Datos del trabajo


Título

ANALISE DA PRODUÇAO DE CONHECIMENTO GERADOS EM CURSOS DE MESTRADO NA PERSPECTIVA COMPARADA BRASIL - PORTUGAL

Introdução

Tem-se evidenciado no campo da saúde e, mais especificamente na enfermagem, um aumento significativo no número de produções científicas oriundas, principalmente, de programas de pós-graduação strictu sensu, por meio de teses e dissertações. Essa produção científica, juntamente com outras investigações desenvolvidas nestes espaços, representam o desenvolvimento da pesquisa científica, sendo portanto, relevante conhecê-la e socializa-la, bem como suas implicações e impactos para as práticas profissionais em saúde.

Objetivos

Analisar o conhecimento gerado por meio de dissertações produzidas na perspectiva da saúde coletiva por dois programas de mestrado, de duas escolas de enfermagem, uma no Brasil e outra em Portugal e a implicação desta produção para as práticas em saúde .

Método

Estudo de caso, de abordagem qualitativa, documental, do tipo síntese realista, uma revisão de literatura focalizada em identificar, classificar, avaliar e resumir resultados de estudos empíricos que abordam questões de pesquisa semelhantes ou relacionadas. Dados apreendidos em dois programas de mestrado de enfermagem, um no Brasil (Niterói-RJ) e outro em Portugal (Coimbra). Compôs a amostra 67 dissertações produzidas entre 2010 e 2015, por enfermeiros que analisaram eventos que tiveram lugar na saúde coletiva.

Resultados

Em ambos os programas de mestrado analisados evidenciou-se a apropriação de uma pluralidade de temáticas de estudo pelos mestrandos e, também uma diversidade de desenhos de pesquisa, prevalecendo estudos qualitativos, descritivos e explicativos, realizados com usuários que acessam os serviços de saúde. No Brasil houve predominância de pesquisas qualitativas, ao contrário de Portugal onde prevalecem estudos mistos e quantitativos. A palavras-chave comum a todos os estudos no Brasil foi “Enfermagem”, mesmo sendo produções originadas de um Programa de Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde. E em Portugal, prevaleceram os termos “Cuidado e saúde”. Da totalidade de estudos, 96,9%, têm alinhamento direto com o campo de saúde pública e todos contribuem para a reflexão sobre o impacto deste conhecimento nas práticas de cuidado em saúde. Por meio da apropriação da Teoria de Afaf Meleis pode-se evidenciar que os estudos produzidos vem atendendo aos diferentes fenômenos da vida .

Considerações Finais

Refletir sobre a produção científica de enfermagem gerada em Programas de mestrado contribuiu para o conhecimento dos itinerários de pesquisa científica empreendidos nesta área, dos processos para a geração deste conhecimento e do perfil dos pesquisadores. Indicamos para a necessidade de fortalecimento da produção científica de ambos os programas, movimento a ser realizado por meio de avaliações periódicas para o acompanhamento da qualidade e das implicações das mesmas para a melhoria dos cuidados em saúde coletiva.

Palavras Chave

Produção de conhecimento; Pós-Graduação; Enfermagem ; Saúde

Area

Outros

Instituciones

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

DONIZETE VAGO DAHER, Sonia DAHER Acioly , Irma Brito