Datos del trabajo


Título

VIVENCIA DOS CUIDADOS POS-PARTO DE MAES COM FILHOS PORTADORES DE MICROCEFALIA

Introdução

O puerpério é uma fase do ciclo-gravídico-puerperal evidenciado por transformações profundas nos aspectos psíquicos, biológicos e sociais.1 Nessa perspectiva os cuidados da equipe de saúde são apontados como uma ferramenta capaz de acolher a puérpera fornecendo atenção integral e humanizada 2. Um fator imprescindível na manutenção do cuidado para a mãe e o filho são os aspectos psíquicos, principalmente diante de criança com alguma má-formação congênita, quando o sofrimento dos pais se comparou ao luto vivenciado na morte. Por isso, vivenciar um puerpério na qual o recém-nascido é portador de microcefalia pode contribuir para desencadear alterações psicopatológicas graves, como depressão pós-parto 3

Objetivos

Portanto, o objetivo desse estudo foi conhecer a vivência sobre o pós-parto de mães de crianças com microcefalia.

Método

Para a compreensão da vivência do puerpério dessas mulheres, escolheu-se descrever o seu vivido através do seu modo ser puérpera nessa situação. Desta forma, voltou-se para a abordagem qualitativa, pois essa contemplar a aproximação das questões vividas no pós-parto, na medida em que abarca os fenômenos, as manifestações, as ocorrências, os fatos, os eventos, as ideias, os sentimentos e os assuntos que moldam as vivências humanas 4. As entrevistas foram realizadas no segundo semestre de 2017 no Hospital Universitário Oswaldo Cruz em Recife-PE, participaram 11 mães de crianças com microcefalia contaminadas pelo Zica vírus, para compreender o vivido das puérperas foi utilizado uma aproximação ao pensamento filosófico de Martin Heidgger como referencial teórico.

Resultados

A análise compreensiva heiddeggeriana mostrou que a vivência de ser puérpera com um filho com microcefalia é um movimento existencial, que foi apreendido a partir das falas das mulheres, na qual emergiram duas unidades de estudo, a experiência vivida da facticidade de ter um filho com Microcefalia e o modo de ser cuidada no pós-parto.

Considerações Finais

O pós-parto é uma fase marcadas por transformações profundas na vida da mulher, nesse cenário o nascimento da criança com microcefalia foi capaz de fomentar sentimentos de medo, incertezas e insegurança e o esquecimento do autocuidado, assim como o descuido do profissional de saúde com essa mãe. O estudo contribui para dá visibilidade a importância do puerpério não só para o cuidado do recém-nascido, mas para mulher ser melhor cuidada e ouvida nas suas necessidades, principalmente quando se tem uma criança, nesse caso, com hidrocefalia. É relevante os profissionais de saúde e autoridades refletirem sobre os cuidados de saúde para as puérperas, que sejam de qualidade, que a humanização das práticas de saúde e o conhecimento técnico caminhem juntos para oferecer um cuidado que satisfaça as carências das mulheres e seus filhos de maneira integral.
Referencias: 1. Rezeende J, Montenegro CAB. Obstetrícia Fundamental. 18° nd. Ed. Guanabara Koogan. Brasil (RJ); 2016; 2. Corrêa MSM, Feliciano KVO, Pedrosa EN, Souza AI. Acolhimento no cuidado à saúde da mulher no puerpério. Postpartum follow-up of women’s health. Atención en el cuidado a la salud de la mujer durante el puerperio. Cad. Saúde Pública. 2017;33(3):1-12. doi:10.1590/0102-311X00136215; 3. Fagundez F, Giaretta DG. Aspectos Psicológicos do Puéperio: Uma Revisão. Portal dos psicólogos. 2015;1(1):1-8; 4. Ribeiro J, Souza DN, Costa AC. Investigação qualitativa na área da saúde: por quê? Ciênc. & Saúde Coletiva. 2016; 21 (8): 2357-64. DOI: 10.1590/1413-.

Palavras Chave

Periodo pós-parto, cuidado, mulher, microcefalia

Area

Saúde da Mulher

Instituciones

Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

Maria Suely Medeiros Correa, Jaqueline Alves Silva, Jeniffer Bezerra Guimarães Barreto, Ligia Passos Nascimento, Fatima Maria Silva Abrão , Maria Aparecida Beserra