Datos del trabajo


Título

A EDUCAÇAO EMOCIONAL NA FORMAÇAO DO ENFERMEIRO

Introdução

Introdução: A emoção é uma experiência afetiva que surge de maneira brusca, algumas vezes repentina e que é desencadeada por um objeto ou situação excitante, que provoca muitas reações motoras e glandulares, alterando o estado fisiológico e afetivo. No entanto, a expressão ou a inibição das emoções, tanto na infância como na vida adulta, depende do desenvolvimento cognitivo do indivíduo e do contexto cultural em que vive. O manejo das emoções é uma atividade de tempo integral, a todo o momento estamos alerta à tentativa de controlar as emoções: muito do que fazemos é uma tentativa de controlar o estado de espírito. Tudo, desde ler um romance ou ver televisão, fazer uma caminhada, sair para comer jantar, até as atividades e companhias que preferimos, pode ser uma maneira de nos sentirmos melhor. Controlar e dominar os impulsos negativos emocionais como ansiedade, frustração, raiva e tristeza fazem com que as pessoas tenham foco para incorporar o autoconhecimento, a autoconsciência, empatia, e isso traz benefícios até mensuráveis para a qualidade de vida e a produtividade. Quem demonstra controle emocional, autoestima elevada e autoconfiança têm capacidade para identificar muitas soluções para os problemas enfrentados no dia-a-dia. É notório, por exemplo, que administrar conflitos é uma das competências que mais exige o uso da habilidade ou capacidade emocional, uma vez que no ato de uma negociação a pessoa demonstra ou não equilíbrio entre razão e emoção. As duas se complementam, pois técnica, experiência e visão são fundamentais, porém tudo isso se torna poderoso quando aliado à Inteligência. É preciso capacitar emocionalmente estudantes de enfermagem, já que estes no futuro trabalharão no cuidado direto e indireto de pessoas, em geral em estado emocional alterado em decorrência de seu processo de saúde-doença.

Objetivos

Analisar as experiências vivenciadas pelos estudantes de enfermagem relacionando-as a necessidade de educação emocional.

Método

Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. A pesquisa descritiva, é uma pesquisa a qual fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferência do pesquisado”. Em relação à pesquisa exploratória, salienta-se que são aquelas que têm por objetivo explicitar e proporcionar maior entendimento de um problema. Nesse tipo de pesquisa, o pesquisador procura um maior conhecimento sobre o tema em estudo. Os dados foram obtidos por meio de grupo (os grupos focais são grupos de discussão que dialogam sobre um tema em particular, ao receberem estímulos apropriados para o debate. Essa técnica distingue-se por suas características próprias, principalmente pelo processo de interação grupal, essa técnica facilita a formação de ideias novas e originais. Gera possibilidades contextualizadas pelo próprio grupo de estudo. Oportuniza a interpretação de crenças, valores, conceitos, conflitos, confrontos e pontos de vista. E ainda possibilita entender o estreitamento em relação ao tema, no cotidiano) realizado com 10 estudantes do último período da graduação em enfermagem. Os dados foram analisados através da técnica de análise temática de conteúdo, para a análise e a discussão dos dados, utilizou-se o conceito de Inteligência Emocional do autor Daniel Goleman e o conceito de Educação Emocional do Autor Juan Casassus. Esta obra mostra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir. Goleman descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até nosso bem- estar físico. Assim como Casassus reflete sobre as emoções na educação e sobre o falso paradigma da razão pura. Deste modo foi possível analisar experiências vivenciadas pelos estudantes de enfermagem e assim evidenciar a importância de uma educação emocional na formação dos estudantes de enfermagem. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE: 33728014.0.0000.5243

Resultados

Os achados com base nas falas do alunos foram agrupados em quatro categorias: a compreensão dos alunos sobre os conceitos de emoção e educação (qual conhecimento e entendimento desses termos para os alunos de enfermagem); a descrição das experiências de dificuldade emocional frente ao paciente (nesta os alunos trazem relatos dos momentos difíceis frente ao paciente durante o momento do cuidado); as orientações oferecidas pelos docentes (fala dos alunos sobre a orientação docente em relação as emoções); e a importância da educação emocional (o grau de importância da abordagem das emoções na graduação de enfermagem).

Considerações Finais

Este estudo possibilitou a identificação de experiências de dificuldade emocional vivenciadas pelos estudantes de enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os alunos acreditam na importância da educação emocional e no benefício que isto pode resultar para a formação em enfermagem. Através das categorias analisadas foi possível perceber a inexistência de orientações sobre as emoções na graduação por parte dos docentes, não que estes sejam culpados por isto, pois não há no currículo um conteúdo, disciplina ou atividade que aponte para este tema e nem mesmo uma perspectiva docente que considere essa abordagem de forma transversal e contínua. É possível dizer que ainda não se teve a dimensão da importância deste assunto na academia, e este trabalho busca justamente isto, dar notoriedade ao tema e quem saber propor uma mudança no currículo que inclua a educação emocional na graduação de enfermagem.


Palavras Chave

Enfermagem, Inteligência emocional, Estudantes de Enfermagem

Area

Outros

Autores

Thainá Oliveira Lima, Cláudia Mara de Melo Tavares