Datos del trabajo


Título

PATRIMONIO HISTORICO E A PRATICA DO ENSINO DE HISTORIA DA ENFERMAGEM: REGISTRO AUDIOVISUAL

Introdução

As metodologias de ensino estão sempre necessitando de adaptações para acompanhar o desenvolvimento social. A História da Enfermagem é parte dos conteúdos ministrados em cursos de nível superior e médio de enfermagem. Entretanto, é preciso considerar que seu ensino requer habilidades para tornar o tema interessante para estudantes da área da saúde. Ao fazer 90 anos de existência em 2013 e considerando sua importância histórica, a Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) iniciou a atividade de visita guiada ao seu prédio histórico para apresentar seus monumentos à comunidade acadêmica e científica. A partir de então, o projeto de criação do museu da Escola foi retomado, sendo o mesmo inaugurado em maio de 2017 dentro da agenda de comemorações da Semana Brasileira de Enfermagem.

Objetivos

Apresentar o desenvolvimento do projeto de visita guiada implantado pelo Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (Nuphebras) na Escola de Enfermagem Anna Nery e registrar a repercussão deste projeto para o ensino de História da Enfermagem nas instituições de ensino de enfermagem

Desenvolvimento

Ao iniciar as visitas guiadas ao patrimônio da EEAN/UFRJ, o objetivo era a divulgação dos monumentos presentes no seu Pavilhão de Aulas, incluindo o seu Centro de Documentação, que serve de laboratório de pesquisa em história da enfermagem. Após divulgação das visitas guiadas em página do Facebook a demanda pela atividade cresceu, de modo que a instituição retomou o projeto de criação de um museu, idealizado pela Associação de Ex-alunas da EEAN, em 1974. A partir de então, esforços foram envidados pelo Nuphebras para encontrar peças, além das já expostas no prédio, uma vez que uma lista com o acervo do museu fora encontrada no Centro de Documentação. A busca foi realizada em um galpão localizado nos fundos do prédio da Escola e no Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (HESFA). Após seleção e remoção das peças encontradas, iniciou-se o trabalho de limpeza, higienização, inventário e restauração do que estava em condições imediatas de ser colocado em exposição. A entrega de um espaço pela Direção da Escola e uma parceria com o Museu Nacional fez o projeto se tornar realidade. Inaugurado em 22 de maio de 2017, o Museu da EEAN passou a integrar o conjunto de museus da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Projeto de Extensão “Caminhando pela História da Saúde: trajetória e memória da EEAN” integrou o Museu à visita guiada que já incluía o Pavilhão de Aulas da Escola prédio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1986 e Centro de Documentação da EEAN/UFRJ, local de guarda e preservação de documentos escritos, fotográficos e orais que estão organizados para consulta pública desde 1993, acrescentando ainda uma palestra acerca da implantação da Enfermagem Moderna no Brasil além de uma exposição fotográfica a atividade. A divulgação se deu por e-mail enviado aos Cursos de Graduação em Enfermagem que já faziam a visita anteriormente e por mídias sociais. Em quatro meses de implantação do projeto, foram realizadas visitas para mais de 500 visitantes, dentre professores e estudantes de curso Técnico, Graduação, Mestrado, Doutorado e Especialização em Enfermagem. O ensino de história da enfermagem por meio de visita guiada despertou interesse dos docentes e estudantes de várias regiões do Brasil, de maneira que as solicitações para realização desta atividade de ensino vem se ampliando a cada dia. Atendendo a necessidade de registro para preservação da memória de sua criação, elaborou-se um vídeo a partir do programa moviemaker que apresenta os passos iniciais da visita guiada, o processo de organização do museu até o desenvolvimento do projeto de extensão como se dá hoje. Na sequência, elementos que reúnem fotografias, filmes, áudio, palavras e música mostram cronologicamente, em cinco fases, os fatos narrados neste estudo. Cabe ressaltar que o atendimento dos objetivos foi possível pela prática tanto dos visitantes como dos integrantes do projeto de registrar os momentos das atividades nos diferentes tempos em que se deram. As imagens foram todas doadas ao Centro de Documentação da EEAN e as políticas de privacidade das músicas utilizadas foram respeitadas.

Considerações Finais

O patrimônio histórico como lócus para o ensino de História da Enfermagem contribui positivamente para a construção da identidade profissional, uma vez que produz efeitos de simbolização e eternização da memória da enfermagem e da saúde. Garante ainda o contato dos estudantes com fontes históricas que permitem não somente aprender a história, mas compreender, através dos sentidos (visão, audição, tato), o processo de transformação, desenvolvimento e evolução da enfermagem na sociedade. Diante disso, as atividades de visita guiada estão sendo incorporadas ao planejamento de disciplinas, cujos professores ministram História da Enfermagem como é o caso dos Cursos de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé e da própria EEAN.

Palavras Chave

Enfermagem. Ensino de Enfermagem. Museu. História da Enfermagem. Educação em Enfermagem.

Area

Outros

Autores

Maria Angélica de Almeida Peres, Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense, Rosa Maria Souza Braga, Anamaria de Souza Fagundes, Tânia Cristina Franco Santos, Antonio José de Almeida Filho