podemos experimentar e sentir a relevância da entrevista como meio para coletar dados e se chegar ao almejado objetivo do estudo em questão. Percebemos os entraves, e quão complexa a entrevista pode se tornar caso o objetivo não esteja bem definido no estudo. E, que cada um tem a sua forma de abordagem na entrevista, foi percebido isso na discussão quando fomos fazer as analises. A experiência nos servirá como embasamento para as demais atividades em posteriores entrevista, visto que a prática desta atividade que outrora realizamos foi extremamente importante para o nosso crescimento enquanto acadêmicos de mestrado. Destacamos, nas discussões algumas de suas vantagens e desvantagens, mostrando que, para a obtenção de resultados que agreguem valor à pesquisa, esta técnica deve ser utilizada com bastante cuidado. No plano da sua aplicação, realizar a entrevista, esclareceu-nos quais os passos e pontos importantes para a realização da técnica, assim como os seus elementos imprescindíveis, dando ênfase na importância do papel do entrevistador para o sucesso da entrevista, no aspecto ético da técnica, assim como algumas instruções sobre como conduzir uma entrevista, à importância da transcrição da à sua análise, mostrando que, apesar de ser um processo que demanda bastante tempo, permite ao pesquisador procurar sentido e compreensão nos dados coletados.

Palavras Chave

ENTREVISTA; FORMAÇÃO; SAUDE COLETIVA

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

CARMEM RITA SAMPAIO SOUSA, Anabel ROJAS CARMONA, Aminata MENDES, MARIA SOCORRO SOUSA, MARIA IARA SOCORRO MARTINS, Thalyta Gleyane SILVA CARVALHO