Datos del trabajo


Título

PERCEPÇÃO DA HUMANIZAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO NA MEDICINA: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE UM DISPOSITIVO DA ANÁLISE INSTITUCIONAL

Introdução

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina (2014) é recomendado que o processo de ensino estimule a construção coletiva de conhecimento em uma formação humanística, crítica, reflexiva e ética.¹ Considerando a educação médica inserida nos serviços do SUS, podemos fomentar a reflexão durante o curso de graduação e de que forma ocorrem as atividades realizadas nos cenários de práticas ensino-serviço. Neste contexto, temos a Política Nacional de Humanização (PNH), regulamentada em 2003, que surgiu como demanda para orientação das práticas do SUS.A humanização na PHN envolve o vínculo entre profissionais e usuários, valorização dos sujeitos, atitude ética/humana, qualidade e dignidade no cuidado em saúde. Pode-se afirmar que embora a humanização seja classificada pelo Ministério da Saúde como princípio importante para a assistência em saúde, ainda há dificuldades de compreensão do seu conceito e de sua aplicação no ensino em saúde. Não há consenso quanto à abordagem do ensino da humanização. Nesse contexto a articulação entre ensino-pesquisa-serviço e o domínio de habilidades ainda precisam ser aprimorados para desenvolver competências compatíveis com objetivos educacionais para um profissional de saúde preparado para o SUS. Dessa forma, este trabalho foi desenvolvido através de uma atividade em escola universitária , buscando os princípios acima através do diálogo e reflexão no tema humanização.

Objetivos

Realizar reflexões sobre a utilização do dispositivo GEASE (Groupe Entrainement Analyse de Situation Éducative), como estratégia de ensino aprendizado sobre humanização para internos de medicina, nos cenários de práticas.

Desenvolvimento

Trabalho de reflexão, descritivo, com abordagem qualitativa, tendo como referencial teórico metodológico a Análise Institucional (AI). A Análise Institucional “tem por objetivo compreender uma determinada realidade social e organizacional, a partir dos discursos e práticas dos sujeitos”3. .Esta reflexão faz parte do estudo realizado no mestrado profissional da UFF, e foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa, número CAAE 83367918.3.0000.5245, respeitando-se as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde nº 466/2 012. Escolhe como participantes 13 internos do curso de medicina que atuam em cinco unidades da ESF em um município do Rio de Janeiro. O dispositivo utilizado para levar os internos de medicina a realizarem reflexões sobre sua prática foi o GEASE utilizado por adeptos da AI, por possibilitar a análise da prática profissional em uma situação de grupo, visando analisar situações profissionais complexas. A aplicação do dispositivo foi pré-agendada e realizada em abril de 2018. A aplicação do GEASE segue algumas etapas de funcionamento a saber: primeira etapa: apresentação do dispositivo e finalidade do trabalho. Segunda etapa: constitui-se na escrita de forma breve de uma situação vivenciada no cenário de prática, seguida da leitura pelos participantes desta situação. Após lerem, o grupo escolhe por votação a situação a ser relatada e analisada. Terceira etapa: o participante (narrador) cuja situação foi escolhida é convidado a relatar de maneira detalhada a situação vivenciada. Quarta etapa: os membros do grupo elaboram questões para o narrador com a finalidade de esclarecer a situação para melhor compreensão do contexto, dos sujeitos envolvidos, das relações. Quinta etapa: o narrador é convidado a se retirar do grupo sendo motivado a escutar e a tomar notas das discussões dos demais participantes, sem reagir aos comentários. Sexta etapa: o narrador retorna ao grupo, para relatar o que ele apreendeu ou o que rejeita das proposições e como se sentiu durante esse distanciamento da situação. Sétima etapa: o facilitador propõe que os demais membros do grupo, também se expressem quanto as suas percepções e sentimentos, com relação a situação analisada e sua participação no dispositivo. O facilitador encerra a sessão trazendo alguma referência bibliográfica e tecendo comentários. Trazendo estas etapas para o trabalho desenvolvido junto aos participantes, após todos escreverem e relatarem diferentes situações da prática, foi escolhida uma delas por votação. O caso escolhido foi de uma gestante em trabalho de parto, que estabeleceu uma relação conflituosa com os profissionais de saúde, que não sabendo lidar com a situação, abandonaram a paciente por um tempo. O grupo identificou como ações não humanizadas o afastamento dos profissionais; a falta de manejo da dor; a dificuldade de ouvir as queixas da parturiente; a falta de orientação aos familiares sobre a situação clínica da paciente. Colocou-se em reflexão porque a situação os incomodou e o que poderia ser feito naquela situação específica. O interno que teve seu relato selecionado fez considerações adicionais sobre os principais pontos colocados pelo grupo relacionando-os ao cuidado humanizado. O preceptor resgatou as diretrizes do Programa Nacional de Humanização e todos puderam fazer comparações, com o que é preconizado na teoria e o que é observado na prática.

Considerações Finais

Os resultados foram analisados pelo facilitador de acordo com o conceito de implicação da análise institucional. As implicações que se destacaram foram: dificuldade de estar envolvido como aluno em uma relação médico paciente na qual as ações realizadas pela equipe local, algumas vezes, não são as atitudes que o interno escolheria se tivesse mais poder de decisão ou diálogo para determinação de condutas. A comoção com a dor e a limitação de ações diante de determinada situação de assistência a paciente, aparecem como uma forma de atividade profissional fora dos padrões ideais, inclusive para a aprendizagem. O diálogo e boa comunicação com o cliente foram destacados como pontos positivos a serem desenvolvidos nas práticas do cuidado humanizado. A maioria dos internos de medicina relataram que a atividade foi interessante para reflexão sobre o cuidado humanizado, contribuindo para um diferente posicionamento diante de situações futuras. Destacaram ainda que a metodologia do GEASE foi inédita, por constituir-se em um espaço para uma abordagem situacional e não apenas técnica, e sobretudo porque não houve julgamento de valor. Pode-se dizer que este dispositivo auxiliou na realização de um processo de ensino reflexivo, possibilitando que os internos de medicina se posicionassem frente a uma situação profissional desconfortável em relação à humanização. Considera-se que espaços de reflexão como o realizado, podem auxiliar na ênfase da interseção entre teoria e práticas nos serviços de saúde.

Palavras Chave

Análise Institucional, Humanização da assistência, GEASE

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Autores

Lucille Annie Carstens Carstens, Lucia Cardoso Mourão, Ana Clementina Vieira de Almeida, Juliana de Gregório Oliveira, Vilma Vieira Silva