Datos del trabajo


Título

ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS GERADAS EM UM PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL

Introdução

O Mestrado Profissional em Enfermagem tem como objetivo à formação de enfermeiros altamente qualificados e inseridos no mundo de trabalho, para a produção de conhecimento científico-tecnológico e inovação, gerando produtos e processos que possam ser aplicados na prática profissional, com o intuito de transformá-la. Também pretende melhorar o cuidado, a gestão, a educação e a própria pesquisa, dimensões do fazer da profissão. Espera-se não apenas a produção, mas também a implementação, difusão e o consumo de pesquisas e tecnologias geradas nos programas, contribuindo para o melhor desempenho dos serviços, qualificando a assistência e/ou o ensino. Nesta direção, foi aprovado pela CAPES em 2009, o Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Mestrado Profissional, inicialmente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). A proposta atual visa formar enfermeiras(os) que atuam em instituições de saúde nos diferentes níveis de complexidade da rede pública ou privada. No entanto, percebe-se uma lacuna na exploração do que os enfermeiros estão produzindo e em que perspectivas estão situadas os produtos de conclusão de curso dessa modalidade de ensino. Neste sentido, a produção científica gerada (nestes oito anos de existência) pelos egressos deste programa já pode ser avaliada em termos de sua qualidade e influencia na prática profissional dos envolvidos.

Objetivos

Analisar os resultados dos trabalhos de conclusão de curso do mestrado profissional em Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Método

Trata-se de pesquisa do tipo documental, retrospectiva e com abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de abril a maio de 2018, no repositório da biblioteca universitária da UFSC e no site do Programa utilizando o recorte temporal de 2010 a 2017. Como critério de inclusão consta: ter a publicação completa e disponível em meio eletrônico e/ou na biblioteca da universidade. Ressalta-se que até maio de 2018 foram concluídos 96 trabalhos no programa, sendo que destes 83 trabalhos de conclusão respondiam aos critérios de inclusão. Todas os trabalhos foram lidos e os seguintes dados foram extraídos e organizados em instrumento produzido para registro: título da dissertação, linha de pesquisa, objetivo do estudo, aspectos metodológicos, local em que o estudo foi desenvolvido, participantes, resultados e produto final/inovação tecnológica.

Resultados

O programa contempla três linhas de pesquisa e foram encontrados 21 trabalhos correspondentes a linha de pesquisa (LP) Tecnologia em Saúde e Enfermagem, 24 trabalhos na LP Gestão e gerência em saúde e enfermagem; e 34 trabalhos na LP O cuidado e o processo de viver, ser saudável, adoecer e morrer. Três trabalhos não especificaram a linha de pesquisa. Vale ressaltar que este agrupamento se deu pela indicação dos autores, porém na leitura dos estudos, percebe-se que algumas linhas não coincidem com o produto resultante. Quanto aos temas desenvolvidos, dividimos os trabalhos em cinco macro temas. São eles: processo de trabalho, gestão do cuidado, Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE, educação em saúde, cuidados de enfermagem. Em processo de trabalho constam quatro estudos relativos a saúde do trabalhador, segurança do paciente e comissão de ética; com relação a gestão foram incluidos oito estudo relativos a dimensionamento e avaliação de desempenho da equipe, gestão do cuidado e de unidades especificas; com relação a SAE e a educação em saúde foram agrupados nove estudos em cada um dos temas. O tema cuidados de enfermagem teve a preferência dos mestrandos com 36 estudos. Em termos dos métodos de escolha, a maioria optou pela Pesquisa Convergente Assistencial, com 30 estudos, o que é coerente com a própria ideia da aderência do mestrado profissional a pratica assistencial. Também houve prioridade pelos estudos qualitativos com 23 trabalhos. O método quantitativo foi utilizado em nove estudos. Os demais 19 utilizaram métodos mistos, revisão integrativa ou sistemática e pesquisa metodológica. Dentre os locais nos quais as pesquisas foram realizadas, o hospital lidera com 70 estudos e os demais em maternidades, domicilios e município. Chama a atenção que a maioria dos estudos, ou seja, 54 foram realizados com a equipe de enfermagem e apenas 10 com usuários e familias. Os demais foram com profissionais da equipe multidisciplinar, não envolveram seres humanos e foram realizados em prontuários ou outros documentos. Com relação aos resultados dos trabalhos percebe-se que há uma preocupação dos mestrandos em melhorar o cuidado, a gestão, a educação e a própria pesquisa, nas várias dimensões do fazer da profissão, considerando a ênfase nos produtos como cartilhas, protocolos, manuais, diretrizes, guias representados em 59 trabalhos. Também se evidencia a preocupação em mudar a realidade por meio de práticas e intervenções assistenciais, educação em saúde e educação permanente, assim como, a SAE e o Procedimento Operacional Padrão - POP em 23 estudos. Estas produções tem o intuito de beneficiar a instituição de origem desse mestrando, os profissionais de saúde e os usuários, quer na perspectiva assistencial, educativa e/ ou gerencial.

Considerações Finais

Ao realizar a análise da produção de conhecimento a partir dos trabalhos defendidos no programa é possível perceber a preocupação e o comprometimento dos mestrandos com os campos da prática onde atuam. Os resultados dos oito anos de implementação do Programa vem produzindo indicativos de boas práticas como manuais, guias, protocolos, aplicativos e software bem como voltados à sistematização da assistência. Espera-se que a produção gerada nas investigações concluídas no Programa possa modificar a realidade de atuação dos enfermeiros, entretanto, no material analisado não foi possível avaliar este impacto.

Palavras Chave

Enfermagem, Formação, educação superior, pesquisa, pós-graduação.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Instituciones

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Isabel Cristina Alves Maliska , Itayra PADILHA, Roberta Costa, Silvana Alves Benedet, Francine Lima Gelbcke, Jane Cristina Anders