Datos del trabajo


Título

RECRIANDO PRATOS LUDICOS COMO FORMA DE ABORDAR HABITOS SAUDAVEIS COM ESCOLARES

Introdução

Uma alimentação saudável favorece a qualidade de vida em adultos, nas crianças a importância da alimentação saudável se torna imprescindível para um crescimento e desenvolvimento adequado e de qualidade. Para ser considerada saudável, a alimentação precisa ser apropriada em quantidade e qualidade, ser variada, segura e atrativa. Atualmente temos um estilo de vida moderno, vivemos em um ambiente obesogênico que favorece o excesso no consumo de alimentos super processados, assim, como o estilo de vida frenético favorece a diminuição do número de refeições realizadas em casa e aumenta o consumo de fast food, devido a sua facilidade de consumo. Em conjunto a isso, temos também uma diminuição das atividades físicas, que auxilia para a prevalência da obesidade no mundo, incluindo o Brasil. Os hábitos alimentares das crianças, são geralmente os hábitos de seus responsáveis, e também são influenciados pela sua alimentação na escola, por isso a importância da educação nutricional inserida na escola, aplicada por meio de atividades lúdicas e estratégias eficazes, para melhorar a qualidade de vida das crianças atendidas e estimula uma alimentação saudável, permitindo que os alunos estejam aptos a realizarem escolhas nutricionalmente adequadas. Para que esta educação torne-se mais eficaz e interessante para o aprendizados dos alunos, ressalta-se a importância de realizar atividades diferenciadas, principalmente com atividades lúdicas, atualmente com o desenvolvimento tecnológico e com a criação de jogos interativos em aplicativos, reforça-se a necessidade do desenvolvimento de atividades escolares que estimulem a participação ativa das crianças.

Objetivos

Sensibilizar escolares acerca da alimentação saudável.

Método

: Pesquisa qualitativa descritiva exploratória desenvolvida com aproximadamente 47 alunos do sétimo ano de uma escola da rede pública na cidade de Florianópolis. Os dados foram coletados através de atividade lúdica que consistia na recriação de pratos lúdicos retirados de imagens da internet. As imagens selecionadas para a replicação dos estudantes consistiam em animais e paisagens, e elas deviam ser executadas utilizando frutas e verduras como banana, maçã, tangerina, uva e pera. Os dados foram registrados através de observação participante, o qual os pesquisadores observavam porém participavam ao mesmo tempo. O processo de análise seguiu a proposta da Análise de Conteúdo de Bardin 6. Trata-se de um relato desenvolvido a partir da realização de uma atividade do projeto de intitulado “APRENDER E (RE) APRENDER HÁBITOS SAUDÁVEIS NO COTIDIANO: UMA FORMA DE MINIMIZAR A OBESIDADE ENTRE AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES NAS ESCOLAS DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO”, tendo como objetivo a abordagem sobre temas relacionados a uma vida saudável, como alimentação de qualidade e prática de atividades físicas. A atividade desenvolvida Este projeto foi aprovado pelo Comitê de ética da Universidade Federal de Santa Catarina através do parecer número 2.190.570, e está vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Tecnologias para o Cuidado de Saúde no Ambiente Médico-Cirúrgico (LAPETAC/UFSC). Sendo assim, foram respeitados os aspectos éticos da pesquisa conforme o disposto na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde.

Resultados

Durante a realização da atividade se fez notório que propiciar estes espaços interativos potencializa o relacionamento, o diálogo e a troca de conhecimento tanto entre os alunos, como também estimula o desenvolvimento da mesma. Para a sua realização, era necessário a manipulação dos alimentos, para tanto, as frutas e legumes foram oferecidas in natura e inteiras para os escolares, consequentemente, para a recriação dos pratos eles tiveram que descascar e cortar os alimentos. Nesta etapa da atividade, percebeu-se a indagação dos mesmos no momento em que deveriam retirar a casca de uma tangerina e até mesmo uma maçã, por exemplo. Elenca-se este fator observado como importante, pois demonstra o desconhecimento dos mesmos em relação às técnicas, e isto pode estar relacionado ao fato de que em casa os escolares recebem os alimentos de seus responsáveis já higienizados, descascados e cortados em fatias, não tendo assim o contato com a fruta inteira. Percebe-se assim, que o ambiente familiar, representado pelos responsáveis, influência e desempenha papel determinante no desenvolvimento das preferências e das práticas alimentares das crianças. No decorrer da atividade a efetividade mostrou ser fundamental para a melhor construção de aprendizagem à partir das interações, pois com ela os estudantes se sentem mais seguros para participar da aula, expondo suas opiniões e tirando suas dúvidas. Por fim, após o término da recriação dos pratos, os escolares puderam saborear os alimentos os quais haviam manipulado, promovendo o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa.

Considerações Finais

Atividades voltadas para questões de promoção à saúde reforçam a importância do trabalho do enfermeiro também como um educador, e como este trabalho pode fazer a diferença para a adesão de bons hábitos, neste caso mais especificamente dos escolares e suas famílias. Neste contexto, elenca-se a importância da realização de atividades lúdicas no ambiente escolar, não somente relacionados ao tema alimentação, mas também a outros temas voltados à saúde, pois observa-se que quando há uma atividade lúdica, que fuja do padrão de atividades cotidianas os quais estão inseridos na escola, os escolares acabam por demonstrar mais interesse pelo assunto, participar das atividades e por consequência absorver um pouco mais de conhecimento.

Palavras Chave

Hábitos Saudáveis; Lúdico; Promoção da Saúde; Enfermagem.

Area

Promoção da saúde

Autores

Bárbara Mohr da Silveira, Juliana Simas Justino , Luciara Fabiane Sebold, Julia Martins da SIlva, Emanuele Pozzebon Caurio , Juliana Balbinot Reis Girond, Lúcia Nazareth Amante , Nadia Chiodelli Salum , Bruno De Campos Gobato , Raul Vinicius Eleutério