Datos del trabajo


Título

O ESTILO DE VIDA DE PROFESSORES UNIVERSITARIOS DO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO: REPERCUSSOES PARA SAUDE INTEGRAL

Introdução

Os investimentos na educação superior no Brasil nos últimos anos fizeram com que o número de docentes aumentasse consideravelmente nas instituições de ensino superior, especialmente, considerando o plano de interiorização das universidades públicas federais que promoveu a expansão destas universidades com vistas a garantir um maior acesso. Concomitantemente a isto, continuamente instaurou-se uma dinâmica na própria universidade, passando a demandar uma considerável intensificação do trabalho docente, com exigências de metas, excelência produtiva, envolvimento em questões institucionais, da comunidade e, inevitavelmente, aumento da competitividade. Como consequência destes fatores, ressonante às condições de trabalho, observa-se um crescimento considerável no número de agravos relacionados a saúde dos professores. Estes agravos a saúde incluem distúrbios psicológicos, distúrbios ergonômicos, dentre muitos outros, pertinentes ao trabalho em si, além das doenças crônicas associadas principalmente ao estilo de vida.Dentre os distúrbios psicológicos podemos citar o estresse, a depressão, o esgotamento mental e a Síndrome de Burnout; e entre os problemas ergonômicos, os sintomas osteomusculares e os distúrbios vocais. Em relação as doenças crônicas associadas ao estilo de vida, indubitavelmente, as mesmas têm se tornado prevalentes principalmente pela alta demanda de produção, controle de atividades limitado, carga horária elevada, além de algumas exigências extras, incluindo o trabalho no domicílio, que impedem hábitos de vida saudáveis. Não obstante a tudo isto, cabe a reflexão que vivemos a modernidade líquida, ou seja, relações fluídas e interessadas em ganhos, tornando os espaços de trabalho hostis e individualistas. Corroborando com a discussão, o termo estilo de vida pode ser definido como um conjunto de ações cotidianas que refletem as atitudes e os valores das pessoas contribuindo positivamente ou negativamente para sua saúde. Sendo assim, pode-se dizer que está intimamente relacionado à qualidade de vida docente, visto que um repercute no outro. O sedentarismo, o consumo de álcool, o tabagismo, a alimentação inadequada, o sedentarismo, dentre outros, são exemplos de ações e escolhas cotidianas que podem aumentar o risco de morte e de agravo à saúde. Neste sentido, alguns estudos apontam que os principais riscos a saúde do professor são decorrentes do estilo de vida imposto pela sua profissão, o que reforça a relevância desta temática.

Objetivos

Este trabalho tem por objetivo compreender o estilo de vida de professores em um Campus Universitário Federal. Este resultante da política de interiorização.

Método

O estudo debruça-se e pauta-se na abordagem qualitativa, orientado pelo Interacionismo Simbólico como o referencial teórico e pela Teoria Fundamentada nos Dados como o referencial metodológico. A coleta de dados será realizada incorporando múltiplos instrumentos, a saber: a entrevista orientada por um roteiro semiestruturado em profundidade, o questionário para a caracterização de estilo de vida e a observação sistemática participante. Os sujeitos do estudo serão selecionados na lógica apontada pelo método, ou seja, a partir de amostragem teórica. O primeiro grupo amostral será composto por professores novatos, evoluindo o ciclo da amostra, gradativamente, até os professores pioneiros na referida Instituição. Não haverá limitação por campo disciplinar de atuação, ou seja, poderão participar os professores vinculados a qualquer curso de graduação da instituição. A análise se dará à luz das codificações previstas no método. Serão respeitadas as diretrizes nacionais para a pesquisa envolvendo seres humanos, incluindo, a aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados

Espera-se com os achados fazer a discussão aprofundada no que tange a modos de vida, escolhas diárias e hábitos. Isto, articulando as situações vivenciadas e desafiantes do mundo do trabalho contemporâneo. Uma vez considerando o design da pesquisa, tem-se que essas articulações serão apresentadas sob a forma de Teoria Substantiva, ou seja, que possa gerar conceitos e derivações explicativas no sentido de retroalimentar o processo do trabalho do professor, em prol da discussão e da transformação que envolve os aspectos cabíveis a saúde integral, o cuidado de si e a repercussão para qualquer forma de ação/ aproximação com o outro. Destaque para o fato de, invariavelmente, os construtos teóricos nascerem dos dados. Nesta acepção, partindo da indução gerada com os achados, pretende-se abrangência de impactos para o campo prático, de fato e de direito, que possa melhorar a vida das pessoas em seu contexto de trabalho e para além dele.

Considerações Finais

Espera-se com este estudo identificar as condições intervenientes, as ações e estratégias interacionais, bem como as consequências que se relacionam ao estilo de vida dos professores. De tal modo, fornecer subsídios para teorizações e aplicações em prol da transformação social, da interação humana, do encontro intercessor, da tolerância considerando as intersubjetividades, dentre outros, que visem motivar a adoção de hábitos de vida saudáveis e benéficos, sem padronizações, mesmo a despeito das questões opressoras. Além disso, trata-se de um estudo perceptível como área de lacuna no campo epistêmico da educação e da saúde, uma vez que será construído junto aos nexos possíveis relacionados aos símbolos e as significações, podendo motivar e fornecer subsídios para a realização de tantos outros estudos.

Palavras Chave

Estilo de Vida; Saúde; Qualidade de Vida, Cuidado

Area

Promoção da saúde

Instituciones

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Glaucia Cristina Andrade Vieira, Glaucia Valente Valadares