Datos del trabajo


Título

AS COMPETENCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A FORMAÇAO DO ENFERMEIRO: ESTUDO SOCIOPOETICO

Introdução

As pesquisas até o momento realizadas para identificar e analisar as percepções e os sentimentos do aluno do curso de graduação em enfermagem apontam que a sua formação acadêmica está centrada em conhecimentos técnico-científicos, voltados especialmente ao atendimento das necessidades daqueles que serão assistidos, sem considerar a pessoa que os assiste, embora destaquem que a trajetória acadêmica seja permeada por vários sentimentos que emergem das experiências ocorridas ao longo da formação. A noção de competência surge quando a construção de aprendizados vai além da aquisição formal de conhecimentos academicamente validados e se constrói saberes também a partir das mais diversificadas experiências que o sujeito enfrenta, seja no meio dos estudos, trabalho ou ao longo da vida. Destacando-se como exemplo a competência política, que possibilita aos indivíduos refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, assim como na esfera pública, nas instituições da sociedade civil, constituindo-se como atores sociais dotados de interesses próprios que se tornam interlocutores legítimos e reconhecidos. Já as competências socioemocionais incluem um conjunto de comportamentos e sentimentos individuais como uma espécie de padrão constante ou tendência de responder de determinada forma em contextos específicos e situações cotidianas, como ao gerenciar as próprias emoções ou tentar atingir um objetivo. Em geral, essas competências podem ser divididas em cinco domínios: conscienciosidade (expressa em atitudes de responsabilidade, persistência, resiliência e outras); abertura a novas experiências (presente em comportamentos de curiosidade, criatividade, não ter medo de errar, etc.); amabilidade (presente em cooperação, por exemplo); estabilidade emocional (na capacidade de autocontrole e outras) e extroversão (como sociabilidade). Importa ainda salientar que a qualidade dos cuidados será fortemente marcada pelas atitudes e pelos comportamentos de quem cuida e que, o desempenho profissional competente requer um saber mobilizar, integrar e transmitir os conhecimentos adquiridos no âmbito da formação, o que poderá ser possibilitado pelo desenvolvimento de competências mediante novas oportunidades pedagógicas durante a formação inicial.

Objetivos

Frente a esse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar o desenvolvimento das competências socioemocionais no curso de graduação em enfermagem.

Método

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, na perspectiva sociopoética, do ponto de vista epistemológico, a sociopoética foi gerada por meio de uma combinação de conhecimentos trazidos da pedagogia do oprimido (Paulo Freire), da análise institucional (René Lourau e George Lapassade) e da esquizoanálise (Gilles Deleuze e Felix Guattari), a sociopoética fundamenta-se nos seguintes princípios: o grupo-pesquisador como dispositivo; a importância do corpo como fonte de conhecimento; o papel da criatividade de tipo artística no aprender, no conhecer e no pesquisar; a ênfase no sentido ético no processo de construção dos saberes. O cenário foi a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense e os participantes - 10 estudantes do curso de graduação, tendo como critérios de inclusão: estudantes dos últimos períodos da graduação, regularmente matriculados, de ambos os sexos e maiores de 18 anos e de exclusão alunos ouvintes, monitores da disciplina de saúde mental/psiquiatria, alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, vinculados à pesquisa da área de saúde mental/ psiquiatria. A produção dos dados foi realizada por meio do dispositivo do grupo-pesquisador (característico da abordagem sociopoética, não é uma técnica de pesquisa, mas um quadro dentro do qual diversas técnicas podem ser desenvolvidas, onde o pesquisador usa um “tema orientador” como ponto de partida para chegar àquilo que ele quer Nele, cada participante está ativo em todas as etapas da pesquisa (produção de dados, leituras analíticas e transversais desses dados, socialização...) e pode interferir. Os aspectos éticos foram respeitados, sendo o projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o nº 1.772.228. O tratamento dos dados valeu-se da contra-análise, própria da sociopoética e análise temática de conteúdo.

Resultados

Como resultado sugiram as seguintes categorias de análise advindas das falas e produções artísticas: As tensões emocionais no processo de aprendizagem teórico e prático da formação ( nesta os alunos relataram seus medos e anseios durante os afazeres acadêmicos), a dimensão socioemocional nas relações interpessoais e a necessidade de autoconhecimento emocional para lidar com estas relações (destaca o relacionamento com os colegas professores e equipe de saúde) o apoio emocional docente na realização do estágio curricular (o acolhimento do docente durante os procedimentos técnicos no estágio), a insegurança e o medo dos discentes diante da finalização da formação (sinaliza o medo da autonomia e ''perda da proteção da instituição''), o exercício do autoconhecimento das emoções a partir do simbolismo da árvore (confecção de uma árvore correlacionando seus aspectos emocionais com a mesma) , a árvore de Damásio e a ‘’árvore das emoções’’: reflexão e comparações (autor traz a árvore com aspectos da essência humana, comparando-se a fala dos alunos).

Considerações Finais

Este estudo possibilitou analisar o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes de enfermagem, verificou a inexistência de conteúdos na graduação voltados para a temática e os prejuízos desta condição. É possível dizer que o desenvolvimento das competências socioemocionais não é formalmente mobilizado na formação do enfermeiro. No desenvolvimento da pesquisa observamos que o próprio dispositivo do grupo-pesquisador e a abordagem sociopoética constituíram em estratégia para a valorização da abordagem socioemocional com estudantes de provocando a mobilização das competências socioemocionais entre os participantes, o que mostra que dispositivos simples e que demandam pouco tempo podem ser adotados no curso de graduação para engendrar processos de desenvolvimento de competências socioemocionais. Com base nas discussões implementadas propõe-se mudanças, sugerindo abertura de novos espaços de discussão e de interação do tema no currículo do curso de graduação em enfermagem.


Palavras Chave

Emoções, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem.

Area

Saúde Mental

Instituciones

Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Thainá Oliveira Lima, Cláudia Mara de Melo Tavares