Datos del trabajo


Título

O REFERENCIAL METODOLÓGICO DE PAULO FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE

Introdução

Paulo Reglus Neves Freire, brasileiro, educador com atuação e reconhecimento internacional, iniciou sua caminhada no interior do Nordeste do país, onde desenvolveu uma proposta para a alfabetização de adultos, denominado “Método Paulo Freire”. É uma opção metodológica que tem o compromisso com a transformação política da realidade, no qual pesquisador e pesquisando realizam reflexões e discussões a partir de situações sociais e coletivamente procuram desvelar e identificar as possibilidades de intervenções. Este referencial metodológico tem como ferramenta o diálogo, em que as pessoas participam ativamente da troca de saberes e de experiências, pautado nas necessidades e no contexto onde vivem. O método é realizado por meio do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação participante. Este ocorre no interior dos Círculos de Cultura, em três momentos dialéticos e interdependentes: Investigação dos Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. O Círculo de Cultura é representado por um espaço dinâmico de aprendizagem e troca de conhecimentos. No Brasil, o referencial de Paulo Freire solidifica-se na área educacional, entretanto, a prática de pesquisa em saúde apresenta-se em expansão, embora lenta. O Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (LAPEPS), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), iniciou suas atividades em 1994 e, desde então, utiliza este referencial teórico metodológico em seus estudos. Este grupo interdisciplinar, possui como tradição a realização de investigações de abordagem qualitativa, estando dentre suas linhas de estudos, os processos educativos em saúde, com caráter participativo, o que justifica a utilização do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. Por meio desta metodologia, podem ser caracterizados os conflitos, as contradições, as diversidades ou positividades que representem uma situação existencial de saúde de uma determinada realidade e que são vivenciadas por homens e mulheres. A concepção dialógica de Freire amplia as fronteiras de atuação dos profissionais em uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial com maior resolubilidade das ações de saúde e melhores impactos dos indicadores da população assistida.

Objetivos

Refletir acerca do referencial metodológico de Paulo Freire e suas contribuições para a área da saúde.

Desenvolvimento

Paulo Freire, ao propor o Itinerário de Pesquisa, operacionalizando-o por meio dos Círculos de Cultura, não pensou na sua aplicabilidade na área da saúde como um método de pesquisa e/ou como um método orientador do processo de trabalho. Todavia, as experiências do Grupo de Pesquisa LAPEPS, ao longo dos anos, têm ratificado que essa metodologia contribui para os estudos e o trabalho em saúde, à medida que agrega um potencial pedagógico transformador e conscientizador aos participantes, sejam docentes, discentes, pesquisadores, profissionais da saúde ou usuários. Possibilita espaços de encontro entre as pessoas, rompendo com as barreiras hierárquicas implicadas na lógica biomédica, democratizando o saber em saúde, valorizando os cotidianos, as culturas e as formas de pensar e viver das famílias, grupos e coletividades. Além disso, esse Itinerário de Pesquisa viabiliza a participação ativa dos homens e mulheres, sendo construído e ressignificado ao longo de toda a trajetória de pesquisa, em um constante movimento de ação-reflexão-ação. Atualmente, este Itinerário de Pesquisa tem sido utilizado em pesquisas na área da saúde e na prática por profissionais preocupados em transformar a realidade dos usuários e dos locais onde atuam, seja na rede pública ou privada, bem como por docentes, na formação profissional, visto que representam/significam um caminho para promover o cuidado crítico e criativo. Na pesquisa de saúde de cunho participativo ocorre o envolvimento dos participantes e do pesquisador, que estão interessadas em um determinado tema comum. Neste processo de pesquisa, ampliam-se a relevância e o impacto de mudança na sociedade. Os participantes mediatizados pelo diálogo e a reflexão, podem trabalhar melhor e criar formas de lidar com questões para promover a saúde e os seus cuidados. Este envolvimento durante a pesquisa possibilita a mobilização do conhecimento e tem potencial de transformação de determinada realidade, gerando impacto social. Entretanto, a aplicação do itinerário de pesquisa de Paulo Freire ainda envolve desafios nestes campos de atuação, como: a produção de um diálogo libertador a partir de uma educação que promove a reflexão, pois repete-se um diálogo autoritário que Freire chama de educação bancária; o clareamento dos princípios que constituem o referencial metodológico; a realização de uma investigação não diretiva; a possibilidade de participação dos envolvidos com disponibilidade de tempo; e a adaptação da linguagem do método idealizado para alfabetização dos adultos. Tais dificuldades vão além da necessidade da compreensão das concepções freireanas, exigindo uma mudança de paradigma - positivista - cuja superação favorecerá o desenvolvimento de uma nova visão do indivíduo e, consequentemente, uma prática realmente mais humana, afetiva e efetiva. Percebe-se, também, que as metodologias participativas de cunho reflexivo e libertador estão em ascensão no âmbito da formação acadêmica, relacionando-se com o desenvolvimento de competências e habilidades. No entanto, esta tendência ainda é tímida e, em alguns casos, não está alinhada com os objetivos da formação como um todo, além de ainda ser pouco compreendida pelos docentes e discentes no cotidiano formativo.

Considerações Finais

Evidencia-se a relevância em se utilizar a pesquisa ação-participante na saúde, apoiada ao itinerário de pesquisa freireano, pois possibilita a articulação entre os interesses acadêmicos e a intervenção na população estudada. Rompe as barreiras entre a academia e a sociedade, levando em consideração a reflexão dos participantes, em que o objetivo final da sua aplicação seja a transformação da realidade dos sujeitos. Ressalta-se que, na pesquisa participante, o pesquisador também é o pesquisado, e deve fazer parte de todo o processo de ação-reflexão-ação. Recomenda-se que sejam realizadas mais pesquisas ação-participantes na área da saúde, pois estas contribuem para o autoconhecimento e a reflexão dos envolvidos no sistema de saúde, proporcionando mudanças significativas ao mesmo, que está em constante aprimoramento e, sobretudo, na forma como as pessoas o utilizam. Reitera-se a importância de mais estudos que divulguem a viabilidade deste Itinerário de Pesquisa como percurso metodológico nos diversos campos do saber, pois a falta de compreensão quanto aos passos, apresenta-se como um limitante para a expansão da utilização deste método.

Palavras Chave

Metodologia; Pesquisa qualitativa; Saúde; Enfermagem; Autonomia

Area

Educação popular e saúde

Autores

Pamela Camila Fernandes Rumor, Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann, Indiara Sartori Dalmolin, Camilla Costa Cypriano Schmitz, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa, Michelle Kuntz Durand, Adriana Bitencourt Magagnin