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Título

MOTIVOS DE INTERESSE OU DESINTERESSE PELO MERCADO DE TRABALHO PUBLICO POR FORMANDOS DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇAO PUBLICA

Introdução

Embora a implantação da Equipe de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família e a Política Nacional de Saúde Bucal terem ampliado o número de vagas no setor público, o mercado privado ainda é o principal mercado de trabalho desejado pelos egressos de Odontologia. Esse desejo pode ser influenciado pelo caráter liberal historicamente marcado pela profissão ou pelo ensino tradicionalmente pautado em aspectos técnicos. Nesse sentido, nos últimos anos, houve um incentivo a alteração dos projetos políticos pedagógicos do curso de Odontologia, visando atender as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, no intuito de uma formação mais humana, generalista e voltada para o sistema de saúde brasileiro.

Objetivos

Analisar os motivos para o interesse ou desinteresse no mercado de trabalho público entre formandos de odontologia de uma instituição pública.

Método

O estudo qualitativo foi realizado com formandos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os critérios de inclusão era ser concluinte e estar devidamente matriculado no segundo semestre letivo de 2017.
A coleta de dados foi realizado na última semana letiva, de forma individual, por método de saturação, registradas por dois entrevistadores utilizando um gravador de voz digital com o auxílio de um roteiro-guia que versava sobre a perspectiva para inserção no mercado de trabalho e sobre o interesse na atuação no serviço público.
Os dados transcritos foram realizadas na íntegra e analisados por dois pesquisadores através do método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin.

Resultados

Houve a participação de 23 formandos. Foi possível identificar duas categorias:

MOTIVOS DE INTERESSE
Nesta categoria, foram identificadas as seguintes subcategorias: estabilidade, início de carreira profissional, aspecto social, perfil do usuário, experiências vivenciadas.
Entre os indivíduos que apresentaram interesse pelo setor público, houve o interesse em trabalhar no exército, hospitais, e principalmente em unidades de saúde.
Estabilidade
A estabilidade foi o principal motivo para o interesse dos formandos no mercado público, seja por definirem ‘‘estabilidade está no topo’’, pelo aspecto financeiro de ‘‘um lugar onde tem um salário fixo’’, pela dificuldade da ‘‘garantia de trabalho (...) [na] condição de recém-formado’’ e ‘‘insegurança de abrir o próprio consultório e não dar certo’'.
Início de carreira profissional
Alguns formandos vêem o serviço público como um local apropriado para o ‘’começo [de carreira]’’, e isso pode se dar pela percepção do serviço público como um campo de aprendizagem e amadurecimento profissional, como presente no discurso ‘‘bom pra pegar mão’’.
Aspecto social
O aspecto social aparece em uma dimensão de poder ‘’ajudar pessoas‘’ ou de ‘’um retorno (...) para sociedade, (...) eu [estudante] custo caro para o governo’’.
Perfil do usuário
Alguns formandos disseram ‘‘gosto de trabalhar com esse tipo de pessoa’’, pois são pessoas ‘mais carentes, tanto de carinho mesmo’’ e precisam de habilidades profissionais que afirmaram ter, ‘’eu consigo conversar, (...) tenho paciência‘’.
Experiência vivenciadas
Experiências exitosas vivenciadas ao longo da vida acadêmica, apareceram como aspectos importantes no interesse pelo serviço público. Sejam em uma experiência de busca indivídual, como no discursos: ‘‘o que ajudou mais a ter mais vontade de fazer [concurso público] (...) [foi que] (...) meu tio (...) é dentista, ele também atende na unidade da saúde, sempre (...) eu ia com ele’’, como também inerente à formação acadêmica, principalmente nos estágios curriculares obrigatórios, como na fala: ‘’a Saúde Coletiva [disciplina e estágio extramuros] me deu uma perspectiva completamente diferente, eu nunca tinha entrado em uma unidade (...). Comecei a ver, conhecer e a ser usuária também’’ e em disciplinas optativas: ‘’faço uma disciplina multiprofissional que vai na unidade de saúde, gostei muito de fazer’’.

MOTIVOS DE DESINTERESSE
Nesta categoria, foram identificadas as seguintes subcategorias: perfil do usuário, atuação profissional, condições de trabalho, realização profissional.
Perfil do usuário
O perfil do usuário também aparece como motivo de desinteresse, como no discurso: ‘‘os pacientes que a gente atende na saúde pública, (...) só vão quando estão com dor! (...) É só (...) abre, fecha buraco, tira a dor do paciente, ele fica sem dor e nunca mais volta! (...) A mentalidade do paciente [particular é] diferente, porque ele tá pagando (...), ele leva mais a sério, porque sai do bolso dele, (...) [o paciente da saúde pública] a gente não consegue mudar a cabeça dele, e eles tem uma cabeça muito fechada, (...) muito antiga’’.
Atuação profissional
A organização em níveis de complexidade do serviço público parece caracterizar como fator limitante na atuação profissional e justificam ‘’não tenho interesse no que é feito [procedimentos] no posto de saúde’’, acha que ‘’não acaba fazendo muita coisa (...), não fazia prótese que é uma coisa que eu gosto de fazer‘’ e precisa ‘’mandar pro Centro de Especialidades’’ e fica ‘’mais difícil (...) criar um vínculo com os pacientes na unidade de saúde como é no seu consultório’’.
Condições de trabalho
Alguns formandos verificaram o serviço público com condições de trabalho ainda ‘’muito precário em materiais (...), muito escasso material, em auxílio para o dentista’’, e por isso ''não consegue sanar o que o paciente precisa’’ e ‘’acaba não podendo oferecer o melhor [tratamento] para o seu paciente’’.
Realização profissional
Na percepção dos formandos a realização profissional esta relacionado ao mercado privado, pois conceitua o mercado público associado a ‘’expectativa (...) [de] frustrar trabalhando na unidade de saúde é bem grande’’, e como '' um serviço muito ruim (...), um trabalho que você não vai ter retorno, (...) não vai ter resultado (...), não fala (...) nossa meu trabalho vale a pena!’’. Além do caráter da formação em ‘’um curso 100% prático (...), então eu tentei pôr na balança questão do sucesso profissional como cirurgião dentista, (...) nada iria agregar mais (...) que uma atuação mais clínica’’ e a questão do comodismo ‘’se eu fosse para a saúde pública iria ficar sempre na mesma tecla ali, não ia conseguir crescer [profissionalmente]’’.

Considerações Finais

Os motivos de interesse no mercado público foram: estabilidade, perfil do usuário, aspecto social e experiências vivenciadas. Os motivos de desinteresse foram: perfil do usuário, atuação profissional, condições de trabalho, realização profissional.

Palavras Chave

Mercado de Trabalho; Prática Profissional; Capacitação Profissional; Recursos Humanos em Odontologia; Educação em Odontologia.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Manoelito Ferreira Silva Junior, Débora Cristina Lima Almeida, Cristina Berger Fadel