Datos del trabajo


Título

COMO VAI SUA VOZ? DIALOGO COM IDOSOS EM AÇAO DE PROMOÇAO DA SAUDE

Introdução

A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, tornando-a assim um conceito positivo, que envolve meios sociais e pessoais, como também as capacidades físicas. Promovê-la envolve um processo de capacitação de indivíduos e comunidade para atuarem na melhoria da qualidade de vida frente a participação nos processos de saúde. A atenção à saúde do idosos envolve uma gama de profissionais dentre eles os da saúde, como o fonoaudiólogo. Este por sua vez, desenvolve ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e atenção às alterações decorrentes do processo de envelhecimento. Dentre estas alterações, podem-se encontrar aquelas relacionadas à comunicação como mudanças na voz, dificuldade na audição, dentre outras alterações nas diversas áreas de atuação fonoaudiológica, os quais podem comprometer a qualidade de vida da população idosa e sua autonomia social. A voz por sua vez, tem um papel fundamental na comunicação, para a expressividade, integração e possibilitando assim um maior empoderamento do indivíduo na comunidade. Neste contexto, é por meio da voz se transmite mensagens usando a linguagem falada, sendo peculiar ao sujeito e variando de acordo com o sexo, a idade e o estado emocional do falante.

Objetivos

Compreender, por meio da percepção dos idosos cantores, os aspectos que permeiam a saúde da voz.

Método

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação-participante com a utilização do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire. O Itinerário consiste em três momentos dialéticos: investigação temática, codificação e decodificação, e desvelamento crítico realizados por meio de Círculos de Cultura. As concepções da promoção da saúde, juntamente com saúde da voz contribuíram como referencial teórico para o desvelamento crítico dos temas nos Círculos de Cultura. Estas etapas foram desenvolvidas em quatro Círculos de Cultura, com duração média de 70 minutos. Na etapa da Investigação Temática, ocorreu o levantamento de temas geradores a partir da realidade dos participantes. A partir disto, os temas geradores, por meio do diálogo, foram codificados e descodificados nos Círculos de Cultura, e no terceiro e quarto foram então desvelados, permitindo aos participantes uma compreensão da promoção da saúde da voz. O desvelamento crítico, possibilita o processo de ação-reflexão-ação dos participantes para que em conjunto busquem a transformação da realidade. Participaram dos encontros um total de seis idosos cantores. O projeto encontra-se aprovado Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Santa Catarina, de acordo com o parecer 1.556.433.

Resultados

Os participantes, cinco do sexo feminino e um do sexo masculino, contemplavam a faixa etária entre 60 a 70 anos de idade, sendo que três possuíam ensino superior completo, outros dois ensino médio completo e um ensino superior incompleto. Os diálogos realizados com os participantes revelaram três temáticas de interesse dos idosos sendo a temática Expressão e sentimento, seguida da temática Potencialidades e dificuldades na utilização da voz, e por fim, Cuidados com a voz. Os Círculos de Cultura proporcionaram que os participantes, dentre eles idosos e mediadores, trouxessem expressões de ideias e práticas que realizavam quanto ao cuidado da voz, além de propiciar momentos de pertencimento que o grupo proporcionava, especialmente nas questões emocionais. Por meio de uma dinâmica de recorte de figuras e colagem em flip chart os participantes identificavam ações, expressões que podem ajudá-los a promover a sua saúde vocal. Estas situações eram debatidas entre eles a partir dos temas geradores levantados, codificados e decodificados nos Círculos Cultura realizados previamente. O empoderamento pode ser verificado quando o diálogo sobre suas crenças referente ao cuidado da voz foram dirimidas durante as reflexões suscitadas nos Círculos de Cultura, fornecendo subsídios para uma maior autonomia na vida pessoal. É diante esse contexto que a temática sobre os cuidados com voz é salientada, uma vez que ela carrega consigo características da personalidade de cada indivíduo, sendo um fator muito importante na comunicação, integração social e na qualidade de vida. Dessa forma, foi possível compreender a necessidade do diálogo e participação ativa na comunidade, envolvendo indivíduos que compartilhem dos mesmos interesses e necessidades, trazendo consigo a construção de um sentido pessoal e coletivo para as ações de promoção de saúde.

Considerações Finais

Ao longo do desenrolar do presente estudo pode-se verificar que o objetivo de compreender a percepção dos idosos refere à promoção da saúde vocal foi alcançado, uma vez que os participantes expressaram seus sentimentos e incertezas frente à temática abordada, com o diálogo permeando desde os aspectos fisiológicos aos emocionais e cotidianos. A dialogicidade entre os participantes possibilitou a compreensão do papel da voz permeando aspectos relacionados à fisiologia, funcionalidade e emoção na percepção dos participantes. Além disso, pode-se apreender que os idosos não compreendem a voz somente como a produção de som, mas como uma forma de expressar os sentimentos e a possibilidade de ter maior autonomia na vida pessoal com repercussão na qualidade de vida.

Palavras Chave

Voz; Promoção da saúde; Educação em saúde; Fonoaudiologia.

Area

Promoção da saúde

Autores

Camila Nicoladelli Cardozo, Aline Megumi Arakawa-Belaunde, Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann, Claudia Cossentino Bruck Marçal