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Título

MÉTODOS E TÉCNICAS EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA: UM PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PESQUISADORES ANCORADOS NA PEDAGOGIA DA EXPERIÊNCIA

Introdução

Estudos recentes apontam vários desafios para se ampliar o uso da abordagem qualitativa na produção do conhecimento no campo da saúde, entre eles a pouca formação de pesquisadores qualitativos na graduação e a modalidade do ensino de métodos qualitativos que ainda permanece de forma tradicional, sendo necessário repensá-los. Considerando a escassez da literatura sobre ensino de metodologia qualitativa, em uma perspectiva de metodologias ativas e participativas que ultrapassem os manuais normativos e listagem de diferenciação entre as abordagens qualitativa e quantitativa, se faz necessário, conforme os estudos, alertar os modelos formadores e o papel docente para esta questão. Tal constatação nos faz indagar na prática docente: Como propiciar aos pesquisadores em formação, momentos de diálogo, vivência e reflexão de métodos e técnicas em investigação qualitativa? Como o processo formativo de profissionais e pesquisadores podem ser ancorados na pedagogia da experiência?

Objetivos

Descrever as possibilidades de práticas de ensino vivenciadas na disciplina de métodos e técnicas em pesquisa qualitativa em diferentes momentos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, considerando o (re)significado do saber da experiência docente.

Desenvolvimento

A disciplina possibilita aos pesquisadores em formação, momentos de diálogo, vivência e reflexão de métodos e técnicas em investigação qualitativa, ancorados na pedagogia da experiência, considerando que a experiência não é o que acontece, mas o que nos acontece; a aprendizagem experiencial é um meio poderoso de elaboração do saber-fazer e dos conhecimentos, o seu domínio pode tornar-se um suporte eficaz de transformação. Porém, o que faz uma experiência formadora é uma aprendizagem que articula saberes, ideias, fatos por meio da reflexão. Por isto, a experiência, é para cada um singular e de alguma maneira impossível de ser repetida, a menos que esta experiência seja de algum modo, revivida e tornada própria, por meio da narrativa. A narrativa tem se constituindo um método de pesquisa qualitativa muito difundido nas Ciências Sociais. Ela vai além de uma descrição, inclui sentimento, sentido para o que está sendo narrado para si para os outros. Após um primeiro diálogo sobre a proposta da disciplina, visando apresentá-la e reconhecer o saber inicial dos mestrandos e doutorandos, depreendeu-se que um número significativo nunca estudou e nem utilizou a pesquisa qualitativa. Em seguida priorizamos a experiência dos pesquisadores qualitativos egressos do programa convidando-os a narrarem o que fizeram e como fizeram nas suas pesquisas. Estes momentos são ricos, possibilitam aos narradores descobrir novos caminhos e significados ao voltarem às experiências. Os alunos são estimulados a realizar entrevistas individualmente e em pequenos grupos, organizarem os dados, analisá-los para compartilhar os resultados em plenária, espaço privilegiado para os questionamentos sobre o vivido e o que significou para cada pesquisador em formação. O foco não se concentra apenas na questão metodológica, mas no que ocorre, na interpretação. A técnica do grupo focal é desenvolvida em sala de aula não somente para ampliar o conhecimento prático, mas, essencialmente, para interrogar o vivido articulando teoria e prática, superando as aulas meramente expositivas. A forma que escolhemos para trabalhar as técnicas de pesquisa, permite criar possibilidades para os pesquisadores qualitativos experimentarem, considerando que informação não é experiência, porque a experiência exige que o pesquisador esteja por inteiro na ação, mobilize o sentir, o agir e o refletir. Uma atividade que exemplifica isto foi a atividade realizada no semestre 2018-1 em que para iniciar a disciplina os mestrandos foram a um museu de arte, e além de vivenciarem a técnica de observação e exercitarem o olhar, escreveram um texto sentido, desta forma, o museu foi escrito de múltiplas formas, de várias expressões de ideias, pensamentos, e de descoberta. Cada observador reapresentou-se, apresentando sua leitura de mundo ao ser desafiado a relacionar museu, obra de arte, pesquisa qualitativa, observação. Assim a dimensão social e transformadora da leitura poderá ser resgatada, evidenciando os vários olhares, as várias leituras, deixando claro que não existe uma única forma de ver, interpretar. A leitura dos textos favoreceu, também, uma reflexão em relação a descrições, que fazem surgir o não dito, resultado da relação de um olho que observa e a mão de um sujeito procurante, conhecente e pensante, que escreve. Assim os encontros semanais se transformam em possível espaço de ensinar e aprender, fazendo docentes e discentes sujeitos do processo.

Considerações Finais

O processo formativo vivido no papel docente e discente pesquisador em formação, na disciplina de Métodos e Técnicas em Pesquisa Qualitativa representam a possibilidade de abrir horizontes e reavaliar nossa própria prática de pesquisadoras. Além de consolidar conhecimentos e repensar as práticas pedagógicas tem nos incentivado a ampliar o espaço de sala de aula, para além dos seus limites físicos tornando válida, a participação dos mestrandos e doutorandos em outros espaços sociais para o exercício do olhar atento, da observação, do diálogo, da escuta. A reflexão do vivido nesta disciplina tem nos feito re-significar ao que somos na docência e ao que fazemos como pesquisadores qualitativos.

Palavras Chave

PROCESSO FORMATIVO; DOCENTES PESQUISADORES; NARRATIVA; PEDAGOGIA DA EXPERIÊNCIA

Area

Saúde Coletiva

Instituciones

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ(UECE) - Ceará - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Ceará - Brasil

Autores

MARIA SOCORRO SOUSA, MÁRCIA MARIA TAVARES MACHADO, MARIA MARLENE MARQUES ÁVILA , VERA LUCIA MENDES DE PAULA PESSOA, TÂNIA MARIA SOUSA FRANÇA