Datos del trabajo


Título

ANALISE DE DISCURSO CRITICA: EXEMPLO DE UTILIZAÇAO EM ESTUDO DE CASO QUALITATIVO

Introdução

A pesquisa qualitativa é uma abordagem metodológica que tem sido cada vez mais utilizada pelas ciências da saúde, pois busca as singularidades e os significados dos fenômenos, assim como os aspectos que os tornam específicos (qualidade)(1). Dentre as estratégias de pesquisa qualitativa, o método “Estudo de Caso” tem como objetivo analisar uma unidade social buscando responder “como” e “por que” os fenômenos ocorrem. O Estudo de Caso torna-se uma estratégia adequada quando se pretende estudar fenômenos que tratam de questões inseridas no contexto de vida real e diária, contemplando pesquisas que buscam compreender fenômenos complexos. O pesquisador deve recorrer a uma variedade de dados os quais são coletados em diversas situações, buscando representar distintos pontos de vista numa situação social. Deste modo, a análise das evidências de um estudo de caso é considerada um dos aspectos menos desenvolvidos e mais complicados de se realizar(2). Dentre os referenciais de tratamento dos dados na pesquisa qualitativa, destaca-se a Análise de Discurso Crítica (ADC) na perspectiva de Fairclough(3).

Objetivos

Elucidar a utilização da Análise de Discurso Crítica em um Estudo de Caso de natureza qualitativa.

Desenvolvimento

O caso “a atuação do enfermeiro na atenção domiciliar de alta complexidade” foi analisado na pesquisa de doutorado “Aprendizagem reflexiva de enfermeiras na atenção domiciliar: caminhos para uma práxis criadora”. O material empírico da pesquisa foi produzido por meio de 266 horas e 30 minutos de observação participante periférica, registrada em 277 páginas de texto de diário de campo, e de 8 horas e 58 minutos de tempo de gravação de entrevistas transcritas na íntegra em 169 páginas de texto. Foi utilizada a ADC para apreender a prática social dos indivíduos pela linguagem utilizada nos discursos, considerando a realidade vivida e condicionados à historicidade(3). Por representar o local de sua produção, é possível, por meio da ADC, compreender o contexto social do objeto estudado e os aspectos que possam complementá-lo, assim como as ideologias utilizadas pelos grupos de domínio e as estratégias discursivas utilizadas para a manutenção das mesmas(3). Adotou-se o modelo tridimensional de análise de discurso(3) — texto, prática social e prática social. As categorias de análise textual são formas e significados textuais conjugados a formas singulares de representar, “de (inter)agir e de identificar(-se) em práticas sociais situadas”. Por meio delas, é possível “analisar textos buscando mapear conexões entre o discursivo e o não discursivo, tendo em vista seus efeitos sociais”(3:161). Apresenta-se, a seguir, uma exemplificação de cada elemento discursivo que emergiu durante a análise, ao demonstrar o seu conceito e um exemplo de excerto do discurso. A categoria discursiva “afirmação avaliativa” indica a apresentação de um juízo de valor, por meio de afirmações acerca do que é considerado desejável ou indesejável, relevante ou irrelevante (“é difícil de resolver”; “Se deu certo deu, beleza, se não deu eu pego e mudo”). O comprometimento com a "verdade" revela-se na “modalidade epistêmica interrogativa” (“será que eu fiz certo?”; “Será que não tem mais nada que eu possa fazer?”). A categoria “afirmação com modalidade deôntica” refere-se ao comprometimento com a obrigatoriedade/necessidade (“você tem que saber”; “você tem que ajustar a fala”). O uso de expressões evasivas como tentativa de controle sobre a formulação do discurso representa a categoria “metadiscurso” (“muita coisa a gente não consegue:: cumprir. Não é que assim, não consegue”). A “ironia” possui uma natureza intertextual, uma vez que um enunciado irônico ecoa o enunciado de um outro ("Dizer uma coisa e significar outra"; “tudo lindo e maravilhoso”; “toda técnica estéril bonitinha”). Quando diferentes discursos surgem articulados no texto nota-se o aspecto “interdiscursividade” (“não que a gente realiza o procedimento errado no domicílio, [...] tem portarias do Ministério da Saúde que embasam a gente na nossa prática no domicílio mesmo [...] Mas, nem todo domicílio vai ter uma luz perfeita” - Discurso normativo / Discurso prático; “você vai conseguir continuar com a sua técnica, seja ela estéril, seja ela só limpa” - Discurso literário). A “pressuposição” é a categoria discursiva que apresenta proposições tomadas pelo produtor do texto como verdades já estabelecidas ou dadas (“porque na área hospitalar você tem tudo”; “a única diferença é que em casa você não tem o recurso que você tem no hospital”). A representação de práticas sociais construídas a partir de determinados pontos de vista e que representam atores, eventos envolvidos nas práticas de diferentes maneiras indica a presença da “representação de eventos/atores sociais” (“A teoria é bem teoria mesmo”; “então eu costumo dizer que na atenção domiciliar quem toca a campainha e pede licença para entrar somos nós, e não num ambiente fechado”). A “temporalidade” revela as séries de tipos de texto nas quais ou das quais é transformada (“você vai aprendendo é com o tempo mesmo”; “o que você vai mudando é:: amadurecendo, é questão de prática, de técnica, ganhando experiência”). A combinação da voz de quem pronuncia um enunciado com outras vozes que lhe são articuladas indica a “intertextualidade” (“Ah:: ((YYY)) faz assim que eu tentei e deu certo. Faz assim que eu tentei e deu certo”; “faz isso isso isso e isso, entendeu?"). A análise e a apresentação do corpus de análise progrediram da interpretação à descrição e voltaram à interpretação, em um processo contínuo, refletindo o que acontece na prática discursiva e social.

Considerações Finais

A ADC é um referencial de análise complexo, sendo necessário compreender que a análise de texto, prática discursiva e prática social não acontece de modo linear, mas de forma sobreposta. Destaca-se o potencial de sua utilização, ao permitir o olhar do pesquisador para os (con)textos que o cerca, e ao garantir uma dimensão mais crítica à pesquisa, permitindo maior compreensão dos níveis micro e macrossocial.
Referências:
1. Minayo MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v. 5, n. 7, p. 01-12, abril. 2017.
2. Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. 290 p.
3. Fairclough N. Discurso e mudança social. Brasília: UNB, 2008.
4. Ramalho V, Resende V. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa.

Palavras Chave


Pesquisa, Relatos de Casos, Métodos, Métodos de Análise.

Area

Outros

Autores

Angélica Mônica Andrade, Kênia Lara Silva