Datos del trabajo


Título

Liderança transformacional: clube de leitura para enfermeiros gerentes de urgência e emergência

Introdução

A liderança consiste em uma das estratégias fundamentais para a práxis do enfermeiro. Um dos estilos que está relacionado com o desenvolvimento de competências do próprio líder e de sua equipe é a Liderança Transformacional (LT). Esta considera o relacionamento baseado na confiança, o que influencia de forma positiva líder e liderados tornando as metas e objetivos organizacionais um propósito coletivo. O setor de urgência e emergência é um cenário cuja participação do enfermeiro é imprescindível. A estratégia do clube de leitura pressupõe o uso de atividade de aprendizagem social para integrar novo conhecimento a um contexto de experiências já vivenciadas. Esta estratégia é descrita na literatura como benéfica ao desenvolvimento de enfermeiros por melhorar a habilidade de avaliação, propiciar o uso de evidências clínicas na prática e criar um fórum permanente de discussão e educação.

Objetivos

Conhecer o significado de liderança transformacional na perspectiva dos gerentes de enfermagem da rede de urgência e emergência e desenvolver um ambiente de aprendizagem por meio do clube de leitura para o exercício da liderança transformacional.

Método

O desenvolvimento do estudo foi aprovado por Comitêde Ética em Pesquisa. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa ancorada em duas etapas. Na primeira adotou-se a análise de conteúdo e na segunda a pesquisa- ação na modalidade estratégica. O cenário da pesquisa foi a rede de urgência e emergência de um município. Tratou-se de uma amostra de conveniência. O investigador principal discutiu o desenho e objetivos da pesquisa com os participantes, obtendo o consentimento livre e esclarecido destes e assegurando confidencialidade e proteção dos dados. A coleta de dados da etapa 1 foi realizada por meio de entrevistas abertas individuais com as questões: - Conte-me sua experiência com a liderança? - O que significa para você liderança transformacional? Os depoimentos foram analisados segundo a análise de conteúdo. Na etapa 2 realizou-se o clube de leitura considerando o estabelecimento de um ambiente de aprendizagem por meio da articulação com a coordenadoria da rede de urgência e emergência. Os dados foram analisados considerando o diagrama proposto para a pesquisa-ação: planejamento, desenvolvimento, descrição e avaliação do processo educativo e discutidos segundo a temática: liderança e gerenciamento.

Resultados

Os participantes foram do sexo feminino, média de idade de 38 anos e tempo na posição de gerente de três a 20 anos. Na etapa 1 os temas revelados foram: fatores relacionados a equipe, fatores relacionados aos processos de liderança, fatores relacionados ao papel do líder. O tema fatores relacionados à equipe revelou que se faz necessário que o enfermeiro considere o holismo, respeite as individualidades, reconheça e fomente as competências, capacidades e potencialidades de cada membro da equipe. É importante que, durante o processo de trabalho, o enfermeiro ofereça oportunidades de participação, estimule uma linguagem comum e compartilhe soluções para os problemas. O tema fatores relacionados ao processo de liderança revelou o conceito atribuído para a LT. Os pressupostos da LT são identificados e percebidos pelos enfermeiros como importantes, embora ainda não estejam totalmente presentes no seu cotidiano. Ressaltaram a importância do desenvolvimento da prática de liderar e as habilidades essenciais para o exercício da liderança. Destacou que cada líder tem seu estilo de liderança sendo controversa a determinação de qual estilo de liderança é mais adequado, pois tudo varia em função da situação vivida. No tema fatores relacionados ao papel do líder os participantes explicitaram que é fundamental que o líder desenvolva ações que propiciem o respeito, sendo este entre o líder e a equipe, entre a equipe e entre os membros da equipe e os usuários; também referem ser papel do líder coordenar e administrar o trabalho, negociar com a equipe e desenvolver a colaboração da mesma; Na etapa 2, clube de leitura, desenvolveu-se por meio dos encontros e realizou-se a reflexão sobre a prática gerencial e sua interface com a LT. Essa etapa consistiu na construção coletiva do planejamento e de intervenção da prática do Processo de Liderança na realidade dos participantes. No primeiro encontro foi feito o acolhimento dos sete participantes, a pesquisadora apresentou os objetivos do estudo e a finalidade dos encontros e também validou os temas e subtemas que emergiram das entrevistas individuais, os participantes verbalizaram também os incômodos do cotidiano de trabalho. O conhecimento e desejo em trabalhar no Serviço de Urgência e Emergência foi sempre evidenciado no grupo, mesmo diante de dificuldades estruturais e comportamentais. Após a apresentação, foi distribuído um caso motivador sobre liderança, realizada a leitura coletiva e iniciada a discussão. A seguir, foi entregue um texto para ser lido e discutido no próximo encontro. Ao término do encontro foi realizada a avaliação. No segundo encontro ressaltaram que é fundamental buscar o conhecimento para aplicá-lo na prática e que pela discussão do texto a LT possibilita o trabalho coletivo e o desenvolvimento de critérios de justiça no contexto do trabalho. Revelaram as dificuldades de tomar decisões justas e realizar planejamento para atingir as metas propostas pela organização. Foi distribuído, para leitura e discussão no próximo encontro, o artigo sobre a liderança do enfermeiro no contexto dos serviços de urgência e emergência. No terceiro e último encontro a pesquisadora resgatou os temas e atividades já discutidos nos encontros anteriores e reafirmou as propostas para o dia. A pesquisadora realizou o fechamento dos encontros e sugeriu, mediante a necessidade emanada dos próprios participantes, a criação de espaços para a troca de experiências, vivências e leituras de artigos científicos para o fortalecimento de suas ações.

Considerações Finais

O desenvolvimento das habilidades de liderança, por meio do envolvimento, empatia da equipe e pela capacidade de influenciar e agir entusiasticamente é um dos desafios dos líderes de enfermagem atualmente. Identificou-se que alguns dos pressupostos da LT foram percebidos, identificados pelos enfermeiros e evidenciados como importantes, porém esses pressupostos não estão ainda totalmente presentes no seu cotidiano. O desenvolvimento do clube de leitura, conduziu a equipe à busca de instrumentalização para seu trabalho por meio da pesquisa e estudos sobre LT, revelando a necessidade de capacitação, apropriação e empoderamento no exercício da liderança.

Palavras Chave

Liderança; Gerenciamento da prática profissional; Poder; Pesquisa qualitativa; Enfermagem.

Area

Gestão de Serviços de Saúde

Autores

Wilza Carla Spiri, Maria Valéria Pereira, Regina Stella Spagnuolo, Carmen Maria Casquel Monti Juliani