Datos del trabajo


Título

DISCURSOS SOBRE ALIMENTAÇAO SAUDAVEL EM PERFIS DO INSTAGRAM DE APRESENTADORES DE PROGRAMAS CULINARIOS BRASILEIROS

Introdução

As redes sociais consistem em canais de interação social entre pessoas que compartilham informações e tem se tornando uma ferramenta importante de busca e construção de conhecimentos sobre diversos temas, dentre os quais se insere os relacionados à saúde e alimentação. As novas formas de relação com fenômenos ligados à saúde e alimentação desencadeadas pelas mudanças nas relações sociais progressivamente mediadas por computadores demandam investigações de seus efeitos. Criado em 2010, o Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos com alta interação entre seus usuários e uma das mais usadas no Brasil

Objetivos

Nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo analisar discursos sobre alimentação saudável em perfis de apresentadores de programas culinários brasileiros no Instagram.

Método

O presente trabalho configurou-se em um estudo exploratório de natureza qualitativa. Selecionou-se programas culinários brasileiros, de canais abertos e canais fechados credenciados à Agência Nacional de Cinema do Ministério da Cultura, que tivessem apresentadores com perfis no Instagram. No total foram selecionados 20 perfis, os quais foram analisados no que tange as publicações voltadas para alimentação saudável, número de seguidores, e acompanhamento das rotinas de publicações e escolhas alimentares através de suas postagens. A coleta de dados dos perfis dos analisados foi realizada através da plataforma Quintly® que possibilitou a análise e comparação dos perfis de acordo com onúmero de seguidores, postagens mais comentadas e mais curtidas, hashtags mais utilizadas. Foram consideradas as publicações que continham fotos de refeições (exceto de restaurantes e imagens publicitárias), com discursos sobre alimentação saudável e os comentários, tiveram seus nomes de seus perfis alterados para proteção de sua privacidade, publicados no período de março a setembro de 2017. A análise dos discursos foi realizada a partir das três postagens mais comentadas em cada perfil dos apresentadores, e a categorização dos temas relevantes à pesquisa, permitiu a sistematização e interpretação das informações. Para análise dos dados considerou-se a perspectiva teórica de análise de conteúdo para pontuar os elementos simbólicos desses discursos, pois assim somos munidos de mais ferramentas para interpretá-lo de forma diferenciada, ponderando sobre a sua finalidade e prerrogativa ampliando o campo de compreensão.

Resultados

A percepção da análise dos discursos vinculados pelos perfis avaliados denota a necessidade da compreensão da linguagem e das ideologias discursivas apresentadas. Nas publicações analisadas reforça-se a ideia do prazer que um alimento saudável pode proporcionar, aliando o seu valor nutricional à gastronomia, tomando para si não só a função de informar, mas também de arrebatar o seu seguidor, convidando-o para suas experiências alimentares através do reforço das imagens que é o foco principal do Instagram, com receitas diferenciadas que se destacam em cor, leveza, textura, com criatividade, praticidade e inovações gastronômicas, e relevância nutricional. Afim de finalmente poder alcançar o comer sem culpa, reencontrando o prazer na comida, mas também traduzindo a comida em uma nova linguagem modificando seus aspectos significantes, sociais e estéticos, as receitas tradicionais ganham uma nova roupagem com modificações em suas composições e alterações em seu modo de preparo e cocção, assim brownies, brigadeiros, sorvetes, bolos ganham as versões mais leves e nutritivas. Essa prática promove a obtenção da consciência tranquila da transformação que certos alimentos podem proporcionar, eles são o caminho que levaram a atingir este objetivo, o bem-estar. As escolhas alimentares podem ser determinadas por fatores ligados ao próprio alimento, como sabor, valor nutricional, aparência e higiene, como também por fatores provenientes da situação socioeconômica e cultural de cada indivíduo.Contudo, criar padrões alimentares que se baseiam apenas em restrições alimentares e na promoção de consumo de determinados alimentos sem levar em consideração contextos socioeconômicos, não indica a eficiência na mudança comportamental e nutricional de uma sociedade. A ressignificação do comer, dos alimentos e da comida como uma nova disciplina alimentar tomando forma na busca por hábitos alimentares mais saudáveis, de modo que nos informar bem sobre o que comemos está se tornando vital para fazermos melhores escolhas. Não há nas postagens crucificação de determinados alimentos para que se construa uma noção de hábitos saudáveis, mas há sugestões de medicalização da alimentação e algumas preparações que podem ser específicas para celíacos, diabéticos ou para intolerâncias alimentares e alergias. Apresentou-se nos perfis uma reestruturação das relações alimentares que perpassa por caminhos tortuosos e utópicos em determinados pontos dos discursos, onde o alimento saudável atua como uma passagem para esse mundo puro e de existências elevadas, de forma que se desmembra a comida, o alimento, o comer, e o nutrir-se na complexidade de suas inter-relações, ressignificando cada um desses aspectos. O poder da informação sobre o que comemos nos permite que, ao escolher um determinado alimento, saibamos que podemos ter um melhor aproveitamento de seus benefícios e nos permite associá-lo à diversas opções ou substituições.

Considerações Finais

Deste modo, observa-se que o aplicativo Instagram é um instrumento de socialização que dispõe a informação de forma dinâmica e aumentada permitindo que a sua visibilidade seja um dos pilares na construção do conhecimento alimentar e nutricional da sociedade contemporânea e sua importância se consolida proporcionalmente através da interatividade que disponibiliza.Ao observar as diferentes publicações de cada perfil, é notório que cada apresentador demonstra total domínio de seu conhecimento técnico, científico nas diversas áreas da culinária, gastronomia e nutrição e que em suas postagens, na maioria das vezes, os seus seguidores estão dispostos à compreender o conteúdo e o objetivo delas e isso propicia uma maior interação entre eles. Entende-se, porém, que estudos sobre a influência exercida por redes sociais é um campo extenso e ainda pouco explorado, principalmente na área de alimentação e nutrição, ampliando a abordagem dos estudos acadêmicos em nutrição aplicados à aspectos da contemporaneidade.

Palavras Chave

Alimentação Saudável. Redes Sociais. Instagram.

Area

Alimentação e Nutrição

Autores

Vanda Lima Maltez do Espírito Santo, Juliede de Andrade Alves , Jasilaine Andrade Passos , Ligia da Silva Amparo-Santos