Datos del trabajo


Título

LEVANTAMENTO COLETIVO DE PLANO DE CUIDADOS COM A PELE PARA IDOSOS: NOVAS VISOES PARA A SISTEMATIZAÇAO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM

Introdução

A pele é caracterizada como órgão em renovação constante, composta por camadas distintas e com múltiplas funções, sendo a principal, a capacidade de conferir ao organismo, proteção contra agentes externos1. Com o passar dos anos, a pele passa por alterações comuns na sua estrutura e fisiologia, assim, quando associadas à fatores externos, como por exemplo, pressão, umidade, fricção, cisalhamento e trauma mecânico, estas transformações podem potencializar as chances de ocorrerem lesões específicas na pele [1,2]. Deste modo, há de se considerar que tais enfermidades, podem comprometer a qualidade de vida do idoso, sendo importante conhecer seu impacto, a fim de preveni-las e conduzir o manejo adequado. Enquanto ferramenta ordenadora deste processo, emerge a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Didaticamente, a SAE tem sido definida, como um meio sistemático e dinâmico para organizar as etapas da assistência de enfermagem, as quais podem ser traduzidas em: avaliação, diagnóstico, planejamento, implementação e evolução, permitindo ao profissional Enfermeiro, organizar o cuidado de forma personalizada e condizente com as singularidades de cada individuo [3]. Frente à prática assistencial, observou-se empiricamente, que diversos profissionais os quais compunham a equipe de enfermagem, desconheciam cuidados voltados à manutenção da integridade da pele, especialmente, quando relacionado à pessoa idosa. Além disso, constata-se que vários idosos desconhecem cuidados capazes de manter a pele integra, impactando negativamente na sua qualidade de vida.

Objetivos

Promover um processo crítico reflexivo, junto à idosos, enfermeiros e acadêmicos de enfermagem, para a adoção e difusão de práticas para manutenção da integridade da pele.

Método

Trata-se de uma atividade de intervenção educativa com idosos e acadêmicos desenvolvida durante oficina que ocorreu no XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da 3ª Idade de Instituições de Ensino Superior e XIV Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, sediado pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Florianópolis/SC) - NETI. A oficina ocorreu nas dependências do Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina no dia 04 de outubro de 2017, às 14 horas, com duração de 1h:40min. contando com a participação de 46 idosos, dois enfermeiros, sendo um Estomaterapeuta e duas alunas da graduação de enfermagem, sendo estas bolsistas de iniciação cientifica.

Resultados

A oficina inicialmente aconteceu de forma expositivo-dialogada, sendo discutidos conceitos relacionados à pele, sobretudo o envelhecimento cutâneo. Em seguida, com uso de recurso áudio visual, foi realizada aproximação com o tema descrevendo a necessidade de cuidados para a manutenção das funções da pele, sobretudo, sua integridade. Logo após os idosos foram divididos em oito grupos dispostos em círculos, e a partir de então, com base na discussão anteriormente realizada, foram estimulados a realizarem autopercepção da pele, observando sinais os quais conferem risco para manutenção de sua integridade, e, desta forma, propor cuidados com base em seus conhecimentos. Por fim, cada representante dos grupos de idoso apresentaram os cuidados que eles acreditavam ser importantes. Assim emergiram seis eixos relacionados aos cuidados com a pele: uso de hidrantes diariamente, ingestão de líquidos para evitar ressecamento da pele, evitar uso produtos agressivos sobre a pele tais quais os esfoliantes, utilizar protetor solar diariamente, evitar água quente durante o banho e utilizar sabonete suave durante o banho. Embora ainda não validado, é possível considerar a elaboração da referida atividade, uma estratégia praticável para integrar ensino-serviço-comunidade como uma ferramenta para consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, já que com a atividade foram integrados diferentes experiências, culturas e valores entre comunidade e academia, valorizando e conferindo maior visibilidade a figura do profissional Enfermeiro, enquanto mediador do processo de cuidar.

Considerações Finais

Os resultados obtidos demonstram a importância da discussão sobre o cuidado com a pele do idoso, já que com o passar da idade essa pele se torna mais frágil, fazendo necessário cuidados específicos para não gerar lesões nessa pele. Além disso, participação efetiva dos idosos, enfermeiros e graduandos no desenvolvimento da atividade educativa possibilitou a produção coletiva do conhecimento, e permitiu refletir criticamente sobre as necessidades deste segmento populacional, objetivando a construção de um plano de cuidados, enquanto uma das etapas da SAE. A integração entre comunidade e academia, ascende à possibilidade de incorporação de novas perspectivas para formação profissional na área Enfermagem, a partir das considerações e necessidades do idoso, enquanto participante ativo no processo de cuidado.

Referências:

1. Geovanini T. Tratado de Feridas e Curativos: Enfoque Multiprofissional. São Paulo (SP): Rideel; 2014.
2. Strazzieri-Pulido KC. Adaptação cultural e validação do instrumento "STAR skin tears classification System" para a língua portuguesa [Dissertação] São Paulo (SP): Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2010. 189 f.
3. Silva ASR, Bastia GS, Ribeiro RB, Almeida RCJ, Lima RS, Vieira SL. O jogo como facilitador do processo ensino- aprendizagem da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE): aprende ou “Sae”. III Seminário de Tecnologias Aplicadas a Saúde, 2017; Guanambi. Bahia: STATES; 2017.

Palavras Chave

IDOSO; CUIDADOS COM A PELE; SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

Area

Saúde do Idoso

Autores

Karina Martins Filomeno, Juliana Balbinot Reis Girondi, Margareth Linhares Martins, Amanda Souza Vieira, Francisco Reis Tristão