Datos del trabajo


Título

GESTAO DE DADOS E INDICADORES DE SAUDE

Introdução

Na gestão da saúde púbica no Brasil, o que não faltam são dados e indicadores para analise de situação, para as ações de planejamento e ações de monitoramento. No entanto, essas informações estão desagregadas em caixas organizacionais conforme a atuação do setor responsável pelos dados e com isso gerando diversas fichas de qualificação de indicadores e dados divergentes sobre um mesmo indicador divulgados em painéis, mídias e outros, dificultando desta forma ações e analises que geram confiabilidade aos gestores e a população usuária do SUS. Para solucionar tal situação, buscou sistematizar em único ambiente os metadados referente as diversas fontes de fichas de qualificação de indicadores em uso pelos gestores de Saúde, por meio de um modulo de gestão de dados e indicadores, utilizando tecnologia de informação de fácil acesso e entendimento voltado aos gestores de saúde. Desta forma contribuir de forma efetiva para um gestão de dados e indicadores utilizados nas ações de planejamento, monitoramento e avaliação em saúde.

Objetivos

Sistematizar em único ambiente virtual, os metadados e dados dos indicadores em uso no âmbito da gestão da saúde pública no Brasil no âmbito Federal.E com isso sensibilizar os gestores do uso do mesmo para um gestão de indicadores em um único ambiente comum a todos os usuários.

Desenvolvimento

O modulo foi construído a partir de reuniões com técnicos especialistas das áreas de planejamento, monitoramento e avaliação do SUS no âmbito Federal. Os campos da ficha de qualificação dos indicadores no modulo foram baseados nos campos das fichas da RIPSA, do planejamento do Plano Plurianual, da área técnica da Vigilância em Saúde e Casa Civil do Governo Federal em uso na Saúde. O módulo consta de seis compartimentos, Dados gerais com 19 campos distribuídos em informações, parâmetro de análise, periodicidades, configuração do indicador; Ficha de qualificação com 7 campos; Responsabilidades- Técnica e Gerencial contendo os contatos responsáveis pelos indicadores;Indicadores relacionados, onde é sinalizado quais os indicadores estão interconectados entre si, ou se podem ser apresentados em um único painel de forma conjunta; Categoria de analise, onde se especifica se o indicador é analisado por faixa etária, sexo, territórios específicos e Configuração que especifica se o tipo de extração do dado visando orientar a equipe de Tecnologia da informação para a carga e busca dos dados no respectivo sistema de origem da informação que irá compor o indicador. O modulo foi desenvolvido de modo que permita a busca rápida por Tags ou marcadores, contendo uma tela inicial com a serie histórica dos indicadores e dados cadastrados, bem como a ficha resumida do indicador para usuários não cadastrados. Aos usuários cadastrado é disponibilizado o acesso ao ambiente de inclusão dos dados e para novos marcadores, categorias de analise, responsáveis técnicos e gerenciais conforme as regras de negócios para a construção e uso do indicador. Os dados de carga do indicador são armazenados em um único repositório e disponibilizado por meio de API para a construção de painéis e ou liberação de informação para a mídia e demais solicitantes. Atualmente tem registrado 374 indicadores e ou dados distribuídos em 11 marcadores de identificação do indicador.

Considerações Finais

O uso do modulo tem possibilitado a visualização dos indicadores em uso, bem como as divergências nas fichas de qualificações em especial, objetivo e método de calculo dos indicadores, o que irá refletir futuramente em uma melhor qualificação dos metadados. Fortalecendo as ações de gestão, planejamento e monitoramento no Âmbito da saúde. Um dos resultados esperados é uma maior sensibilização das áreas responsáveis pelo monitoramento e avaliação no uso, uma vez que a rotatividade de técnicos e gestores no setor público é alta. O que requer divulgação e treinamento rotineiro ao uso do módulo para que seja agregado em suas atividades cotidianas.

Palavras Chave

Metadados, Indicadores de saúde, gestão, analise de situação

Area

Informação e Tecnologias da Informação em Saúde

Autores

Eucilene Alves Santana, José Roberto Vasconcellos Vasconcellos, Rafael Freitas de Moraes