Datos del trabajo


Título

EXCESSO DE CONSULTAS NO SISTEMA UNICO DE SAUDE GARANTE A RESOLUÇAO DOS PROBLEMAS?

Introdução

A partir da descrição da Costituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado.A busca pela igualdade social e acesso universal à saúde são pontos relevantes do Sistema Único de Saúde (SUS),e sua organização através das Redes de Atenção em Saúde(RAS) garante ao usuário e comunidade promoção de saúde por meio de estabelecimentos e serviços de saúde que se comunicam entre si com níveis de complexidade crescente.
As Portas de Entrada do SUS permitem o acesso igualitário e universal às ações de saúde, e o cuidado se finaliza em determinado nível de complexidade hierarquizada, de acordo com a necessidade do usuário. A garantia de um tratamento adequado vem da continuidade do cuidado de saúde que o paciente recebe e a fragmentação da assistência de saúde resulta na falta de continuidade do cuidado. Este portanto é um desafio constante a ser superado dentro dos sistemas de saúde.

Objetivos

1. Identificar os motivos que podem levar um usuário do serviço de saúde a necessitar de atendimento médico ou de enfermagem com muita frequência; 2. Identificar a percepção destes usuários de saúde sob a resolubilidade da atenção básica para a sua necessidade de saúde; 3. Levantar a presença de situações crônicas no grupo amostral e analisar a relação da situação crônica com a frequência de atendimento

Método

Investigação de natureza descritivo-exploratória de abordagem qualitativa, derivado de um estudo maior sobre resolubilidade da atenção que identificou um n de 227 usuários que receberam mais de 50 atendimentos em um ano em consulta de profissionais médicos, enfermeiros ou psicólogos no município de Botucatu no ano de 2014.
Para melhor compreensão dessa problemática em relação ao alto número de atendimentos, selecionaram-se casos de usuários que receberam mais de 50 atendimentos no ano. A partir destes, por randomização foram realizadas entrevistas em visita domiciliar previamente agendada. As entrevistas foram interrompidas quando atingida a saturação em relação aos objetivos, pois os fenômenos apresentavam repetição e desta forma foi constituída uma amostra intencional composta por aproximadamente 12 usuários.
Para realizar as entrevistas utilizou-se um questionário semi-estruturado com questões fechadas e questões abertas, apoiadas em um formulário elaborado para esta pesquisa.
Os resultados das entrevistas foram agrupados em duas etapas: Caracterização da amostra e análise temática dos depoimentos. Na primeira etapa os dados dos entrevistados foram tabulados em planilha Excel®, e realizado estatística descritiva. Os depoimentos foram lidos e deles extraídas as unidades de significado, recortando trechos das falas significativos para responder aos objetivos. Esses trechos foram numerados e analisados de forma qualitativa por meio de análise de conteúdo de Bardin, na vertente temática, que envolveu as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, que envolve a inferência e a interpretação.

Resultados

CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA
A pesquisa foi realizada com 12 pacientes idosos com idade entre 65 e 83 anos (65, 68, 70, 71, 75, 77, 79, 80, 83-3) e uma criança de 8 anos (acompanhada pela responsável que respondeu as perguntas junto à criança), sendo maioria do sexo feminino (66,6% feminino e 33,3% masculino), e aposentados (75% aposentados). A ocupação encontrada para os demais entrevistados foi: 8,3% estudante e 8,3% do lar).
Quanto ao estado civil dos entrevistados (exceto criança),50% eram casados, 16,6% divorciados, 16,6% solteiros e 8,3% viúvos.
A maioria deles costuma utilizar o mesmo serviço de atenção básica (75% usam o Centro de Saúde Escola Vila dos Lavradores, 16,6% usam a Unidade Básica de Saúde Cohab I, e 8,3% utiliza a Unidade Básica de Saúde Jardim Cristina).
Dos entrevistados 50% costuma levar acompanhante, e 50% costuma comparecer só em consultas médicas, de enfermagem ou de psicologia, ou ainda quando se dirigem à Unidade para outro tipo de atendimento.
Os diagnósticos médicos que constam nos prontuários disponíveis foram: Doença de Parkinson, Depressão, Incontinência urinária Funcional, Insuficiência Venosa Periférica, Grande risco de queda, Dislipidemia, Osteopenia, Diabetes Mellitus, Nódulo de tireoide e Obesidade.
Do levantamento realizado, percebe-se que a maioria dos pacientes entrevistados utiliza medicamento para tratamento e controle da pressão arterial e para controle de hormônios tireoidianos. Considerando o histórico/ fatores de risco de saúde 33,3% sofreu AVC, e 25% se consideram obesos (segundo orientação médica que receberam).
O número de vezes que os usuários frequentam a unidade de saúde varia de acordo com o tratamento de saúde que realizam. Os tratamentos variam de controle da pressão arterial, fisioterapia, consultas de rotina com médico(a)/enfermeiro(a), e realização de procedimentos(curativo). Por residirem próximo ao serviço de atenção básica, os entrevistados classificam o acesso ao local fácil (33,3% se desloca caminhando, 33,3% de carro, 8,3% ônibus e 8,3% de táxi) e 16,6% classificaram o acesso ao serviço como difícil (utilizam transporte público e tem dificuldade para andar).
A avaliação sobre a classificação do atendimento no serviço de saúde apontou o atendimento como bom (58,3%), muito bom (16,6%), regular (16,6%) e ruim (8,3%). Todos os entrevistados precisaram de encaminhamento para alguma especialidade conforme a necessidade e o tratamento de saúde que realizavam. São 16,6% que estão na fila de espera aguardando o encaminhamento para a especialidade médica.
O número de encaminhados corresponde a 83,3%. Os já encaminhados relataram que o tempo de espera demorou de 1 mês a 2 anos. Na avaliação em que foi levantado se o problema de saúde foi resolvido, 91,6% responderam que sim, e 8,3% não foi resolvido.

ANÁLISE TEMÁTICA DOS DEPOIMENTOS
Os depoimentos dos entrevistados foram agrupados e analisados em: Tempo de espera para atendimento em especialidades, Falta de vagas, Demora na UBS (Demora no Serviço e Demora em agendamento), Rotatividade/Vínculo do profissional, Avaliação positiva/satisfatória.Esses são os principais achados cuja análise poderá contribuir para melhoria da gestão de demandas do sistema de saúde no município estudado.

Considerações Finais

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Palavras Chave

Enfermagem; Gerência; Saúde Pública; Sistema Único de Saúde; Referência e Consulta.

Area

Saúde Coletiva

Instituciones

Faculdade de Medicina de Botucatu-Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - São Paulo - Brasil

Autores

Mahyara Pereira dos Santos, Carmen Maria Casquel Monti Juliani, Natália Leite Rosa Mori