Datos del trabajo


Título

O PROCESSO METODOLOGICO DE DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇAO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Introdução

O termo tecnologia refere-se aos processos concretos que relacionam a experiência cotidiana à pesquisa, resultando na criação de um produto material ou não1. As tecnologias possibilitam gerar novos conhecimentos, processos e produtos, que podem contribuir para qualificar e fortalecer o trabalho assistencial, gerencial e educativo da enfermagem. A aproximação com a produção tecnológica evidencia a busca por alternativas criativas e inovadoras a serem desenvolvidas, avaliadas e implementadas no contexto do cuidado em saúde3. Dentre as tecnologias produzidas e utilizadas pela enfermagem, encontram-se as tecnologias educativas (TE), direcionadas ao desenvolvimento e informação das pessoas e que visam facilitar a troca de conhecimento entre educador e educando2. A proposição de uma TE inicia pelo conhecimento das necessidades emergentes sob a ótica da população estudada, para então, definir o objetivo, o conteúdo e os recursos necessários à criação da melhor tecnologia para responder ao problema identificado. Posteriormente, no processo de validação, é necessário a avaliação do material produzido, de forma organizada e padronizada, por juízes especialistas na área e pelo público-alvo a que se destina. A estes caberá analisar e julgar se os itens apresentados para avaliação condizem com a TE desenvolvida, se são abrangentes e representativos da intencionalidade da TE e, ainda, se o conteúdo de cada item se relaciona com aquilo que se deseja apresentar3. Desse modo, é possível inferir que o desenvolvimento e validação de uma tecnologia educativa demandam comprometimento do pesquisador e uma organização minuciosa das informações, com vistas propiciar aprendizagem aos sujeitos envolvidos e participação ativa no processo de cuidado.

Objetivos

Descrever o processo metodológico de desenvolvimento e validação de uma tecnologia educacional na forma de vídeo.

Desenvolvimento

Em estudo realizado no Núcleo de Estudos em Cuidado e Famílias (NECFAM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto a famílias que vivenciavam o diagnóstico de câncer intestinal com confecção de colostomia, identificou-se que as necessidades destas estavam relacionadas, sobretudo, a informações sobre o adoecimento, o tratamento, os cuidados com a colostomia e a bolsa coletora4. Considerando a importância de desenvolver ações de educação em saúde a estas pessoas, objetivando torná-las independentes e seguras para desempenhar as ações de cuidado, realizou-se um estudo metodológico com o objetivo de desenvolver e validar uma tecnologia educacional, na forma vídeo educativo, direcionado as famílias que possuem um membro com colostomia por câncer5. A primeira etapa no desenvolvimento da TE foi a elaboração de um roteiro para o vídeo, embasado no estudo mencionado e nas recomendações do Instituto Nacional de Câncer, o qual foi avaliado e validado por juízes especialistas e representantes do público-alvo. Na sequência, realizou-se a filmagem do vídeo com o apoio de atores/atrizes e uma pessoa voluntária, portadora de colostomia, procedendo-se, em seguida, a organização das gravações de imagem e vídeo e a edição do projeto. Na etapa seguinte, os juízes e o público alvo, assistiram ao vídeo e avaliaram o conteúdo audioimagético, sendo realizadas as adequações sugeridas para validação5. Para que a TE fosse avaliada quanto a sua aplicabilidade nas atividades educativas, desenvolveu-se, posteriormente, estudos de avaliação quanto a eficácia educativa sob a ótica da população-alvo6-8. Estes estudos, fundamentados na pesquisa qualitativa, objetivaram implementar e avaliar as repercussões do uso do vídeo educativo junto a famílias de pessoas portadoras de colostomia no período pós-operatório a confecção do estoma6; avaliar a aplicabilidade do vídeo para participantes de um grupo de apoio a pessoas ostomizadas por câncer7 e para pessoas com estomia de causa não oncológica e seus familiares8. Os resultados obtidos permitiram concluir que o vídeo educativo complementa de forma positiva as orientações de enfermagem para o cuidado, higienização e troca da bolsa coletora, ficando evidente sua validade e aplicabilidade na prática clínica, útil, sobretudo, para educação em saúde no pós-operatório imediato e/ou tardio, em situações de estomias por causa oncológica ou não e em diferentes contextos de trabalho da enfermagem.

Considerações Finais

No percurso metodológico para desenvolvimento, validação, avaliação e implementação de uma tecnologia educativa audiovisual destinada a pessoas com colostomia e seus familiares, percebeu-se a necessidade de envolvimento coletivo e tempo para a elaboração de um material válido e adequado para ser utilizado na práxis da enfermagem. Especificamente com relação a TE desenvolvida, percebe-se a validade e pertinência do seu conteúdo como um instrumento disponível para facilitar a promoção de saúde e o processo de ensino aprendizagem. Assim, destaca-se a importância de seguir todas as etapas preconizadas no desenvolvimento de estudos metodológicos, a fim avaliar a adequabilidade e eficácia da tecnologia proposta, fortalecer o conhecimento e qualificar as intervenções de enfermagem. Referências: 1.Nietsche EA, Teixeira E, Medeiros HP, organizadoras. Tecnologias cuidativo-educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do(a) enfermeiro(a). Porto alegre (RS): Moriá, 2014.
2.Nietsche EA, Lima MGR, Rodrigues MGS, Teixeira JA, Oliveira BNB, Motta CA, Gribler CS, Gribler VM, Lucas DDI, Farias MKF. Tecnologias inovadoras do cuidado em enfermagem. Rev Enfermagem UFSM. 2012; 2(1):182-189. 3.Teixeira E, Mota VMSS, organizadoras. Tecnologias educacionais em foco. São Paulo (SP): Difusão, 2011. 4.Rosa BVC. Crenças de famílias de pessoas portadoras de colostomia por câncer na perspectiva da resiliência. [trabalho de conclusão de curso]. Santa Maria: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria; 2012. 5.Rosa BVC. Desenvolvimento e validação de um vídeo educativo para famílias de pessoas com colostomia por câncer [dissertação]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria; 2015.
6.Oliveira D. Implementação e avaliação de um vídeo educativo para famílias de pessoas com colostomia [dissertação]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria; 2016. 7.Dalmolin A. Vídeo educativo como estratégia de educação em saúde: percepções de um grupo de apoio a pessoas com colostomia [trabalho de conclusão de curso]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; 2016.8.Costa T. da C. Percepção de pacientes colostomizados e seus familiares acerca de um vídeo educativo [trabalho de conclusão de curso]. Santa Maria; Universidade Federal de Santa Maria; 2016.

Palavras Chave

Tecnologia educacional; Filmes e vídeos educativos; Educação em saúde; Família, Estomias, Enfermagem.

Area

Outros

Autores

Nara Marilene Oliveira Girardon_Perlini, Angélica Dalmolin, Larissa de Carli Coppetti