Datos del trabajo


Título

ALIMENTAÇAO SAUDAVEL E DIETA EM PAGINAS DO FACEBOOK: UMA ETNOGRAFIA VIRTUAL

Introdução

As temáticas da alimentação e da dieta estão presentes nos diversos meios de comunicação, assim como os anúncios e propagandas de vários tipos de produtos alimentares. As transformações sociais da sociedade hiperinformada abrem espaço para novos olhares a serem lançados sobre o cenário alimentar. A circulação de informações (produção, compartilhamento e consumo) ganha impulso expressivo pelo uso da Internet. Com o advento da banda larga, uma grande multiplicidade de recursos foram desenvolvidos para potencializar o intercâmbio e a colaboração entre os usuários, o que tem originado o crescimento exponencial de suas redes para interação As páginas do Facebook se configuram enquanto espaços virtuais criados na rede que servem para pessoas, empresas e organizações compartilharem informações sobre diversos temas dentre os quais constructos sociais sobre alimentação saudável podem ser alvo de análise.

Objetivos

O presente trabalho teve como objetivo descrever e analisar páginas da rede social Facebook relacionadas à alimentação saudável, bem como as informações e interações referentes ao tema.

Método

Este estudo configura-se em uma etnografia virtual. A etnografia virtual, também é conhecida como webnografia, ciberantropologia, netno–grafia, etnografia digital, dentre outras, mas, de modo geral, estuda as práticas sociais na Internet e o significado destas para os participantes. Desse modo, essa estratégia metodológica permite um estudo detalhado das relações nos espaços virtuais, nos quais a Internet é a interface cotidiana da vida das pessoas e lugar de encontro que permite a formação de comunidades, grupos estáveis e a emergência de novas formas de sociabilidade. O método permite estudar experiências que emergem na comunicação mediada pelo computador. Nessa perspectiva, 20 páginas da rede social Facebook relacionadas às temáticas da alimentação e dieta vem sendo acompanhadas sob olhar de cunho etnográfico. Para seleção das páginas estudadas utilizou-se aplicativo NetvizzV1.42 - ferramenta que extrai informações da plataforma do Facebook - Para busca das páginas utilizou-se os descritores “alimentação saudável” e “dieta” por estarem relacionados aos objetivos da pesquisa. Considerou-se o intervalo temporal de um ano – correspondendo ao ano de 2017. Os dados coletados foram exportados e sistematizados em planilhas feitas no software Microsoft Office Excel® e selecionadas com base no número de curtidas. Selecionou-se as 10 páginas mais curtidas para cada descritor utilizado. As informações provenientes do trabalho de campo vem sendo registradas em diário de campo e analisadas a luz de referenciais teóricos ligados à informação e comunicação em saúde e socioantropologia da alimentação.

Resultados

Observou-se que diversas produções e compartilhamentos de discursos sobre alimentação saudável permeiam o cotidiano dos sujeitos, cenário no qual as redes sociais se mostram enquanto propulsoras no processo de divulgação e produção de conteúdos. Observou-se várias interfaces entre as páginas encontradas para os dois descritores utilizados. O descritor "alimentação saudável" apontou 483 páginas dentre as quais foram selecionadas as 10 com mais "fan-counts". As mesmas estavam categorizadas enquanto "Health/Beauty" (02); "Health Food Restaurant" (02); "Justa For Fun" (01); "Community" (03); "Kitchen/Cooking" (01) e "Foodservice Distributor" (01). O descritor "dieta" também apontou 483 páginas no Facebook e estavam categorizadas na plataforma da rede social como: "Govemment Organization" (01); "Food & Beverage Company" (01); "Community" (04); "Health Food Restaurant" (02); "Health/Beauty" (01) e "Product/Service" (01). As páginas selecionadas apresentaram entre 6.987 e 80.429 fanpages indicando expressivo alcance das informações veiculadas. Tais informações estavam relacionadas, principalmente, à divulgação de serviços de empresas alimentícias; alternativas diversas (receitas, indicação de exercícios físicos, propriedades nutricionais de alimentos) voltadas para promoção do emagrecimento e saúde. As diversas dimensões que envolvem a relação entre alimentação e saúde vem sendo evidenciadas em apenas uma das páginas acompanhadas. Pressupõe-se que o consumo de informações em saúde e alimentação está imerso numa conjuntura sociocultural que lhe imprime determinadas características e ao mesmo tempo lhe permite desempenhar um papel decisivo nas relações entre os agentes sociais e suas práticas cotidianas. Dentre as práticas cotidianas, as relacionadas a alimentação e saúde assumem protagonismo, especialmente numa sociedade caracterizada como medicalizada por muitas vozes do universo científico e acadêmico. As informações disponibilizadas nas páginas selecionadas bem como comentários de internautas denotam diversas noções de alimentação saudável e sua forte interfaces com corporalidades que também demandam aprofundamento. Nesse contexto analítico as relações entre alimentação e promoção da saúde também guardam interfaces intrínsecas, seja a partir de uma perspectiva crítica no que tange o consumo e/ou consumismo em saúde, bem como sob as lentes da disseminação de informações sanitárias ou da produção e controle de riscos, por exemplo.

Considerações Finais

Os achados deste estudo suscitam reflexões sobre temas como autonomia, autocuidado, empoderamento, dentre outros que podem contribuir para compreensão do consumo de informações sobre alimentação saudável no ambiente virtual. Além disso, permite a tessitura de análises a luz de referenciais teóricos que tratam da disseminação de informações em saúde sob diversas perspectivas, enriquecendo a abordagem crítica do objeto de estudo. Contudo, salienta-se a necessidade de aprofundamento nas abordagens compreensivas sobre como tais conteúdos fazem sentido para consumidores de informações e como são contextualizadas no mundo da vida.

Palavras Chave

Alimentação saudável; Dieta; Etnografia Virtual; Informação e Comunicação em Saúde

Area

Alimentação e Nutrição

Autores

Jasilaine Andrade Passos