Datos del trabajo


Título

O Ensino sobre metodologias qualitativas na formação médica: desafios e perspectivas para a formação integral

Introdução

O curso de Medicina da PUC Minas busca, em seu projeto pedagógico e práticas acadêmicas, a interdisciplinaridade, o ensino, a pesquisa e a extensão, enquanto conexão de teoria e prática. Nessa perspectiva, a articulação proposta transcende a tradição das disciplinas, não obstante estas se materializarem na matriz curricular, mas seu sentido é de núcleos de conteúdos passíveis de apreensão em atividades de pesquisa e extensão. As práticas investigativas no curso iniciam desde o primeiro ciclo, quando os estudantes começam a ter contato com a metodologia científica, nas disciplinas de Introdução à Pesquisa Médica (IPM) I, II e III, do primeiro ao terceiro período. Ainda entre o quinto e sexto períodos, os fundamentos de Medicina Baseada em Evidências (MBE) são contemplados pelas disciplinas de Pesquisa Médica I e II, que capacitam o estudante a utilizar autonomamente as Bases de Dados de Evidências em Medicina disponíveis e o coloca em contato com a avaliação de novas tecnologias em saúde, as terapêuticas e propedêuticas. No terceiro ciclo do Curso, além das disciplinas integradoras e dos Seminários Médicos que permitem a permanente integração ensino-pesquisa-extensão-comunidade, as disciplinas de atualização médica nos dois últimos períodos, reforçam a transversalidade da pesquisa no curso. Neste contexto, o ensino sobre a pesquisa qualitativa na formação médica da PUC Minas acontece no terceiro período, em uma disciplina que tem como objetivo principal elaborar projetos de pesquisa a partir da discussão das bases, tendências e perspectivas metodológicas qualitativas no campo da Saúde e da Medicina, contribuindo para a formação integral do médico.

Objetivos

Este trabalho busca discutir sobre o ensino de metodologias qualitativas na formação médica na PUC Minas, bem como os desafios e perspectivas vivenciados.

Desenvolvimento

Foi elaborado a partir de busca na literatura sobre ensino de pesquisa qualitativa e metodologias ativas, articulado à reflexão sobre a prática da disciplina de Introdução à Pesquisa Médica no curso. Sabe-se que com o passar do tempo, há uma tendência, por parte da sociedade, de que ocorra uma transição do tradicional e antigo pelo novo e moderno, pois se acredita que o obsoleto não apresenta as melhorias propostas pelo modelo mais recente. Tal fato é notado em diversos âmbitos, incluído o educacional, em que há uma percepção da necessidade de modificar as formas de ensinar, adotando postura mais instigadora, estimulando o estudante para refletir a respeito do seu próprio processo de ensino. Esse novo modelo de aula, marcado pelas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, busca uma alternativa para que os estudantes sejam mais participativos e possam ser atuantes na construção do próprio conhecimento, tem sido imprescindível no desenvolvimento da disciplina em questão. Propõem-se a participação ativa dos estudantes na proposição e desenvolvimento do projeto de pesquisa, produção esta transversal, desenvolvida por etapas, em todas as aulas. Destaca-se que é sabido que a formação médica possui foco nas ciências naturais de caráter objetivo e estritamente racional. Ao longo dessa formação, porém, é necessário que o estudante aprenda a enxergar a pessoa assistida, e os fenômenos que a envolvem, além de seus sinais e sintomas, considerando o indivíduo como fruto de um contexto social. Para isso, o graduando deve estar apto a lidar com a subjetividade e a trabalhar com questões que transcendem o limite da lógica racionalista. O ensino sobre pesquisa qualitativa na formação médica na PUC Minas, somado ao ensino de filosofia e ciências sociais possuem esta finalidade, então, de permitir que o estudante entenda o significado subjetivo do universo clínico e consiga desenvolver e aplicar a pesquisa qualitativa no contexto da medicina. Desse modo, a disciplina traz como proposta um desafio extremamente enriquecedor aos estudantes frente à elaboração do projeto de pesquisa, com definição do objeto que lhe desperte interesse. É nessa disciplina, que muitos estudantes têm, pela primeira vez, contato com a área de pesquisa. Os estudantes aprendem sobre como elaborar um projeto de pesquisa ao passo em que vão desenvolvendo seu próprio projeto, o que torna o ensino estimulante, visto que todo conhecimento adquirido é aplicado diretamente nos projetos. Durante as aulas, os estudantes contam com a presença de monitores em sala, que estão aptos a lhes auxiliarem com os projetos e que criam, ainda, planos de aula baseados em metodologias ativas, a fim de tornar o conteúdo mais interessante e propor maior participação nas aulas. Esse é justamente um dos maiores desafios da disciplina, pois se ministrada de modo expositivo, os conteúdos de metodologia científica, tendem a não prender a atenção e interesse dos estudantes. Nesse sentido, o uso de metodologias ativas na disciplina tem sido muito proveitoso, incluindo a simulação, jogos, painéis dialogados, trabalhos de campo, dentre outros. A produção destes estudantes tem resultado em pesquisas em diferentes contextos, aprovadas em editais da PUC Minas e apresentadas nos Seminários de Iniciação Cientifica, na Mostra de Pesquisa e Extensão no âmbito da Universidade e também em congressos científicos e seminários. Até o presente ano, em seis anos de existência do curso, já foi possível construir dezenas de projetos de pesquisa na disciplina, sejam produções individuais ou em grupo, com mais de trinta aprovações em Editais de Iniciação Científica com recurso da FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa da PUC Minas.

Considerações Finais

Percebe-se que é recente a inclusão no ensino médico de metodologias qualitativas de pesquisa, especialmente atreladas à aplicação de metodologias ativas. Entretanto, vê-se a importância de permitir aos estudantes este conhecimento, seja pelo potencial que se tem na melhoria da performance clínica, pelas habilidades de escuta, observação, oratória e de práticas de grupos que adquirem, seja pela oportunidade de construção e implementação de projetos que buscam os significados e sentidos atribuídos aos fenômenos da realidade, buscando produzir com implicação com ela. Sinaliza-se ainda para a necessidade de modificação da forma de ensino, com a utilização crescente de metodologias ativas que coloquem o estudante como autor e sujeito no seu processo de ensino-aprendizagem.

Palavras Chave

Pesquisa Qualitativa; Metodologia ativa. Medicina.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Natália de Cássia Horta, Vitor Augusto Lima do Vale, Natália Rodrigues Gomes de Assis, Gabrielle Peixoto Rocha