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Título

CONTRIBUIÇAO DA PERSPECTIVA FREIRINA PARA O FORTALECIMENTO DE UMA EDUCAÇAO PERMANENTE EM SAUDE NO SISTEMA UNICO DE SAUDE

Introdução

A Educação Permanente em Saúde (EPS) pode ser compreendida como a aprendizagem no trabalho, no qual o aprender e o ensinar se incorporam ao quotidiano das organizações e ao trabalho. No Brasil a EPS estabelece-se como a estratégia, legitimada pelo Ministério da Saúde, por meio da construção de uma Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Esta PNPS deverá promover a qualificação dos trabalhadores da saúde tendo como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e do controle social em saúde. Tem como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho sendo estruturados a partir da problematização do processo de trabalho¹.
A metodologia problematizadora está alicerçada nas pedagogias que têm como objeto a transformação do mundo do trabalho, da pessoa e da sociedade como um todo, por meio de aprendizagens significativas e contextualizadas que contribuam para o desenvolvimento de capacidades e competências individuais e coletivas, gerais e específicas, para o trabalho e para a vida. A finalidade é de proporcionar novas práticas relacionais de interação entre as pessoas, pelo diálogo, pelo respeito, pela igualdade e pela solidariedade². A EPS desenvolve-se da relação dialógica e contínua entre os trabalhadores, e do conceito de aprendizagem significativa, que se caracteriza pela interação cognitiva do conhecimento novo com os conhecimentos prévios dos educandos, dando real significado conscientes do contexto no qual estar o trabalhador de saúde estar inserido³. Por isso acredita-se na perspectiva sobre a educação de Paulo Freire, o qual caminhou presente na política e na educação, numa perspectiva coletiva e libertadora dos homens no mundo do trabalho, mediado pelo conhecimento para o reconhecimento como sujeito de sua própria prática³.

Objetivos

Compreender a educação permanente em saúde conforme a perspectiva freiriana sobre a educação.

Desenvolvimento

O que provocou esta reflexão tem relação com o entendimento de Paulo Freire sobre educação, bem como o diálogo deste entendimento com as diretrizes da educação permanente em saúde. Encontramos aspectos de forte relação da educação proposta por Paulo Freire com os conceitos e diretrizes da EPS. Para Freire uma educação que caminhe para mudanças, deverá promover a conscientização do homem, sempre em coletivo, na qual a aprendizagem compreenderia a leitura do mundo. Isto provocaria a libertação do homem trabalhador, objetivando a autonomia e criando possibilidade de transformação das prática4. A educação proposta por Paulo Freire é entendida muito mais como uma teoria do conhecimento do que como uma metodologia de ensino, apresenta-se como um meio de aprender e ensinar compartilhado, na qual a aprendizagem é feita no coletivo, por meio do diálogo e conscientização do homem para sua transformação5. Freire dizia que ninguém ensina ninguém, e que as pessoas também não aprendem sozinhas ninguém aprende sozinho, os homens aprendem em coletivo mediados pelo mundo4 . No que diz respeito à EPS, o Ministério da Saúde a descreve como a aprendizagem no trabalho, em que o aprender se faz ao longo do processo de trabalho na saúde. Evidencia a aprendizagem significativa, trabalha com situações vivenciadas no dia a dia de cada indivíduo e/ou coletivo e concomitante a isso aprimora as práticas profissionais e transforma as relações e os espaços de trabalho6 . A EPS aponta a importância do potencial educativo do processo de trabalho, observando a conscientização dos trabalhadores sobre o mundo em que estão inseridos para a sua transformação. Baseiam-se na melhoria da qualidade do cuidado, na capacidade de comunicação e no compromisso social entre as equipes de saúde, nos gestores do sistema de saúde, nas instituições formadoras e no controle social7. Tanto no entendimento de Paulo Freire, quanto da EPS, à educação é uma opção político pedagógica que promove uma sociedade mais justa e democrática. Esta valoriza as dimensões humanas, as experiências anteriores, evidencia o diálogo, as relações, busca a autonomia dos sujeitos, promove o coletivo para a superação dos problemas encontrados no cotidiano. Desta forma concluímos que a compreensão da EPS a partir da perspectiva freiriana sobre a educação poderá proporcionar um olhar mais ampliado da EPS. Entendo a EPS tanto como um processo de ensino aprendizagem no serviço, pautado em uma aprendizagem significativa e problematizadora, quanto como uma opção politica para fortalecimento do SUS. Foi nesse movimento de transformação para um caminho que provoque a libertação, a autonomia, o diálogo e de transformação tanto do homem trabalhador, quanto do processo de seu trabalho, é que Paulo Freire dialoga e contribui para a sustentação de uma EP para os trabalhadores.

Considerações Finais

A PNEPS se relaciona com a obra de Paulo Freire, na formação de sujeitos críticos, e propõe a pedagogia libertadora e problematizadora, entendida como uma forma de compreensão de si mesmo e do mundo no ambiente de trabalho. Vislumbra o fortalecimento dos trabalhadores para a transformação do universo do trabalho através de uma prática consciente, que transversa o campo da educação para o mundo e do mundo para a educação. Dialoga também quando coloca a questão de uma educação libertadora, ao colocar o compromisso com o outro, o trabalho coletivo e a valorização dos conhecidos anteriormente adquiridos, como forma de proporcionar aprendizagem significativa.

Palavras Chave

Educação permanente em saúde, Paulo Freire, formação profissional

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

valentina Barbosa Silva , Marluci Andrade Conceição Stipp, Laura Vargas Acauan, Ana Cristina Oliveira Abrão Santesso, Consuelo Silva Barrocas