Datos del trabajo


Título

APLICABILIDADE DAS FERRAMENTAS DE COACHING NA SAUDE COLETIVA: UMA INVESTIGAÇAO

Introdução

O coaching é um processo condução para o desenvolvimento de habilidades e competências. Método originado da administração, encontra hoje, aplicabilidade na promoção da saúde, reabilitação em saúde e processos gerenciais. Esse processo, pode ser gerado por um coach, profissional que realiza aplicação de ferramentas, métodos, técnicas, dinâmicas, procedimentos, ou outra ação que seja, que possam gerar a reflexão sobre tomada de decisão, escolhas e gestão de carreiras. Essa metodologia poderá ser aplicada individualmente ou em grupo. O processo de coaching permite ainda, o desenvolvimento de visão sistêmica da saúde, compreendendo um indivíduo como pertencente a um sistema ecológico, que perpassa pela esfera fisiológica e psicológica. No Brasil, o coaching é reconhecido como uma formação livre e algumas de suas ferramentas são utilizadas em métodos de terapias complementares em saúde. As terapias complementares correspondem a uma linha de cuidado do Ministério da Saúde, que gera benefícios na promoção e recuperação em saúde.

Objetivos

Identificar na literatura produção cientifica acerca do uso de ferramentas de coaching no âmbito da saúde.

Método

Trata-se de um estudo descritivo do tipo revisão integrativa. Realizado na biblioteca virtual de saúde. A busca foi realizada no período de abril a maio de 2018, utilizando os descritores controlados: coaching, health e o operador booleano AND para cruzamento dos termos. A amostra inicial foi composta por 1356 artigos, dos quais 57 foram selecionados após leitura de título e resumo. Foram aplicados como critérios de inclusão (artigos na íntegra, nos idiomas português, inglês, que respondessem a questão norteadora: “Qual aplicação das ferramentas de coaching na saúde?”. Foram excluídos, artigos que apresentaram em seu título o termo coaching, mas não apresentaram em seu conteúdo, ferramentas referentes ao processo de desenvolvimento de habilidades. Após a leitura foram construídas três categorias para apresentação dos resultados, a saber: aplicabilidade gerencial, promoção da saúde e reabilitação em saúde. Os aspectos éticos relacionados a produção cientifica foram preservados.

Resultados

Foram identificados artigos que em sua maioria na língua inglesa, seguidos pelo português e espanhol. Foram identificadas em seis sub – áreas, a saber: enfermagem, saúde pública, serviços de saúde, educação, medicina e psicologia. Os artigos em sua maioria foram publicados entre os anos de 2016, 2015, 2014 e 2013. Os artigos possuíam como métodos: estudos de coorte, estudos de casos, relatos de casos, revisão sistemáticas e ensaios clínicos.

Três categorias referentes aplicação do coaching em saúde foram identificadas: processos gerenciais, promoção da saúde e reabilitação. Em processos gerenciais, o coaching poderá ser aplicado no desenvolvimento de características de liderança, trabalho em equipe, comunicação de alto impacto do gestor e liderados e resolução de conflitos. A Liderança Coaching é um novo direcionamento das organizações do setor em nossa realidade, por que há poucos estudos a respeito .Cardoso et al., (2011) apresentou o coaching como um processo de alto impacto para aumento da produtividade; compromisso com os resultados e com a realidade das pessoas que pressupõe disposição para cooperar. Assim, é possível afirmar que caracterizam a prática da Liderança como novas alternativas de gestão. O coaching contribui para a desconstrução de estereótipos na gestão das pessoas nas organizações. Na esfera da promoção em saúde, o processo de coaching poderá ser aplicado para a melhoria para qualidade de vida, práticas saudáveis, metas nutricionais e ponderais. Na reabilitação em saúde, as ferramentas de coaching pode contribuir para resoluções de adoecimentos psíquicos e emocionais. Aplicação de sistemas representacionais pode contribuir para o pensamento sistêmico, permitindo que cada indivíduo seja reconhecido como pertencente ao seu próprio sistema. As primeiras referências de aplicação de técnicas motivacionais relacionadas ao coaching, teve origem nos Estados Unidos e surgiu de um projeto que comparou pacientes que realizaram tratamento para controle do alcoolismo.

Considerações Finais

Percebemos que, o coaching apresenta uma metodologia inovadora e eficaz, capaz de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências. Praticada nos dias atuais por diversas áreas, que permeiam a saúde e administração. Essa metodologia é compatível com saúde coletiva, tendo em vista que a saúde é compreendida um processo multivariado e multinívelado, que pode ser influenciado por um sistema. Apresenta ainda, como uma estratégia de impacto de na aquisição de resultados, que possibilita a redução dos custos em saúde. Reconhecido mundialmente, o coaching avança a cada dia mais, em nosso país. Em países na Europa e Americana latina profissionais de pertencentes a formação de coaching, movimentam maiores recursos de investimentos financeiros, bem como formações de graduações e pós- graduações. Portanto, observamos em que no Brasil, ainda é necessário estimular a produção de pesquisas clinicas que possibilitem a divulgação mais ampla de resultados da aplicação da metodologia de coaching. O ministério da saúde no Brasil, já reconhece algumas ferramentas de coaching, como a constelação familiar, para o alcance de metas de saúde. O referido estudo possui grande relevância para o reconhecimento de novas tecnologias aplicadas a saúde. Ressaltamos, como limitação do estudo adequação dos descritores utilizados para reconhecer publicações que apresentem sua metodologia.

Palavras Chave

Coaching- saúde / coaching - Health

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Autores

LARISSA GABRIELLE DIAS VIEIRA, Almir José Ferreira dos Santos, Tárcia Sibele Dias Vieira, Ana Beatriz Pequeno Lima Girão, Marilia Mendes Nunes, Márica Jane Lopes Dias Vieira