Datos del trabajo


Título

Prótese Bucomaxilofacial na Reabilitação de Pacientes com Tumores de Boca: Análise de Casos e Impacto na Qualidade de Vida

Introdução

Introdução: O câncer de boca, incluindo as patologias malignas do lábio, língua, gengiva, soalho da boca, palato, glândulas salivares, amigdala e orofaringe, está entre as principais causas de óbito por neoplasias e representa uma causa importante de morbimortalidade, uma vez que mais de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença. Localiza-se, preferencialmente, no soalho da boca e na língua e o tipo histológico mais frequente é o carcinoma epidermóide. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mostram que a maioria dos pacientes chega aos hospitais em fase avançada da doença, cujo tratamento deixa de ser curativo, e na maioria dos casos é mutilante, o que influencia diretamente no tempo e qualidade de sobrevida desses pacientes. Nos tratamentos cirúrgicos, onde há a remoção de parte da maxila, mandíbula ou língua, tem-se como tratamento reabilitador a Prótese Bucomaxilofacial (PBMF), esta é definida como aquelas utilizadas na reabilitação de paciente que tiveram câncer de boca ou tumores benignos de grandes proporções que foram tratados com intervenção cirúrgica mutiladora como os mutilados por arma de fogo, por acidentes ou por destruições ósseas decorrentes do uso de drogas como a cocaína.

Objetivos

Analisar o impacto da reabilitação com PBMF na qualidade de vida dos pacientes com câncer de boca.

Método

Trata-se de um estudo de casos, do tipo analítico e descritivo, de caráter qualitativo. Foi realizado no Núcleo de Odontologia Hospitalar HU/UFSC. A inclusão dos participantes da pesquisa foi realizada por amostragem intencional, totalizando 12 participantes, de ambos sexos, com histórico de câncer de boca ou tumores benignos cujo tratamento foi mutilante, que utilizam PBMF intra oral devido à sequela de tratamento cirúrgico. Foram realizadas entrevistas compostas por nove questões abertas, gravadas em meio digital, analisadas por meio de análise de conteúdo, pelo método de Bardin. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPSH/UFSC).

Resultados

Após a análise do conteúdo das entrevistas, os resultados obtidos são apresentados sob a forma de categorias. Ao longo do processo de análise dos dados foram formulados códigos que definem e dão sustentação a três categorias assim denominadas: Repercussões bucais e impacto do tratamento cirúrgico na vida do paciente, ressaltando a impressão do participante com relação às perdas de estruturas bucais como os dentes e as mudança para se alimentar, falar e se relacionar com outras pessoas. Recuperação, impacto e aceitação da reabilitação com PBMF, os participantes que fizeram utilização de Prótese Imediata para Grandes Perdas do Maxilar (PIGPM), relataram um pós-operatório mais favorável, visto que esse procedimento permite que o paciente saia do centro cirúrgico já com a PIGPM instalada, permitindo uma melhor alimentação, deglutição e fonação. Significado de qualidade de vida e influência da reabilitação com PBMF na qualidade de vida do paciente, Todos os participantes enfatizaram em seus relatos a importância de ter acesso a este tipo de prótese no pós-operatório da doença.

Considerações Finais

Os resultados obtidos observou-se a importância de um dentista especializado em Prótese Bucomaxilofacial inserido numa equipe multiprofissional que presta assistência a pacientes com câncer de boca, para o planejamento da cirurgia de maxilectomia. As PBMF trouxeram benefícios aos seus usuários e que o uso das mesmas é peça fundamental dentro da reabilitação de pacientes com câncer de boca ou tumores benignos de grandes proporções, submetidos a tratamento cirúrgico.

Palavras Chave

Defeitos Orofaciais, Câncer Oral, Reabilitação, Prótese Bucomaxilofacial.

Area

Saúde Bucal

Instituciones

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

María del Rosario Ruiz Núñez, Beatriz Schafhauser de Oliveira, Guilherme Henrique Riveiro, Ana Lúcia Schaefer Ferreira De Mello, Liliane Janete Grando