Datos del trabajo


Título

REVISÃO INTEGRATIVA: QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA COM ESTOMA INTESTINAL

Introdução

À pessoa com estoma intestinal é aquela que por algum agravo, necessitou submeter-se a confecção de uma abertura na parede abdominal para a eliminação do conteúdo fecal. A palavra estoma tem origem grega do sufixo “stoma” que significa boca, abertura ou orifício.São vários os motivos que levam a confecção de um estoma, dentre eles as doenças crônicas, tais como: a doença de Chagas, a doença de Crohn, o câncer, os traumas entre outros. O câncer colorretal está entre os principais fatores que levam a confecção de um estoma. Estima-se que se tenham 34.280 novos casos de câncer colorretal em 2016, sendo 16.660 em homens e 17.620 em mulheres. Em 2013 ocorreram 15.415 mortes em decorrência deste tipo de câncer; sendo 7.387 homens e 8.024 mulheres. Para a escolha do tratamento são levados em consideração: o tamanho, a localização e a extensão do tumor. Ao receber o diagnóstico para a confecção de um estoma, a pessoa apresenta dificuldades para enfrentar e vencer as mudanças que ocorrerão nessa nova fase. O cuidado prestado a estas pessoas torna-se um desafio à enfermagem, que precisa trabalhar com esses sentimentos de forma a revertê-los tornando a pessoa hábil para o autocuidado. Assim se estabelece a seguinte questão de pesquisa: Quais as publicações científicas em enfermagem entre os anos de 2006 a 2016 sobre a qualidade de vida de pessoas com estoma intestinal?

Objetivos

Identificar as publicações científicas em enfermagem entre os anos de 2006 a 2016 que evidenciam o estudo da qualidade de vida de pessoas com estoma intestinal.

Desenvolvimento

Trata-se de uma Revisão Integrativa realizada sob os critérios segundo Whittemore e Knalf e seguiu um protocolo elaborado por duas pesquisadoras, obedecendo os seguintes passos: identificação do problema a ser investigado e elaboração da pergunta de pesquisa. Busca nas bases definidas, extração e avaliação dos dados segundo critérios de inclusão e exclusão. A coleta de dados ocorreu nos dias 07 e 08 de abril de 2017 e os dados exportados para o software gerenciador de bibliografia EndNote.O resultado da seleção da amostra foi apresentado em um fluxograma que se baseou no Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. A apresentação dos dados está em formato de tabela construída no Word, contendo Referência/Base de dados; Objetivo; Delineamento do Estudo; Número de Participantes; Instrumentos Utilizados; Resultados. Os dados foram ordenados, codificados, categorizados e resumidos para a análise e síntese. Foram incluídos artigos de pesquisas qualitativas e/ou quantitativas, nos idiomas inglês, português e espanhol, publicados nos periódicos das bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, CINAHL, SCIELO, PUBMED, SCOPUS, que continham os descritores e/ou palavras chaves selecionadas, no período de 01 de janeiro de 2006 a 31 de dezembro de 2016. A estratégia de busca foi realizada com base nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e a partir do Medical Subject Headings (MeSH) complementados por palavras chaves relacionadas com cada descritor para que a busca ficasse completa e posteriormente realizado o cruzamento dos descritores utilizando a lógica dos recursos booleanos “AND” ou “OR”.As pesquisas deveriam ser realizadas por enfermeiros, com enfoque na qualidade de vida das pessoas com estomias intestinais e seus familiares.Na primeira fase foram selecionados 3080 artigos. Após remoção dos duplicados, leitura de títulos e abstracts e seleção conforme critérios de inclusão e exclusão, resultaram 27 artigos para a avaliação final. Adicionalmente, verificamos na literatura cinzenta no Google Scholar e na lista de referências dos estudos, não sendo integrado nenhum artigo a pesquisa. Os 27 artigos foram lidos na íntegra sendo excluídos 18 estudos que não atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, restaram nove artigos os quais foram relidos na íntegra e simultaneamente avaliados com a aplicação do SQUIRE 2.0, resultando para a análise 07 artigos.

Considerações Finais

A enfermagem atua com competência técnica no desenvolvimento de novas tecnologias, pesquisas e auxilia através de estratégias educativas na melhoria do autocuidado, autoestima e consequentemente na melhora da qualidade de vida das pessoas com estomias. Por meio deste estudo foi possível identificar as publicações de enfermagem voltadas para a qualidade de vida das pessoas com estoma intestinal, assim como o papel exercido pela mesma no processo de reabilitação. Empreender estudos que avaliam a qualidade de vida destas pessoas norteiam os profissionais acerca das estratégias que estão sendo executadas no cuidado a este público, apontando as fragilidades e possibilitando adequações das ações de cuidado, de modo a melhorar sua reintegração no autocuidado e sociedade.

Palavras Chave

Qualidade de Vida
Estomia

Area

Qualidade de vida

Autores

Joane Rosiara Werner, Juliana Simas Justino, Lúcia Nazareth Amante, Jane Cristina Anders, Cilene Fernandes Soares, Tatiana Martins, Magali Schütz Corrêa, Rariany Miriam de Oliveira Lopes