Datos del trabajo


Título

O PHOTOVOICE COMO METODO DE RECOLHA DE DADOS EM GROUNDED THEORY

Introdução

Em investigação qualitativa os métodos visuais para recolha de dados são cada vez mais utilizados. O Phothovoice é um método cada vez mais utilizado na pesquisa qualitativa por aumentar a possibilidade de captar as perceções e experiências dos participantes que consiste na recolha e análise de fotografias capturadas pelos próprios participantes.

Objetivos

Apresentar um exemplo da utilização do Photovoice como método de recolha de dados num estudo de Grounded Theory; captar através do Photovoice as perceções e experiências das participantes sobre o processo de maternidade que estão a viver; divulgar a utilização do método de recolha de dados Photovoice.

Método

O conceito do Photovoice é abordado tendo em conta os fundamentos teóricos subjacentes e a aplicabilidade do método. A título de exemplo será apresentado a sua utilização como método de recolha de dados num estudo que visou alargar a compreensão da transição para a maternidade após os 35 anos. Neste estudo, para aceder à experiência de maternidade das participantes, recolhemos fotografias e realizámos entrevistas semiestruturadas. Foram introduzidas algumas alterações e adaptações à técnica do Photovoice descrita pelos seus concetores, devidas à especificidade do estudo e das participantes. Inicialmente as participantes foram informadas do tema e objetivo do estudo e da utilização do Photovoice. Solicitou-se-lhes que escolhessem momentos que considerassem ter contribuído de alguma forma para a sua adaptação à maternidade, os fotografassem e os descrevessem oralmente ou por escrito. Não foram impostas qualquer tipo de limitações quanto ao número ou material a ser fotografado, apenas foi sugerido que fotografassem preferencialmente objetos ou lugares relacionados com o motivo que as levou a tirar essa fotografia, em vez de rostos, de modo a preservar a identidade e manter o anonimato das participantes. Não foi necessário distribuir máquinas fotográficas ou instruir as participantes sobre o seu uso, porque todas possuíam telefones portáteis com câmaras acopladas que sabiam manejar. Numa segunda fase, foram realizadas entrevistas em profundidade em que foram discutidos, analisados e validados com o investigador as fotos capturadas e os temas identificados. A esta fase denominada photoelicitation, foi utilizada a técnica SHOWeD modificada, colocando questões específicas às participantes acerca das fotografias por elas capturadas, para as descreverem e analisarem criticamente, de forma a dar resposta aos nossos objetivos.
A análise dos dados foi efetuada segundo a metodologia construcionista da Grounded Theory preconizada por Kathy Charmaz. Para a seleção das participantes, na amostragem inicial definimos critérios de inclusão, sendo posteriormente utilizada a amostragem teórica. Na análise dos dados foi utilizado o método das comparações constantes na codificação inicial, focalizada e teórica.

Resultados

A análise das fotos capturadas pelas participantes e elicitação das mesmas durante as entrevistas, contribuiu para a identificação das categorias do estudo, nomeadamente: “Consciencializando o desejo de ser mãe”, “Escolhendo o momento certo”, “Confrontando-se com o lado obscuro”, “Cuidando de si” e “Ser outra”.

Considerações Finais

O Photovoice revelou-se um importante método de recolha de dados por permitir aceder à perspetiva das participantes e melhor compreender o significado que o fenómeno da maternidade tem para estas mães com mais de 35 anos. A utilização do Photovoice em simultâneo com a Grounded Theory, revelou trazer benefícios recíprocos.

Palavras Chave

Photovoice; Maternidade Tardia; Grounded Theory

Area

Saúde da Mulher

Autores

Maria Anabela Ferreira dos Santos, Maria dos Anjos Pereira Lopes, Maria Antónia Rebelo Botelho