Datos del trabajo


Título

OS CURSOS DE GRADUAÇAO EM ENFERMAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS ADOTADOS NO ENSINO DA GERAÇÃO DIGITAL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Introdução

Atualmente os recursos tecnológicos vêm sendo aplicados com maior frequência enquanto ferramentas que contribuem no processo de ensino-aprendizagem para a nova geração de universitários, pois se sabe que a conectividade e a linguagem digital são partes integrantes da educação contemporânea¹.Os estudantes de hoje fazem parte de uma nova geração denominada por alguns pesquisadores de “nativos digitais”, que trazem para a sala de aula necessidades de aprendizagem diferentes das gerações anteriores. Estudos afirmam que os jovens da atualidade aprendem mais facilmente quando o ensino se relaciona com a tecnologia e respondem positivamente ao desenvolvimento de atividades em grupo, baseadas em experiências, problemas e aprendizado interativo². A tecnologia está presente não só na realidade da educação, mas também no trabalho e nas relações sociais. Portanto, torna-se fundamental que as universidades desenvolvam práticas de aprendizagem que despertem o interesse e atendam às necessidades desta nova geração discente³.

Objetivos

Este estudo teve como objetivo identificar quais recursos tecnológicos vem sendo adotados para o ensino da geração digital em cursos de Graduação de Enfermagem.

Método

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que seguiu as seguintes etapas: seleção da pergunta de pesquisa; busca na literatura; caracterização dos estudos; análise dos achados; interpretação dos resultados e síntese da revisão. A busca por artigos foi realizada via Portal da CAPES nas bases de dados Education Resources Information Center (ERIC®); Cumulative Index to Nursing andAllied Health Literature (CINAHL®); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS®); Medical Literature AnalysisandRetrieval System Online (MEDLINE®),Scopus®, Web of Science® e Google Acadêmico®, publicados no período de 2013 a 2017. A coleta dos dados ocorreu no período de agosto a dezembro de 2017. Os critérios de inclusão compreenderam artigos que contemplassem os termos de busca disponíveis nas bases de dados supracitadas, nos idiomas inglês, espanhol e português, que envolvessem participantes acadêmicos de graduação de enfermagem e que estivessem disponíveis na forma de texto completo. As estratégias de busca combinaram os seguintes termos: enfermagem, recursos tecnológicos, educação, nativo digital, geração digital, nursing, technological resources, education, teaching, digital generation, digital native generation, generation Z, digital learning, digital literacy, educación e enfermería. Todos os estudos identificados pelas estratégias de busca foram inicialmente avaliados por meio da análise dos títulos e resumos. Nos casos em que os títulos e os resumos não se mostraram suficientes para definir a seleção inicial, procedeu-se à leitura na íntegra da publicação. Superada essa fase foram aplicados os critérios de exclusão, a saber: trabalhos duplicados, editoriais, cartas, prévia de estudos em desenvolvimento e estudos cujos métodos não estivessem bem descritos. Os artigos foram lidos na íntegra e organizados em uma planilha contendo as seguintes informações: título do artigo, ano de publicação e recortes textuais que abordassem recursos tecnológicos. Procedeu-se a análise do conteúdo que compreendeu a pré-análise, em que os dados foram analisados e descritos, a exploração do material, cujos dados descritos foram codificados e organizados em categorias representativas, e o tratamento e a interpretação, em que foram feitas inferências sobre os dados com aproximação à literatura pertinente.

Resultados

A primeira pesquisa com os termos de busca recuperou 6.380 artigos com os filtros: ano, idioma e texto completo. No total foram excluídos 6.341 artigos, assim distribuídos: 230 excluídos por repetição, 149 por incluírem alunos de graduação de outros cursos diferentes da enfermagem, 42 por não apresentarem textos completos, 57 por entrevistarem professores e alunos no mesmo estudo, 41 estudos que estavam em andamento (portanto, sem conclusões), 5.819 por não aderência ao tema e 03 por não descreverem o método de forma completa. Por fim, a amostra contemplou 39 artigos. Dos 39 artigos selecionados: 14 (35.9%) estão no idioma inglês e 25 (64.1%) no idioma português. Com relação ao ano de publicação: 2015 foi o ano prevalente, compreendendo uma amostra de 11 (27,5%) artigos. Em relação a origem dos estudos verificou-se que 25 (64.1%) foram desenvolvidos no Brasil, o que demonstra um número expressivo de publicações e reflete o cenário nacional de interesse pela temática. Entre os recursos tecnológicos mais citados para o ensino da geração digital em cursos de graduação de Enfermagem observa-se o uso dos Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagens (AVEAs), dos Simuladores de Realidade Virtual (VRS), dos fóruns de discussão online, dos vídeos, da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), do Ensino a Distância (EAD), dos softwares educacionais, dos Hipertextos, dos Jogos Virtuais 3D, de Áudios e Imagens, dos espaços Wikis, das redes sociais, da aprendizagem combinada e dos Podcasts para apoiar o ensino desta nova geração. As principais vantagens no uso dos recursos tecnológicos são a interatividade e a segurança em ambientes simulados que permitem a repetição das técnicas e proporcionam feedback imediato. A flexibilização no uso dos recursos permite que os estudantes desenvolvam as suas atividades em qualquer local ou horário, respeitando o ritmo individual e a autonomia na aprendizagem. Entre as limitações encontradas a falta de empenho do aluno e as dificuldades com o gerenciamento do tempo extraescolar foram citadas por desencadearem resistência e maus resultados na aprendizagem. Além disso, a pouca fluência digital de docentes e a falta de estrutura para acesso a computadores e ou à internet tanto na universidade como na casa dos estudantes, também foram citadas como fatores limitantes no uso de recursos digitais.

Considerações Finais

A partir dos estudos analisados pode-se afirmar que os recursos tecnológicos vêm sendo cada vez mais adotados no ensino da geração digital em cursos de Graduação em Enfermagem. Esperamos que esta pesquisa desperte uma reflexão na comunidade acadêmica, sobre a aplicação de práticas educacionais mais atrativas aos estudantes da geração digital, e que permitam aos discentes serem membros ativos do seu próprio processo de ensino e aprendizagem, respeitando seus saberes e suas preferências.Nesta revisão integrativa foram encontrados poucos estudos que abordassem as limitações encontradas no uso de recursos tecnológicos para o ensino desta nova geração. Novas pesquisas podem ser realizadas buscando elucidar com maior profundidade as repercussões no processo ensino aprendizagem e se existem desvantagens no uso dos recursos tecnológicos para o ensino da geração digital em cursos de Graduação de Enfermagem.

Palavras Chave

Recursos tecnológicos; Educação em Enfermagem; Geração digital.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Instituciones

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - Santa Catarina - Brasil

Autores

THYARA BECKER ARALDI, Vânia Marli Schubert Backes , Monica Motta Lino