Datos del trabajo


Título

PROMOÇAO DA SAUDE DA VOZ :UM OLHAR SALUTOGENICO

Introdução

Introdução: Ao longo dos anos o elevado número de estudos ressalta os agravos à saúde docente, com um crescimento do adoecimento no trabalho. Em sua prática cotidiana, o professor tem uma demanda vocal importante e sua capacidade de comunicação são fundamentais para uma liderança efetiva em sala de aula. A maioria dos estudos nacionais e internacionais que investigam a voz do professor destacam um elevado índice de alterações vocais e as causas dessas alterações são múltiplas e inter-dependentes. Entretanto, poucas ações relativas a legislação e políticas específicas, que privilegiem a promoção da saúde do professor, são desenvolvidas1. Como um conceito ampliado de saúde, a teoria salutogênica enfatiza o processo de desenvolver as competências individuais e coletivas desvelando quais recursos os indivíduos são capazes de mobilizar no processo de enfrentamento das adversidades e que, simultaneamente, favorecem o alcance de resultados favoráveis para promover a saúde2,3. A salutogênese (saluto = saúde; gênese = origem) é o estudo das origens da saúde, em contraposição ao modelo patogênico voltado para o estudo das causas das doenças. Esta teoria busca explicar que os fatores que promovem a saúde são distintos daqueles que modificam o risco para doenças específicas2. A salutogênese parte do princípio de que o organismo humano se encontra em um estado dinâmico de desequilíbrio heterostático, diferentemente do modelo patogênico que se baseia na homeostase e no equilíbrio como condições essenciais para a manutenção e o restabelecimento da saúde. Os organismos vivos têm o poder de construir percepções e sistemas complexos de conhecimento coerentes e ordenados independentemente do caos que os impacta constantemente2.

Objetivos

Compreender as práticas salutogênicas para promover a saúde da voz dos professores da educação básica, de escolas públicas.

Método

Trata-se de estudo qualitativo exploratório descritivo realizado no período de setembro a outubro de 2017, com 30 professores das séries iniciais de escolas da rede estadual de ensino, no município de Florianópolis/SC. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de entrevista semiestruturada, analisados pela proposta operativa de análise temática, discutidos à luz da literatura sobre a teoria salutogênica e a promoção da saúde. Emergiram duas categorias das falas dos professores: percepção da voz e práticas salutogênicas para promover a saúde da voz.

Resultados

Os professores participantes deste estudo apresentaram alto senso de coerência e, identificam e enfrentam as dificuldades do ambiente escolar significando de forma positiva e buscam recursos generalizados de resistência para a saúde de sua voz. Destacam a importância da sua voz para sua profissão e relatam como principais dificuldades os baixos salários e as condições desfavoráveis da organização e do ambiente de trabalho. Ressaltam que os recursos salutogênicos positivos estão relacionados a ter uma voz clara, com intensidade adequada, qualidade de sono, a ingestão de água, recursos prosódicos e hábitos saudáveis à saúde. Reafirmam, ainda como recursos salutogênicos internos impulsionadores para a formulação positiva de sua voz, os de ordem interna psicológica como o pensamento positivo, autoestima, espiritualidade e amor em tudo o que fazem, além destes, relatam fatores externos como o trabalho, família e amigos. Como dificuldades, apontam a desvalorização profissional, carga horária elevada e as condições desfavoráveis da organização e do ambiente de trabalho e a baixa remuneração. Todos reconhecem a importância de cuidar de sua voz, porém percebem que forçam a sua voz por falar alto e muitas vezes precisam gritar para ter atenção dos alunos. A maioria refere que não conseguem inserir os cuidados com a voz no seu dia-a-dia na escola.

Considerações Finais

salienta a relevância da promoção da saúde da voz do professor e conclui que os professores identificam e mobilizam recursos salutogênicos para promover a saúde de sua voz no ambiente escolar. Com isto, espera-se a reformulação das práticas para promover a saúde da voz do professor que visem à qualidade de vida no seu trabalho. Contudo, percebe-se que a maioria dos professores apesar de estarem mais sensibilizados para promover a saúde da sua voz, ampliando as práticas realizadas por meio de um olhar integral, ainda atuam muitas vezes na prevenção de doenças. Diante o exposto, acredita-se que este trabalho representa um novo olhar na produção do conhecimento sobre a voz do professor envolvendo as práticas de promoção da saúde na escola.

Referências
1 Cortez Pedro Afonso, Souza Marcus Vinícius Rodrigues de, Amaral Laura Oliveira, Silva Luiz Carlos Avelino da. A saúde docente no trabalho: apontamentos a partir da literatura recente. Cad. saúde colet. [Internet]. 2017 Mar; 25( 1 ): 113-122. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2017000100113&lng=en. Epub Mar 30, 2017.

2 Antonovsky, Antônio. The salutogenic model as a theory to guide health promotion. Health Promot. Int. v. 11, n. 1, p. 11-8, 1996.

3.Maass, Ruca, Bengt Lindström, and Monica Lillefjell. “Neighborhood-Resources for the Development of a Strong SOC and the Importance of Understanding Why and How Resources Work: A Grounded Theory Approach.” BMC Public Health 17 (2017): 704. PMC. Web. 30 May 2018.

Palavras Chave

Docentes. Voz. Promoção da Saúde. Condições de trabalho. Qualidade de vida. Fonoaudiologia.

Area

Promoção da saúde

Autores

Cláudia Cossentino Bruck Marçal, Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann, Janaina Medeiros Souza