Datos del trabajo


Título

IMPLEMENTAÇAO DA REDE DE ATENÇAO A SAUDE DO CEARA E SUA RELAÇAO COM A FORÇA DE TRABALHO MEDICA

Introdução

O estado do Ceará, nos últimos cinco anos, ampliou as Redes de Atenção à Saúde - RAS, a fim de fortalecer a regionalização da saúde, desenhando e articulando as redes temáticas e estruturando a RAS com a ampliação da oferta de serviços de saúde de forma regionalizada, principalmente por meio da execução do Programa de Expansão e Melhoria da Atenção Especializada - PROEXMAES, em andamento desde o ano de 2009.
Diante disso, é importante o desenvolvimento de estudos direcionados a acompanhar esse processo e os desafios para a oferta adequada de serviços e ações de saúde demandadas pela população.

Objetivos

Compreender a percepção de gestores acerca da implementação da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde no estado do Ceará e suas relações com a força de trabalho médica.

Método

Este trabalho é um recorte da dissertação de mestrado apresentada ao programa de pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de um estudo do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizado no estado do Ceará. A coleta dos dados foi realizada no período de agosto de 2015 a maio de 2016, contemplando, como campo de investigação, o Sistema Estadual de Saúde Estado do Ceará. Teve como fonte de dados qualitativas, entrevistas abertas com 13 informantes-chaves, profissionais de saúde que atuam como gestores da saúde e educação. Todas as entrevistas foram gravadas e tiveram duração média de 45 minutos a uma hora. Foram conduzidas pela pesquisadora, após orientação e autorização do informante, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. O processo de análise se deu com a transcrição das gravações, e, posteriormente, organização e interpretação das informações contidas nas narrativas, tendo como categoria analítica: A implementação das RAS no Ceará, regulação do acesso à saúde e a força de trabalho médica. Posteriormente, com base no referencial teórico construído e na categoria analítica que fundamentam o estudo, foi realizado um diálogo entre os planos empírico qualitativo e teórico. Com relação ao aspecto ético, este estudo atendeu à resolução nº 466, e possui número de parecer 137.055, aprovado pelo Comitê de Ética da UFC.

Resultados

Quanto à implementação das RAS no estado, esse processo mostra-se fragilizado, apresentando fragmentação na gestão e na atenção à saúde. Podemos observar que, em parte, isso se deve à grande autonomia dos pontos de atenção à saúde, o que tem ocasionado a descontinuidade dos fluxos previstos no desenho em rede.
A regulação do acesso apresenta-se como um dos pontos críticos do sistema de saúde do Ceará, evidenciado pelas grandes filas de esperar e superlotação nos grandes hospitais de referência do estado, que, em parte, se deve a inoperância da integração da rede assistencial e sua fragilidade da comunicação entre os diversos pontos e níveis de atenção, e também de outros fatores como a pouca oferta de serviços disponibilizada para as centrais de regulação, representando uma autonomia diante do que é pra ser ofertado e regulado pelas centrais de regulação. O que se tem observado que essa autonomia dos serviços, faz com que estes, de forma incoerente, atuem como regulador do acesso, sem passar a oferta real dos serviços para serem reguladas pela central de regulação do estado.
É importante considerar que essa autonomia tem gerado, também, uma disputa de poderes de gestores e de profissionais da saúde quanto à regulação. Com isso, a regulação passa a ser orientada por interesses individuais ou de corporações, mediada por relações de clientelismos, interferindo na equidade em saúde e no funcionamento do SUS no estado.
Outro ponto a ser considerado é que apesar do investimento em criar novos serviços de saúde, o estado enfrenta problemas para colocá-los em funcionamento pleno, diante da falta de profissionais, em especial de médicos especialistas, para compor as equipes em tempo integral, o que sugere uma desarticulação entre a oferta de serviços e a disponibilidade de profissionais de saúde, resultando em subutilização dos equipamentos de saúde e assim representando barreira à ampliação do acesso.
Apontamos ainda como problemáticas a falta de protocolos e a necessidades de melhorias na qualificação dos profissionais e nos encaminhamentos. É importante que os encaminhamentos contenham todas as informações do problema de saúde do usuário, exposto de forma clara e segura para melhor direcionar a prioridade do atendimento, este deve respeitar o fluxograma e os critérios técnicos estabelecidos. Para que isso aconteça é necessário a criação de protocolos de regulação e práticas profissionais orientadas para as demandas do SUS, que acabam, muitas vezes, não sendo contempladas na formação em saúde. Podendo indicar fragilidades na aprendizagem em ensino-serviço. Além disso, pontuamos como outras necessidades: a ampliação da capacidade instalada e de outros suportes, como transporte sanitário, equipamentos e outros insumos.

Considerações Finais

Com isso, reconhecemos que, para garantir o direito universal à saúde, é importante garantir uma rede de serviços regionalizada, com a presença de profissionais médicos, e isso requer do estado o desenvolvimento permanente de políticas eficazes que assegurem a integração e o funcionamento das RAS, bem como o provimento, a formação e a fixação de médicos para garantir a oferta de ações e serviços de saúde segundo as necessidades de saúde da população.

Palavras Chave

Gestão em saúde, serviços de saúde, pessoal de saúde

Area

Gestão de Serviços de Saúde

Autores

ANA LUISA ALMEIDA MELO, RICARDO JOSE SOARES PONTES, IVANA CRISTINA HOLANDA CUNHA BARRETO