Datos del trabajo


Título

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MORTE E DO MORRER NA VISAO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM

Introdução

Durante a vida profissional, a enfermagem é a profissão que perpassa pelas mais diversas fases da vida de um indivíduo, e o acompanha desde o seu nascimento até a morte. Porém, dentre tantas etapas que ela pode prestar o cuidado, a finitude é um dos temas que mais se permeia de tabus e é centro de várias discussões morais. A fragilidade de conhecimento científico e de preparo emocional para lidar com as situações relacionadas à morte e morrer se tornam importantes fatores causadores dos mais diversos desgastes psíquicos àqueles que lidam com o sofrimento diariamente¹. Em contrapartida, o profissional enfermeiro se constitui como uma construção que se inicia desde a sua jornada acadêmica. A graduação é o principal local de desenvolvimento do pensamento crítico e científico além de possibilitar discussões e experiências que preparem o futuro profissional para o devido enfrentamento da morte.

Objetivos

Analisar a percepção dos estudantes de um curso de graduação em enfermagem acerca do tema morte e morrer em comparação com o proposto na grade curricular.

Método

O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. O desenvolvimento se deu entre Novembro de 2017 e Maio do ano de 2018, sendo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob Parecer nº. 2.471.767/2018. A coleta de dados foi composta por dois momentos, o primeiro documental, onde foram analisados os documentos curriculares do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, a saber: O Projeto Político Pedagógico e os planos de ensinos das disciplinas obrigatórias e optativas ofertadas pela graduação. A coleta das informações documentais buscou identificar a estratégias contidas no material investigado dos enunciados da morte e do morrer, além de cuidados paliativos, paliação, terminalidade, fim da vida e ética. O segundo momento se tratou da realização de um questionário autoaplicável com 133 dos 202 estudantes regularmente matriculados nas 2º, 4º, 5º, 6º, 7º e 9º fases do curso de graduação em enfermagem. Em horário e local acadêmicos previamente combinados, os pesquisadores encontraram-se com os discentes e apresentaram o projeto de pesquisa. Feito isso, foi solicitada a participação pela assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. A verificação dos resultados obtidos em ambos os momentos se deu por meio do método de análise de conteúdo². Seguiu-se os passos de pré-análise, exploração e tratamento dos resultados. Utilizando, por fim, o método de enunciação, as informações foram organizadas em grelhas de análise, caracterizando quadros de categorias.

Resultados

Apresenta-se o resultado parcial da Pesquisa de Iniciação Científica “Interface do processo da morte e do morrer na formação acadêmico-profissional do enfermeiro”, conforme aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica – PIBIC e Universidade Federal de Santa Catarina. A categoria “Processo ensino-aprendizagem da morte e do morrer na visão dos graduandos de enfermagem” traz em seus resultados a defasagem que os estudantes percebem do processo ensino aprendizagem no que tange o tema morte e morrer. De maneira geral, as respostas da maioria das fases convergiram para um mesmo senso comum de que a temática possui uma grande importância, porém não é suficientemente desenvolvida. O método utilizado é retratado como insuficiente para transmitir o conhecimento necessário sobre o conteúdo. A necessidade de prática também é ressaltado pelo corpo estudantil, não sendo preparatório, para o cenário assistencial. O enfoque temático é aplicado na modalidade de palestras e discussões em sala de aula. Pode-se notar ainda que apenas os discentes da quinta fase do curso aprovaram a metodologia utilizada para o trato do tema. Tal dado concatena-se com a análise dos planos de ensino das disciplinas obrigatórias e optativas do curso que não trazem explicitamente o tema “morte e morrer”, com exceção das disciplinas “INT5203 - O Cuidado no Processo de Viver Humano I - Condição Clínica de Saúde; INT5204 - O Cuidado no Processo de Viver Humano II - Condição Cirúrgica de Saúde; INT5205 - O Cuidado no Processo de Viver Humano III - Condição Crítica de Saúde”, que se concentram nas quarta e quinta fases curriculares do curso. A falta de discussão sobre o tema traz repercussões elucidadas pelos próprios acadêmicos referindo que, em campos teórico-práticos, não se sentiram preparados para lidar com situações que permeiam esse assunto.

Considerações Finais

Os resultados deste estudo corroboram com pesquisas realizadas em outras universidades. É demonstrado a defasagem e a falta de atenção dada ao tema que angustia estudantes e profissionais. Isso é evidenciado tanto na fala discente quanto na análise documental. Como já dissertado, a falta de preparo em ambiente acadêmico se reflete em enfermeiros e enfermeiras inexperientes e mais suscetíveis à sofrimentos psíquicos. A compreensão do processo da morte e do morrer na perspectiva individual e na dos demais é essencial para o exercício da prática assistencial do Enfermeiro. Salienta-se a necessidade da inclusão da temática nas grades curriculares a fim de formar profissionais mais capacitados e colaborando para o enfrentamento emocional dos mesmos.

Palavras Chave

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Instituciones

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Gustavo da Cunha Teixeira, Maria Eugenia da Silva, Maria Lígia dos Reis Bellaguarda