Datos del trabajo


Título

ABORDANDO HÁBITOS SAUDÁVEIS ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO

Introdução

A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNaPS), instituída em 2006 e revisada no ano de 2014 define a promoção da saúde como sendo “um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo”, ainda relacionado à política, ela traz a existência de diversos temas prioritários dentre eles, destacam-se dois, a “Alimentação adequada e saudável” e, o outro, “Práticas corporais e atividades físicas”. Como forma de incentivar a promoção da saúde de forma geral, e principalmente a adesão a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regularmente torna-se necessário o papel do enfermeiro como educador em saúde.Por sua vez, a educação em saúde apresenta-se como uma estratégia que auxilia na formação e na criação de um senso mais crítico nas pessoas, estimulando-as a buscar soluções para os problemas, por fim ressalta-se ainda a importância da participação de toda uma equipe multiprofissional e não somente de um profissional isolado. A educação em saúde no ambiente escolar tem extrema importância na divulgação e criação de bons hábitos nos escolares e suas famílias, tendo em vista que a escola é um lugar propício para a disseminação de informações, porém, traz-se como importante o uso de novas estratégias apropriadas que favoreçam a troca de informações, como por exemplo a realização de atividades voltadas ao lúdico. Neste contexto as atividades lúdicas são uma forma de estabelecer relações e formar um canal efetivo de comunicação entre os profissionais de saúde e as crianças, favorecendo assim o desenvolvimento pessoal, social, cultural, o conhecimento de novas informações e uma consequente melhora na qualidade de vida.

Objetivos

Sensibilizar crianças acerca da importância da alimentação adequada para uma vida mais saudável.

Método

Pesquisa qualitativa descritiva exploratória desenvolvida com aproximadamente 60 crianças, entre 10 e 11 anos, do 5º ano do ensino fundamental de duas escolas da rede básica de educação, localizadas na cidade de Florianópolis, Santa Catarina/Brasil. Os dados foram coletados a partir de uma atividade lúdica que envolvia os alunos e seus conhecimentos prévios acerca de práticas alimentares e atividades físicas durante um jogo de tabuleiro. O tabuleiro proposto continha aproximadamente vinte e oito “casas” o qual as crianças ficavam em pé, sendo que assim como um jogo de tabuleiro usual, o criado continha diversas divisões, mais especificamentes eram: três alimentos saudáveis (cenoura, maçã e brócolis); duas atividades físicas (polichinelo e pula corda); três alimentos não saudáveis (frituras, refrigerantes e hambúrguer) e dois fast-food, as demais eram contadas como “casas em branco” e ficavam entre as casas onde havia os desenhos citados a cima. Os dados foram registrados através de observação participante, o qual os pesquisadores observavam porém participavam ao mesmo tempo. O processo de análise seguiu a proposta da Análise de Conteúdo de Bardin. Trata-se de um relato desenvolvido a partir da realização de uma atividade do projeto de intitulado “APRENDER E (RE) APRENDER HÁBITOS SAUDÁVEIS NO COTIDIANO: UMA FORMA DE MINIMIZAR A OBESIDADE ENTRE AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES NAS ESCOLAS DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO”, tendo como objetivo a abordagem sobre temas relacionados a uma vida saudável, como alimentação de qualidade e prática de atividades físicas. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de ética da Universidade Federal de Santa Catarina através do parecer número 2.190.570, e está vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Tecnologias para o Cuidado de Saúde no Ambiente Médico-Cirúrgico (LAPETAC/UFSC). Sendo assim, foram respeitados os aspectos éticos da pesquisa conforme o disposto na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde.

Resultados

A realização desta atividade permitiu visualizar o convívio entre os alunos, o fascínio dos mesmo com o tabuleiro utilizado na atividade e a vontade de participar da dinâmica. Conforme o jogo seguiu, em determinadas casas os alunos questionaram o que seriam alimentos pouco saudáveis, eles tinham dúvidas que quais outros alimentos não eram tão saudáveis, assim como aconteceram perguntas sobre os alimentos saudáveis. Conforme os responsáveis pela dinâmica explicam sobre quais alimentos eram saudáveis ou não, muitas crianças expressaram que nunca tinham comido tal alimento, outros falavam que não gostavam, alguns falaram que seus pais não compravam tal alimento ou compravam muitos alimentos considerados não saudáveis, como fast food diversas vezes na semana. A fala dessas crianças trouxe a percepção da importância da família na influência alimentar, eles comem os mesmos alimentos de seus pais e responsáveis, se estes não consomem frutas e verduras dificilmente essa criança tem o interesse nesses alimentos. Nos momentos em que as crianças paravam nas casas que continham momentos de atividades físicas elas precisam realizar aquela atividade, quando a atividade era pular corda as meninas se destacavam, alguns meninos não quiseram pular corda por ser uma brincadeira de menina. Quando a atividade era realizar atividade física, muitas crianças não sabiam fazer essa atividade e outras crianças acabaram rindo delas.

Considerações Finais

O intuito de promover consciência no que diz respeito à proteção da saúde pela alimentação deve ser sempre um objetivo na prática para todos, incluindo os enfermeiros. Realizar ações focadas em promoção de saúde acentuam a relevância do trabalho da enfermagem, ocorrendo com mais frequência em hospitais e unidades de saúde, porém pode ser exercido em outros cenários, como o escolar. Os hábitos saudáveis se iniciam na infância e o enfermeiro no intuito de ser facilitador da aprendizagem, deve possuir criatividade, deve apresentar qualidades imprescindível como autenticidade, boa comunicação e deixar transparecer uma pessoa real, tal como é na relação com o outro. Nesse contexto, ao trazer esse assunto para a sala de aula contribui para o desenvolvimento infantil e ao utilizar atividades lúdicas despertam nos alunos um interesse maior na temática, possibilitando uma maior assimilação do tema e uma provável disseminação sobre o assunto com seus familiares, amigos e pessoas de seu convívio.

Palavras Chave

Enfermagem
Hábitos Saudáveis
Criança

Area

Promoção da saúde

Autores

Juliana Simas Justino, Luciara Fabiane Sebold, Bárbara Mohr da Silveira, Lúcia Nazareth Amante, Juliana Balbinot Reis Girondi, Bruno de Campos Gobato, Palloma Caroline Guedes Oliveira, Raul Vinicius Eleutério, Emanuele Pozzebon Caurio, Julia Martins da Silva